Pessoas que a 16 de Janeiro já leram seis ou sete livros, assimilam alguma coisa? Conseguem apreciar a escrita, as nuances da história e o enredo ou estão a participar numa corrida contra o tempo? Não estou a falar de quem lê livros com escritas mais simples e adaptadas ao registo do nosso dia-a-dia, mas daqueles que a 16 de Janeiro já leram duas ou três das grandes obras de literatura mundial. Expliquem-me se conseguem mesmo, em menos de quinze dias, apreciar o Great Gatsby, O Monte dos Vendavais e o Dom Casmurro. Tudo de seguida, sem tempo para respirar. Eu não consigo.
9 comentários:
Pessoas galdérias e bígamas. Eu só consigo ter um romance de cada vez :)
se estiverem desempregados parece-me aceitável. 3 livros ainda dá :P um por semana. seis ou sete, falando de bons livros, hum...só se estamos a falar de pessoas que não têm necessidade de dormir muito, e que terão quem lhes trate da vidinha prática (sim, porque ó amiga o que não faltam são coisas desinteressantes que roubam horinhas de leitura). em alguns casos desconfio, ler páginas rapidamente não é mesma coisa que ler conteúdos, e um livro, para mim, não se reduz à sua historieta, da mesma forma que falar de livros não é vomitar a sua sinopse. (pois, a greve matinal pôs-me azeda :P)
Cada vez mais se tenta ler muito, muitos livros, muitas páginas. Não compreendo. Adoro ler e leio quase todos os dias um bocadinho mas nunca conseguiria ler assim tanto.
Mas até pode ser possível. Ontem estava a falar com a minha mãe e dizia-lhe que queria ler o Ana Karenina, que é uma vergonha nunca ter lido e ela respondeu-me que o leu (em miúda) de seguida: 2 dias e 1 noite porque não conseguia parar. Eu tb me lembro de ler os 3 volumes do Conde de Monte Cristo num fim de semana. Enfim, há livros que nos fazem fazer loucuras. Encontrar 6 ou 7 assim é que é difícil.
Eu gosto de ti assim, azedaaaa :)
Sim, eu também tive o meu momento de loucura com «A Insustentável Leveza do Ser», que li em dois dias e meio. Mas foi um livro. O que me deixa com dúvidas é esta coisa de ser muito, muitos livros, em tão pouco tempo. Ainda me lembro que alguns dos livros que mais gostei de ler levaram quase um mês a digerir. E durante esse tempo não tinha sequer disponibilidade para me entregar a outra história. E estava bem assim. Não sei se algumas destas pessoas que lêem "à litrada" apreciam sequer o que há de bom para apreciar.
Leio rápido os livros de que gosto muito e os de que gosto muito pouco pois as tantas perdi o interesse e só quero que aquilo acabe. Ainda me custa abandonar livros a meio mesmo que não esteja a gostar.
As vezes leio bastante porque embora empregada, quando se trabalha por turnos (noites incluídas), há tempo de sobra para ler às vezes até cem páginas por dia ;)
Eu em 16 dias ainda não li nenhum. Tenho tantos à minha espera e não tenho tempo. Comecei um depois do Natal mas ainda não consegui acabá-lo. Que saudades de quando devorava livros!
São uns meninos Vanita!!! Isso lê o Marcelo Rebelo de Sousa numa noite!!! OHHHHHHHHHH YEEEEAHHHHHHHHH
Eu também não consigo devorar livros assim. Mas, confesso, tenho alguma inveja de quem o faz. Sinto que leio pouco para aquilo que são os meus objectivos (tanto de leitura como de vida, acho que para aquilo que desejo fazer preciso de toda a cultura que consiga "arranjar").
Tenho uma relação um bocadinho paradoxal com os livros, embora seja uma eterna apaixonada por eles. Mas sou relativamente lenta e fácil de desiludir, pelo que às vezes encravo e não saio da cêpa torta :(
Mas pronto, este ano começamos bem! Um já cá canta! :D
Enviar um comentário