quarta-feira, outubro 26, 2011

A Guerra dos Tronos

Como é que se classifica um livro que não acaba? Esta é a primeira metade do primeiro volume escrito por George R. R. Martin. Em Portugal, a editora Saída de Emergência achou que o autor não soube dividir a história e partiu-a em dois volumes. Lamentável, como já tinha dito aqui. À parte disso, embora perceba as comparações a "Senhor dos Anéis", a mim remete-me para o universo de "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, numa perspectiva altamente masculinizada. Trata-se de um livro cinematográfico, construído como uma série de televisão, em que cada capítulo corresponde visualmente a um episódio pronto a ser captado por câmaras de filmar. Todas as técnicas de cinema são aplicadas a uma história que nos agarra pelos pormenores e descrições da personalidade de cada uma das personagens, com reviravoltas que nos deixam em suspense até ao novo capítulo. Sim, quero ler o próximo. Aliás, já comecei.

4 comentários:

Unknown disse...

olá,
Gostei imenso desse livro... e dos 5 outros (que amavelmente me emprestaram). Quando fui comprar o sétimo convencida que ia acabar a saga descobri que eram 7 livros no original e que por cá seriam 14. Senti-me defraudada. E decidi que só quando estivessem todos escritos os iria ler.. e em Inglês. É que sai muito mais barato.
Boas leituras

Vita C disse...

Eu tenho os 6 em inglês que já saíram, já os devorei e só espero que não de um piripaico ao GRRM antes de concluir o 7º!
Como já certamente deu para perceber, o truque é (tentar) não nos afeiçoarmos às personagens.

Vanita disse...

Patrícia, agora que parei para fazer as contas, acho que vou pedir o resto dos livros como prendas de Natal... a muitas pessoas!

Vita C, começo a ter medo desses comentários que dão a morte de personagens queridas como certas. Espero que a Ayra e o Jon Snow se safem... :(

Lia disse...

e se tiveres curiosidade, vê a serie... está espectacular para quem gosta do estilo! é viciante.