domingo, agosto 05, 2012

Sou da velha guarda

Há uma certa etiqueta que se perdeu com as redes sociais. O sigilo profissional desapareceu nas fotos e comentários que se publicam sem cessar a cada minuto que passa. O glamour dos entrevistados confunde-se com a postura pouco discreta dos entrevistadores que posam com sentido de propriedade nos mais variados eventos e espaços de trabalho. As queixas e reclamações fazem-se em posts afogueados que se partilham até com futuros leitores e amigos, assim como com a concorrência directa. O trabalho passou a ser um cartão de visita para vidas que, sem isso, se revelam cada vez mais vazias. Faz-se gala de serviços e obrigações, ao mesmo tempo que impera o copy paste das páginas públicas de gente conhecida. Não se investiga, copia-se e, se se der o caso, repete-se a notícia com a devida correcção feita por alguém que ousou por as mãos ao trabalho. Como se fazia antes desta torrente de informação nos mergulhar neste abismo sem sentido. Consome-se mais, a maior velocidade. Mas, distraídos com o espectáculo que contamina os próprios informadores, sabemos cada vez menos.

4 comentários:

Alice disse...

Tal como tu também sou da velha guarda.

Uma das coisas mais engraçadas que os blogues tinham era uma espécie de aura de misticismo. Não se publicavam tantas fotos de caras nem de looks. não haviam os "giveaways", não se publicitava tanta marca, não se competia por tudo e por nada. Noto que se perdeu a essência do que é um blogue. Não te consigo explicar.Não consigo mesmo. Mas tenho a certeza que entenderás.

Bjs

ocondutor disse...

não podia concordar mais. menos noticias baseadas no que se disse no twitter (começou pelas noticias do social, mas já chegou a quase todas as áreas) e mais confirmação e investigação. se não é possível sair da cadeira, use-se o telefone e as fontes. Quanto à parte dos jornaleiros se porem em bicos de pés nas redes sociais, não estou por dentro dessa realidade.

Alice disse...

Não tinha entendido que este teu post se relacionava com a tua profissão.

Agora ao relê-lo percebi...

Ando a carvão...

Vanita disse...

Estava a falar da minha profissão mas é uma realidade que também se pode aplicar aos blogs, como bem referiste :)