quarta-feira, agosto 01, 2012

Servidão Humana, de W. Somerset Maugham

Afinal, as angústias e crises existenciais há muito que roubam o sono de seres que se questionam desde tenra idade. Crescer, compreender o mundo que nos rodeia e encontrar o significado da vida é uma descoberta que se faz dia-a-dia, ao longo de toda a existência. Nada que não soubéssemos de ante-mão. A novidade é que os elaborados pensamentos que povoam mentes inquietas podem ser expostos com linguagem simples e directa, sem frases elaboradas e registos de estilo rococó. Este jeito de contar histórias, sem necessidade de engrandecer o ego do autor, encanta e deslumbra-me. W. Somerset Maugham fá-lo com mestria em "Servidão Humana", enquanto nos conduz pela vida de Philip do pé boto. Um romance auto-biográfico tão enternecedor e cru que apazigua a alma.

1 comentário:

Kitty Fane disse...

Também estou a ler esse livro neste momento e estou fascinada. Era o único que me faltava deste autor. E não é à toa que Somerset Maugham é o meu escritor favorito.

Um beijinho