sábado, maio 25, 2013

Quando foi que se estragaram?

Chama-se Daily Cristina e foi apresentado ao público com pompa e circunstância, jornalistas, produções fotográficas e muitos elogios à mistura. É uma loja nova? Não, é um blog pessoal e íntimo de uma apresentadora de televisão em Portugal. Vá, íntimo para quem quiser acreditar nisso. Há quem migre blogs para domínios de nome próprio na Internet, há até quem o faça aos pares, promovendo uma relação que devia ser pessoal mas quem tem um cunho público, muito pouco privado. Há quem escreva livros, há quem peça aos leitores para dar o mote para os escrever, há quem promova passatempos, votações, concursos e charadas e muitos, muitos cliques com partilhas de textos e opiniões para responder aos requisitos que, não raras vezes, dão origem a reportagens na imprensa nacional, que isto o mundo é muito pequeno e toda a gente conhece alguém que pode sempre dar um jeitinho. Fala-se de tudo, elogia-se, eleva-se ao patamar de extraordinário e, espremido, pouco mais sobra do que uma vontade quase doentia de ser alguém, de ganhar dinheiro, de ter poder e, inacreditavelmente, de ser uma referência, um opinion maker, uma criatura que sabe mais do que quem a rodeia. Trocam-se links e ligações como moeda de negócio, na ilusão de chegar a esse ansiado patamar. E a espontaneidade, a vontade de discutir ideias e opiniões? Essa voa ao sabor de públicos-alvo, devidamente catalogados que isto nunca se sabe quando é que a pode imprimir uma t-shirt, marcar uns jantares e, através dos patrocínios, gerar mais uma fonte de receitas. Estragámo-nos a troco de nada. Somos cada vez mais vazios. Mas somo-lo com purpurinas e muito glamour. Onde é que estão os flashes? O que acabei de escrever prova que tenho neurónios!

2 comentários:

Alice disse...

na blogosfera deixou de ter importância ter neurónios; interessa que ofereças algo, promovas concursos ligada a uma grande marca, debites umas quantas maldades, ataques ali o vizinho do lado, e aí tens um fogo de artificio sobre ti mesma.

Nós ainda somos do tempo da outra senhora; sob anonimato, sem concursos nem promoções. era um texto, sem todo o aparato de marketing que agora se vê.

Não conheço o blogue que referes e se calhar, também não terei interesse em conhecer.

Cada vez me apetece mais estar aqui no meu cantinho; se as pessoas me acham snob por não criar as as interacções que desejam, então fiquem lá com os seus passatempos. Não vou passar a ir a um blogue só porque se põe a fazer concursos. O mais certo é deixar de lá ir.

a blogosfera passou a mostrar o lado (ainda) mais fictício das pessoas e hás-as com muita imaginação (e futilidade aos montes!)

Bom fim-de-semana!

Ana A. disse...

Do que me lembro os flashes são apenas para quem não tem neurônios!