sexta-feira, julho 20, 2012

O problema da democracia é este

Estão lá quatro anos, se tanto, destroem tudo ao desbarato e depois ninguém os responsabiliza por nada. É uma generalização e, por isso mesmo, tem pouco valor, mas começo a dar razão ao meu irmão que defende a monarquia em detrimento desta coisa que chamam de democracia mas que, de poder de todos, nada tem.

7 comentários:

Inês disse...

A monarquia em troco da liberdade de escolha não faz sentido. Eu não gosto desta democracia mas estamos a assobiar para o lado e dizer que o problema é dos outros quando na realidade somos todos nós que temos o dever de a curar.

João Martins disse...

Existe uma coisa que pode "zerar" as listas dos candidatos que é o voto em branco.

As pessoas não sabem mas votar em branco, e se o branco ganha, as listas são 'zeradas' e os candidatos nao se podem candidatar de novo, ou seja, Todas as listas são refeitas.
Apesar de isto não ser uma cura, é um bom tratamento que existe na nossa constituição.

Voto em branco não é abstenção..quem se abstem do direito de votar está a dizer que "não quer saber".


Monarquia é o mesmo que democracia pois o Rei apenas faz o papel de "presidente da republica"..ministros vai na mesma a votos.

Vanita disse...

Deixem-me fazer um disclaimer: eu não sou a favor da monarquia. Estou simplesmente angústia com todo este lodo onde nos estamos a afundar. E, tal como tu, Tempus, durante muito tempo defendi o voto em branco. Até perceber que estamos entregues aos animais e as verdadeiras dimensões da corrupção. Acredito que muitos votos em branco são usados, durante as contagens, sobretudo em terras mais pequenas e rurais, em favor do partido que alguém quer que ganhe. Voltarei a defender o voto em branco quando o sistema de votação for informatizado.

Suz disse...

Podia ser uma monarquia absolutista, sem ministros :)

Rui disse...

A nossa democracia é uma ilusão. Para existir democracia, terá que existir liberdade de escolha, e esta nunca existiu por cá, porque nunca se é verdadeiramente livre para escolher quando se é ignorante. O sistema está montado para que a maioria que vota, continue burra e ignorante. Não é por acaso que sejam sempre os mesmos a governar Portugal nos últimos 35 anos. Isto é comum em todos os países com dois partidos de alternância. Como dizia o outro "se votar mudasse alguma coisa, seria proibido" :)

Vanita disse...

Pois, também tens razão...

Inês disse...

Estou 100% de acordo com o Rui.