sexta-feira, junho 28, 2013

Como matar um blog


  • Abandoná-lo.
    É o caminho mais rápido para a morte lenta da criatura. Lenta porque, felizmente, os leitores são persistentes e ainda vão continuar a acreditar no regresso do autor durante muito tempo.
  • Ser reservada.
    Deixar de contar pormenores sobre a vida pessoal e salvaguardar a intimidade do autor. Por muito que se aprecie o talento para a escrita, o que os leitores gostam mesmo é de cuscar a vida alheia. Sem isso, dá-se início ao desapego sentimental que irá culminar na morte do blog.
  • Ser ausente.
    Nunca responder aos comentários feitos no blog e optar por uma postura de "indiferença" em relação aos posts de outros bloggers. Não interagir na blogoesfera é meio caminho andado para aniquilar a presença entre os demais.
  • Perder estatuto.
    São os links de outros que geram parte do movimento de um blog. Se, por alguma razão, se perder uma ligação com um blog muito popular, o número de visitas cai drasticamente a curtíssimo prazo. Muitas das pessoas que geram movimento não sabem guardar links e fazem-no através das ligações que vêem noutros blogs. Se a ligação deixar de existir, nunca mais lá voltam.
  • Parar no tempo.
    Há muito que a blogoesfera 2.0 morreu. Hoje em dia, para que um blog seja popular é impreterível que haja uma ligação e coordenação muito forte com as redes sociais. Um blog não existe apenas no seu endereço, tem de estar também no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Pinterest, no Vine e no Diabo a Quatro - quero ver quantos de vocês vão pesquisar esta rede social :). Sem isto, nada feito, mais vale escrever já o epitáfio. Não se sai vivo disto.
Nota-se muito que estou deprimida com os valores do Sitemeter? Será que isto ainda se usa?

6 comentários:

Ana A. disse...

Nota e usa!
Mas o statcounter é o novo hit do momento!

Vanita disse...

Hehehe. Obrigada :)

Stradivaria disse...

E o que se chama a um blog quem tem esses pontos quase todos logo desde o início? Nado-morto?

Lwsinha Mc disse...

Também tens o google analytics (http://www.google.com/analytics/).

Vanita disse...

Questão curiosa, Stradivaria :)

Vanita disse...

Esse já conhecia, Lwsinha Mc :)