terça-feira, setembro 08, 2009

Isto envolve muita ciência para mim!

Farta de andar na rua e não reconhecer as pessoas até lhes bater com o nariz na tromba, cansada de ser obrigada a puxar pelos óculos em concertos porque... enfim, não via os artistas lá ao longe; e cheia de vontade de ser moderna decidi aderir a essa vulgaridade que são as lentes de contacto. Toda a gente as usa - até os meus dois manos - e ninguém faz um drama tão grande como eu. Ou é porque demoro preciosos minutos a colocá-las de manhã quando já estou atrasada para o trabalho, ou porque não sei se as coloquei do avesso e a dúvida não me larga. De qualquer forma, ao fim de uma semana, pensei que o pior já tinha passado e, agora, seria apenas uma questão de habituação. Mais coisa, menos coisa. Até ao momento em que a lente me caiu das mãos e nunca mais a encontrei! Ainda estou com as lentes de teste e as senhoras da loja - queridas que são! - venderam o lote que estava reservado para mim. Com esforço lá encontraram uma extra, que trouxe contentinha para casa. Afinal, os astros não me estavam a mandar mensagens divinas para não usar as lentes. E não é que encontrei a lente perdida colada aos azulejos da casa-de-banho? Durinha, durinha. Dizem que, mesmo assim, se pode usar, se ficarem umas quantas horas no líquido. Não podia ser tudo mais simples?

16 comentários:

A Rapariga da Porta ao Lado disse...

a minha primeira semana também foi um drama. Mas já uso há quase 10 anos e não há melhor.
Se a lente estiver ao contrário, acredita que vais perceber logo porque te vai magoar muito. Se te caem, tens pouca lágrima e, por isso, tens que comprar lágrimas artificiais na óptica para evitar que isso aconteça.
De resto, nada como o hábito!:)

The New Black disse...

ahahaha Já usei lentes de contacto, mas eram daquelas coloridas. Achava o máximo. Eram verdes-escuras. Na altura ainda estava no secundário :) Já pensei comprar lentes de cor outra vez, para variar. Mas nunca me adaptei bem a elas. Parecia que via as coisas um pouco turvas, não sei explicar bem... E sempre vais arriscar usar essa lente que encontraste? É melhor perguntares na loja o que é que acham sobre isso para não apanhares nenhuma infecção. Vê lá!! Tem cuidado. Beijinhos. Estou à espera de mais peripécias divertidas :)

Reporter Da Vida disse...

Só peripécias divertidas. Quero o meu desafio feitinho, sim? :)

Filipa disse...

Eu uso à 1 ano e ainda bem que foi nas férias que comecei pois sou muito stressada. Vais ver que aos poucos passa a ser muito natural ;)

Lila* disse...

Tenho q ser sincera, tenho panico a lentes de contacto!N sei conmo as pessoas conseguem meter isso nos olhos...mas boa sorte para ti=)

Rapunzel disse...

As minhas primeiras vezes também não foram fáceis agora, ao fim de alguns anos, a coisa já vai correndo melhor! :D

Anónimo disse...

Olá "caixa dos segredos".
Uso óculos há um ano e confesso que já pensei em usar lentes, mas faz me um bocado de receio andar sempre a mexer nos olhos. A nível estético as lentes ficam muito melhor. Falta saber se de futuro não trazem consequências para os olhos.

Bjs

Rui disse...

Usei lentes semi-rígidas durante uns 5 anos. Em Janeiro decidi usar lentes novamente. Já experimentei 5 lentes descartáveis (aquelas mensais) e elas não se adaptam ao meu olho. Com estigmatismo alto, se elas saiem do eixo um bocadinho que seja (aquele traço vertical em baixo), fico logo sem ver nada.

Agora ando a testar as convencionais (aquelas anuais), e parece-me que também não é desta.

Mas olha, se eu me consegui habituar às semi-rígidas, e nem vou contar o que passei com elas, qualquer pessoa se consegue habituar às descartáveis.

O que não acredito é que ainda haja pessoas que usem as semi-rígidas porque estão "habituadas".

Aguarelas. disse...

Nunca usei lentes, e oculos já lá vão os largos anos que não uso! Como me dizem muitas vezes: Nós é que temos a mania de complicar o que é simples! :p

um beijinho *

Vanita disse...

Explica-me tudo Annie,

Qual é o teu truque? :)

B. disse...

Eu uso lentes há 2 anos.. Que maravilha da tecnologia, vejo tudo mt bem e a maior parte das vezes nem me lembro que as tenho.

Só quando passo pelas brasas com elas postas é que sinto os olhos secos mas aí ponho umas gotinhas e passa logo.

Uma vez deixei cair uma pelo ralo do lavatorio, e ja se enfiaram no canto do olho e foi um desafio tirá-las.

Mas se te habitures, vai passar a adorá-las!! .)

paddy disse...

Olha eu nem há um mês uso as minhas e fui logo super rápida a adaptar-me, a médica disse que eu era um prodígio LOL.

A mim chateia-me é o facto de serem tão caras, fica a uns 20€ por mês com os produtos.

Bom bom era não precisar de nada.

Pepita Chocolate disse...

Eu já uso lentes há mais de 10 anos. e garanto-te que foi cá uma mudança, pra melhor! E olha que o meu número de dioptrias é enorme, mesmo!

Quando usava óculos ia para o banho com eles, tal era a falta que me faziam. Agora, com lentes, a vida ficou facilitada.

Duas notinhas: não deves recuoerar lentes que encontras coladas ao azulejo. O olho tem uma membrana demasiado sensível e a lente absorve todo o tipo de sujidade, já que funciona por electricidade estática. Por isso, nada de pôr lentes durinhas de novo no líquido. Lixo com elas.Pela saúde dos teus olhos.

Quanto ao saberes se as estás a pôr correctamente, acho que é fácil. ergues a lente à luz, se a concavidade for perfeita, podes pô-las. se no rebordo das lentes as vês a fazer concavidade para fora estão "do avesso". Não custa mesmo nada. assim que lhe apanhares o jeito, não vais querer outra coisa. Cuidado com as unhas! e com a higiene das mãos. Com os olhos não se brinca!

Beijoca e sucesso com isso!

Vanita disse...

Oh, obrigada por todas as dicas. Foram mesmo fofos! E sim, Pepita de Chocolate, acabei por deitar a lente fora. Bastou ler o que a Sunrise escreveu sobre a possibilidade de apanhar infecções!

Tiisou disse...

Vanita, uma palavra: LOL
Espantosa a tua capacidade de conseguir fazer de uma coisa banal uma história divertida e arrancar um sorriso!

Cristiana disse...

Uso lentes ás uns 5 meses. E a minha primeira semana foi exatamente como a tua , perdi uma lente de teste e fui á óptica para me darem outra. No dia seguinte encontrei-a no chão da casa de banho , também riginha . A pior coisa qe me pode acontecer é por uma lente ao contrário, mas o olho fica logo a doer e coloco logo bem.