quarta-feira, agosto 19, 2009

Comiseração

Cada vez tenho menos paciência para as relações humanas. Para os jogos que, sem excepção, adoptamos no dia-a-dia. Com a família, nas compras, no trabalho, com os amigos, com a cara-metade. Que levante o braço quem nunca se sentiu injustiçado. Quem, qual vítima de um jogo que não pode controlar, nunca achou que o Mundo estava contra si. E quem, com a sensação de que estava a ser alvo de facadas nas costas, já teve a certeza de ser uma vítima da sociedade. Todos passamos por isto. Mas alguns crescem. Outros - mais do que seriam desejável - continuam a acreditar que são um poço de bondade e que, quando alguma coisa corre mal, é o Mundo que gira contra eles. Nunca erram, nunca admitem que também eles podem ter magoado quem estava ao seu lado. E, já diziam os filósofos mais antigos, é essa a maior grandeza do Homem. Ter a humildade de admitir a sua própria pequenez. Ser a vítima é o caminho mais fácil, à partida, mas também o que mais entraves traz às relações pessoais. Porque a vítima acha-se acima do outro. Não erra, é magoada e alvo de uma grande injustiça. A maior parte das vezes não percebe que essa atitude, essa sim, é a maior de todas as injustiças cometidas. Façam um favor ao Mundo: cresçam! Se a vossa amiga não ligou, não façam birra. Agarrem no telefone e liguem de volta. Se o vosso namorado não vos contou que se cruzou com uma amiga, não o massacrem. Falem sobre o que vos incomoda. Dialoguem. Porque nem sempre somos donos da razão. Por incrível que pareça!

7 comentários:

Vanessa Cruz disse...

Coberta de razão. O pior é praticá-lo. Consegues? Eu... nem sempre.

Vanita disse...

Nem eu! Mas só o facto de termos consciência disso já ajuda a acordar para a realidade. Mais cedo ou mais tarde acaba por acontecer ;)

Miss Complicações disse...

Dialogar é, em muitas situações, algo que requer:
prática
disciplina
auto controle
objectividade
assertividade
paciência
compreensão
motivação
atenção
persistência
justiça
coragem
humildade…

Para dialogar é, em muitas situações, necessário:
perder o orgulho
dar razão quando se sabe que não se deve dar
saber ouvir
saber calar

Lamento mas não possuo todos os requisitos... nem metade...

Egoísmo?
Prepotência?
Vingativa?

Talvez...

Rapunzel disse...

E seria tudo tão mais simples...

Maria disse...

E falando tudo se pode resolver melhor.
beijinho.

Pattiepie disse...

Tropecei aqui e li o post que estava a precisar ler neste momento..obrigada :)

Joanne disse...

gostei deste texto porque começo a aperceber-me de tudo isto ultimamente :) mas nem sempre é fácil... vai-se dando o melhor!