terça-feira, maio 31, 2011

Katherine Pancol
















Sentada ao computador, com os apontamentos espalhados pela secretária, ela deixa o pensamento seguir o seu rumo enquanto ouve as conversas ali mesmo ao lado. À sua frente, uma colega fala ao telefone, com ar absorto e voz mecânica. Outra acaba de se levantar para ir buscar uma folha à impressora e, enquanto isso, a secretária enche a redacção com a sua voz inconfundível, que não esconde a formação revisteira. É impossível não distinguir a sonoridade típica de quem gosta de estar nos palcos. Ela, goza o ar fresco que lhe bate nos ombros, descobertos por uma camisola de Verão. O tom bronzeado da pele dilui-se nos apontamentos dourados que o sol deixou no cabelo. Olha-se para ela e ainda se sente o cheiro da maresia das férias que ainda agora acabaram...

Esta sou eu a escrever um post, enquanto tento imitar o estilo de Katherine Pancol. É a melhor forma que encontro de explicar porque é que em 600 páginas mais não encontramos que o lento decorrer do dia-a-dia das personagens dos seus romances. Um desenrolar do quotiadiano que nos agarra pela riqueza das descrições, que a autora não se cansa de ir referindo ao longo do livro, como características da sua personagem principal, Joséphine. Depois de "Os Olhos Amarelos dos Crocodilos" e de "A Valsa Lenta das Tartarugas", estou ansiosa pelo terceiro. Diz que tem a ver com esquilos.

4 comentários:

Neni disse...

Estou a ler os esquilos muito de-va-ga-ri-nho...é, até agora, o que menos gostei.

Vanita disse...

Mas estás a ler em francês, certo?

Juanna disse...

É giro? O meu marido está a ler e diz que é um tédio... Não sei se hei-de começar a ler também.

Vanita disse...

Depende do que procuras num livro. Estes dois, de facto, passam-se a um ritmo muito lento. Basicamente entras na casa das pessoas e vives com elas o dia-a-dia, passam-se muitas páginas em que parece que não se passa nada de relevante. Mas é uma leitura deliciosa, se nos deixarmos enredar pelas descrições e os pequenos mistérios destas personagens. Eu gosto :)