sábado, setembro 04, 2010

Agora a sério

O Carlos Cruz está velho. O cabelo está branco, a expressão é ansiosa e dá a sensação que vai sofrer um colapso a qualquer momento. Aflige. Há quem celebre a decisão da Justiça num caso "exemplar", que não permite que o povo reclame por mais um processo que "não dá em nada". Há quem questione a razão da pena, pedindo explicações sobre os crimes de que o apresentador é acusado e queira saber quais as provas que o condenam. Afinal, há toda uma geração de crianças, agora adultas, que cresceu com os programas do "Senhor Televisão". Crianças. As tais que dizem ter sido violadas e abusadas. Quanto mais não seja, o caso pesa pelo valor emocional intrínseco. Não sei onde mora a verdade. Como já se disse por aí, acredito que a verdade fica perdida entre as verdades de cada um. Sei que Carlos Cruz clama inocência. Mas, ao contrário do que seria de esperar, nunca o ouvi dizer, sem margem para dúvidas, que não abusou de crianças. O foco de Carlos Cruz não é o crime horrendo que motiva todo o processo. O ex-apresentador clama inocência em relação a cada uma das provas apresentadas. Nunca esteve na casa de Elvas, nunca falou com determinadas pessoas. Mais uma vez, não sei onde mora a verdade. Custa-me condenar uma pessoa que se diz inocente, mas suponho que alguma razão deve existir para esta decisão. Não acredito piamente na Justiça, menos ainda num caso sob os focos dos media, que exige a "lavagem institucional" do Ministério Público. Claramente, a pena de Bibi é exagerada. O homem colaborou com a Justiça. Longe de mim equilibrar crimes na balança, mas esta é das sentenças mais elevadas num País onde a pena máxima é de 25 anos. Ora, se neste caso me parece que os juízes se excederam, o que pensar dos sete anos de Carlos Cruz? Parece-me é que é tempo de parar, para pensar e ouvir, sem atirar bruxas para a fogueira. Não esquecendo que o povo se move por emoções e que, se Carlos Cruz sofrer o tal colapso eminente, passará de acusado a vítima de injustiça numa fracção de segundos.

4 comentários:

Caixa disse...

Quanto aos outros não sei, mas em relação a esse senhor, sei de fontes seguras que há mais que provas de que ele é um pedófilo, nojento como todos os outros pedófilos. E só devia ter vergonha de ainda apregoar que os miúdos mentiram e que houve um erro judicial.

Erro é esse homem ter nascido.

Vanita disse...

Não és a primeira pessoa a dizer-me isso. Quando o processo rebentou e ele foi preso, houve mais quem o assegurasse. Lá está, alguma razão tem de existir e ele nunca negou...

Cate disse...

Partilho da mesma opinião que tu. Preciso saber mais para me pronunciar. Mas a verdade é que nem tudo pode ser falso, alguma razão deve haver para ele estar preso. Senão é porque vivemos num sistema muito podre.

Nuance disse...

O homem já é vitima da injustiça, só por esse ar que tem agora... Se tivesse um colapso, isto ia tudo abaixo.