quinta-feira, setembro 27, 2012

Tenho nojo deste país!

Cortes nos tratamentos do cancro e da sida? O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida defende que o Ministério da Saúde deve limitar o acesso a medicamentos mais caros para o tratamento do cancro e da sida. Manuel Oliveira da Silva, vulgo Hitler que acredita na limpeza étnico-sanitária da população, que preside ao órgão consultivo, afirma que isto"não só é legítimo como, mais do que isso, desejável". Não se fica por aqui, esta cabeça pensante que me enoja. "Vivemos numa sociedade em que, independentemente das restrições orçamentais, não é possível, em termos de cuidados de saúde, todos terem acesso a tudo", acrescenta, crente de que tal - essas doenças de gente pobre, menos informada e classe baixa - nunca lhe irá acontecer. É neste exacto momento que desce em mim o taxista da minha amiga, para fazer aquilo que durante anos de catequese e instrução religiosa me ensinaram que não se faz: para lhe desejar todos os cancros do mundo e mais alguns. A ele apenas, que a minha maldade não chega para os que lhe são próximos mas não têm culpa de o ser. Fala ele em desperdício e ineficiência. Por mim, começava a limpar em cérebros como o dele.

7 comentários:

ocondutor disse...

Isto ultrapassa os limites da decência, da sem-vergonhice, da insanidade mental e da defesa do indefensável de tudo o que legitima a existência deste regime que nos governa. É mais um tristíssimo exemplo do que querem fazer com os cuidados de saúde neste país, privatizar tudo e encher os bolsos aos do costume. Cada vez mais se percebe que não passam de joguetes estes tipos.

Unknown disse...

Não há palavras.

Unknown disse...

Não poderia estar mais de acordo. É triste, nós portugueses, chegarmos a ter nojo como dizes no titulo ou vergonha do nosso próprio pais. É ridiculo vermos estes cortes em sectores que são os mais importantes. Não se vê mesmo melhoras neste país!

Estou a seguir-te. Segue-me também http://danger-of-high-heels-09.blogspot.com. Continua com o bom trabalho :)
Kiss

Vanita disse...

Obrigada Danger.Of.High.Heels. Vou lá espreitar :)

shark disse...

Nojo do país? Emigra, caso não consigas discernir a diferença entre uma Pátria e as pessoas que em dado momento da História a constituem.
Desculpa o tom, mas caiu-me mal o título do teu post.
E não me pareces apreciadora de paninhos quentes.

Vanita disse...

Não sou, shark. Pelo contrário. O título foi escrito a quente e emigrar não faz parte dos meus planos, embora continue a lamentar notícias como estas.

shark disse...

Consigo entender isso da escrita a quente e concordo que o país que nos serve não é este capaz de expor as pessoas a estas traições (chamando os bois pelos nomes, é disso que se trata).