quarta-feira, agosto 20, 2008

Princesas

Gata Borralheira, Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida. Isto é demasiado complicado para a minha cabeça. Sempre foi, desde miúda. E o raciocínio repete-se, mesmo à beira dos 30, como pude comprovar numa conversa que acabei de ter. Eu não as distingo, às princesas, entenda-se. Normalmente a coisa começa assim:

- Há duas com nomes diferentes que são a mesma não é? A culpa é da Disney. Mas não sei quais são. É a Cinderela e a Bela Adormecida, certo?

Não, não está certo! A Bela Adormecida e a Cinderela são histórias diferentes. A Bela Adormecida pica-se num fuso e fica a dormir 100 anos. A Cinderela é que é a que perde o sapatinho na festa.

-Ah, ok. Então, a Cinderela é a Gata Borralheira! A culpa é da Disney. Isso eu sei.

Digo eu, contente por ter desfeito o engima pela milionésima vez. Sim, porque este raciocínio - já tinha dito? - é recorrente na minha vida. Quando era miúda, não havia mês em que não gastasse neurónios com isto [explica muito, eu sei!]. É quando estou a arrumar os nomes nas gavetas do meu pequeno cérebro que se faz luz. Ou melhor, a dúvida renasce.

- Mas elas não são três? E aquela dos anões, qual é que é a dos anões? É a Cinderela?

Não! A dos anões é a Branca de Neve!

- Hummm. Tens a certeza? É que a Branca de Neve também fica a dormir.

A Branca de Neve adormece envenenada com a maçã!

- Ah, ok. Então são três princesas. Está bem, está bem. Há mais nomes por causa da Cinderela e da Gata Borralheira. A culpa é da Disney.

Quais é que são as princesas mesmo? Não demora muito até a dúvida voltar, acreditem. E digam lá se, exposta esta lacuna, não se percebe melhor a minha falta de jeito com os contos-de-fada? Se nem com as histórias infantis eu me safo, como é que pode haver esperança que seja diferente em qualquer outra versão? O que vale é que... a culpa é da Disney!

4 comentários:

Rui disse...

Ahhh queres que eu te confunda ainda mais? Então responde qual delas é que tinha a madrasta má.

:P

Vanita disse...

Tás lá, Rui! lol :)

Unknown disse...

E a do espelho, qual é?

inesinho disse...

E qual é o nome da Bela Adormecida? E das três fadas madrinhas? E em quê é que ela se picou? Ah, ah, ah, eu, pelo contrário, só sei contos-de-fada, melhor que a tabuada e os reis de Portugal. ;)