sexta-feira, novembro 07, 2008

Corrente, yac!

Com esta é que a Inesinho me tramou. Quer saber quais os dez álbuns que levaríamos connosco caso fôssemos desterrados para o fim do Mundo. O que ela não sabe - nem poderia saber - é que eu, apesar de adorar música, não sou melómana nem minimamente dedicada. Oiço rádio, desde sempre. E a justificação foi sempre a mesma: não gosto de saber o que vem a seguir. Gosto de ser surpreendida. Ouvir um CD faz-me sentir limitada nas minhas escolhas, faz-me pensar que estou a fechar portas. De vez em quando tenho as minhas obsessões e, aí sim, oiço repetidamente, de forma doentia até, um ou outro álbum/tema. Chego a saber todos os acordes de cor. Melhor do que alguns dos elementos da banda, desconfio.

Mas não me perco nos corredores de música da Fnac, não gasto dinheiro em CDs e só há pouco tempo é que aprendi a sacar música da net. O que conheço é-me muitas vezes indicado por outros, bem melhor informados do que eu. Tudo isto para explicar que, se fosse desterrada, não me devia lembrar que a música me ia fazer falta. Só quando lá chegasse. E para quê tanta justificação, perguntam vocês. Porque fui seleccionada pelo valor científico que as minhas escolhas podem ter e, devo admitir, sinto-me um pouco intimidada! :p

Fora de brincadeiras, cá vão as bandas que me fariam companhia numa viagem dessas. Indico as bandas e não os álbuns pelas razões que já expliquei:

Arcade Fire
The National
The White Stripes
Vampire Weekend
LCD Soundsystem
Red Hot Chili Peppers
The Gift
Rita Redshoes
David Fonseca
Rádio Macau

Apercebo-me agora que, destes, apenas ainda não assisti ao vivo a LCD Soundsystem. E ando ansiosa por voltar a ver Rádio Macau num concerto.

PS - Não gosto de passar correntes mas desafio qualquer um dos meus quase 80 leitores diários, 26 pelo Google Reader!, a aceitar esta corrente. Se a fizerem, digam-me. Nem que seja por mail.

8 comentários:

inesinho disse...

Olha, achei que tinha gravado um comentário, há umas cem horas atrás mas não ficou. :(
Não tens nada que ficar intimidada, não é um teste, é mesmo curiosidade e aprendi umas coisas! Por exemplo, não fazia ideia que não gostavas de cd's enquanto conceito (aliás, foi por essa razão que não tinha passado a batata à Tânia!), como ainda menos, que tinhas uma panca pelos Rádio Macau!
Quanto aos LCD Soundsystem, bem, ainda me lembro no SPSR de 2007 que ainda tive esperanças que vcs aparecessem depois do belo concerto no dia anterior, dos Aracade Fire. E não sei se sabes, mas até foi contigo que vi dois dos melhores concertos de sempre, este dos Arcade Fire, e os White Stripes (onde fui sozinha e lá te encontrei a ti e à Tânia!) Venham mais! :)

Vanita disse...

Sim, o concerto de Arcade Fire foi um-dos-melhores-de-todo-o-sempre! Estava a brincar quando disse que me sentia intimidada. A verdade é que temos de repetir noites como aquela. Com bons concertos e boa companhia :)

Firehawk disse...

Ok...eu aceito e respondo aqui. E desde já aviso que não quer comentários às minhas 10 escolhas (damn, Têm que ser mesmo 10?????9 Ok, mas lá vou eu...
Sem ordem aparente

Move to This- Cathy Dennis
Rhytm Nation 1814- Janet Jackson
I'm Not Dead- Pink
Loose- Nelly Furtado
Immaculed Collection- Madonna
Crossroads- Bon-Jovi
Chapter One- Backstreet Boys
Don't Bore Us- Get to the Chorus- Roxette
Confessions on the Dancefloor- Madonna
Ultimate Kylie- Kylie Minogue

E acabei de me aperceber que me faltam pelo menpos mais 15 para ter a lita perfeita. But whatever

Vanita disse...

Não queres mesmo que eu comente? :)))))))))

Anónimo disse...

É curiosa esta lista. E parando para pensar nos dez que meteria na sacola, fico com a sensação que estaria a deixar para trás uma parte imensa da minha vida, toda ela com banda sonora. Mas posso tentar meter o rossio na rua da betesga, certo?

1 - One From The Heart - Tom Waits
2 - um CD longo e pirateado que leve Tracy Chapman (o primeiro disco, homónimo), Macy Gray (On How Life Is - tb o de estreia) e Angie Stone (Black Diamond)
3 - Mi Tierra - Gloria Estefan
4 - Brothers in Arms - Dire Straits
5 e 6 - As duas colectâneas Rockmix - com o melhor rock de sempre, de Cheap Trick a AC/DC a Gary Moore a Russ Ballard a Harlequin a Van Halen...
7 e 8 - outra colectanea dupla caseira incluindo o melhor do jazz feminino - de Nina Simone a Carmen McRae e a Sarah Vaughn, à tia Billie, à tia Ella, a um cheirinho de Diana Krall, outro de Lisa Ekdahl, outro ainda de Dee Dee Bridgewater...
9 - The Very Best of The Smiths - The Smiths (para os dias de neura, terminando com o tema Angels, do Robbie Williams, só porque sim
10 - uma cópia pirata de Só - Jorge Palma (por ser uma excelente compilação, embora o meu preferido seja O Bairro do Amor), acrescentada de meia dúzia de temas maravilhosos de outros portugueses, incluindo Laços, dos Toranja, um cheirinho de Clã, um cheirinho de Sara Tavares, outro de Paula Teixeira, ainda mais um da Lara Afonso, outro da Susana Félix, outro da Filarmonica Gil, meia duzia de clássicos do Rui Veloso (mas só por causa do Tê...), tudo dos Ornatos Violeta e, sem duvida, o Quase Perfeito, dos Donna Maria.

Estou lixada! Deixei de fora tanta coisa que me iria ser essencial! Como Lokua Kanza, uma certa banda irlandesa que me acompanha há duas décadas e de que subitamente não consigo recordar o nome!, a banda sonora do Casablanca (que é quase como ver o filme) e, não me batam agora, a banda sonora do filme Dick Tracy, que é a unica coisa que aprecio da Madonna e que me ajuda imenso quando preciso de fazer limpezas... ehehehhe

Anita disse...

falando só em nomes, aqui ficam os primeiros 10 que me vêm à cabeça.

feist
kings of convenience
radiohead
the last shadow puppets
the national
arcade fire
the white stripes
vampire weekend
portishead
the strokes

Firehawk disse...

Se esperavas que eu escrevesse para aqui alguma banducha esquisita não. Eu sou muiito apreciador dos meus gostos que queres. E já me viste criticar os teus? Não. (Mas no fundo lamento-os LOL)

Vanita disse...

Ena, que ele anda amargo! Que se passa? Beijos grandes :)