quinta-feira, maio 24, 2012

Justiça seja feita

Sou completamente contra jornalistas que, esquecendo as regras da profissão, apregoam as qualidades das mais variadas marcas a troco de dinheiro, enquanto chamam à atenção para a profissão. Não é o caso de Pipoca Mais Doce, ao contrário do que consta no site da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas. Segundo a edição da Visão desta semana, nas palavras da própria, há vários meses que entregou o título profissional, abdicando do estatuto de jornalista, exatamente para beneficiar desses dividendos que as marcas lhe trazem. Em tempos que os valores éticos são espezinhados sem dó, fica aqui a minha vénia. É assim que se faz.

5 comentários:

Eu disse...

Não tendo sequer e conta o código deontológico, choca-me mais que certos jornalistas expressem de forma descarada as suas preferências políticas, quando não se trata de artigos de opinião mas reportagens puras. E também a mania que muitos jornalistas na nossa praça têm de exprimir opiniões pessoais quando deviam ser isentos.

Vanita disse...

Sim, são tudo regras básicas do bom jornalismo. Cada vez mais esquecidas e encostadas em prol de qualquer coisa que se máscara nesta comunicação galopante de consumo imediato que tudo permite.

Inês disse...

Eu por acaso, e apesar de discordar do rumo daquele blog (sendo a minha opinião totalmente irrelevante para o caso), sempre achei que ela seria uma pessoa digna o suficiente para fazer uma coisa dessas. Não estou espantada.

Vanita disse...

Embora por vezes me irrite, também sempre acreditei que seria moça para levar as coisas a sério. Não usaria o termo espantada, mas sim esclarecida. Porque é disso que se trata.

Suz disse...

Goste-se ou não, ela tem coerência no que faz. Admiro-a por isso.