quarta-feira, janeiro 09, 2008

As datas que realmente interessam!

Isto de estar de folga tem que se lhe diga. Hoje aproveitei para fazer algum trabalho de casa e vou partilhar com vocês. Depois digam quem é amiguinha :)

Que 2008 é um ano recheadinho de datas que dão para colar a fins-de-semanas e fazer grandes pontes, já sabe. Isso pouco interessa para quem, como eu, não tem um calendário como os comuns mortais. O que conta mesmo é saber em que dias vale realmente a pena estar de folga. E este ano não faltam motivos para andar na rua. Vamos a isso:

O programa das festas começa com o Rock in Rio: O 1.º acto é nos dias 30 e 31 de Maio. Na semana a seguir, nos dias 6, 7 e 8 de Junho, dá-se o 2.º acto do festival no parque da Bela Vista, em Lisboa. Ah, as escolhas musicais nem sempre são as melhores... Pois, mas é só uma forma de dar início às festividades. Até agora só se sabe que Lenny Kravitz vai lá estar.

Já com a música no ouvido, é tempo de pôr o cachecol ao pescoço. É quase Verão, é certo, mas este ano há Campeonato Europeu de Futebol e a Selecção Nacional está lá. Apontem aí os dias em que Portugal vai a jogo. Já se sabe, são sagrados:


7 de Junho, sábado: Portugal-Turquia
Stade de Genève, Genebra, às 20h45

11 de Junho, quarta-feira: República Checa-Portugal
Stade de Genève, Genebra, às 18h00

15 de Junho, domingo: Suíça-Portugal
St. Jakob-Park, Basileia, às 20h45


Estes são os jogos da primeira fase, ainda com as equipas divididas em quatro grupos. De notar que o primeiro jogo coincide com o penúltimo dia de Rock in Rio, o segundo jogo decorre a meio do Oeiras Alive, que este ano se realiza de 10 a 12 de Junho, no Passeio Marítimo de Algés. O 10 de Junho marca o regresso de Rage Against the Machine a Portugal. Ben Harper já agendou o dia 12 para cá vir tocar. Os mais distraídos se calhar ainda não repararam que dia é este, mas eu lembro: noite de S. António!!! Em Algés ou nos bairros históricos de Lisboa, a escolha é do freguês. Ficar em casa é que está fora de questão. Não se esqueçam dos mangericos e de pedir ao Santo António para ser generoso ;)

Há outro grande evento a 14 de Junho - aliás, são dois grandes eventos - mas esse guardo para outras núpcias para vos falar dele. Continuando...

Se os nossos meninos se portarem como deve ser e Portugal passar às fases finais do Europeu, é altura de ir buscar outra vez a roupa vermelha e verde. Os quartos-de-final jogam-se entre 19 e 22 de Junho, sendo que os que nos interessam - os dos vencedores do grupo A - se disputam a 19 e a 20 de Junho, em Basileia e Viena, respectivamente. Basta-nos um! Se passarmos à semi-final, o jogo é no dia 25, em Basileia. Se tudo correr mesmo muito bem, vamos a Viena jogar a final a 29 de Junho! Façam figas :)

Como é óbvio, por esta altura os nervos já estão em franja e a Super Bock, que percebe destas coisas, marcou a primeria fase do SBSR deste ano para o dia anterior à final, a 28. Assim, como assim, a malta festeja por antecipação - ou afoga mágoas - e ninguém se chateia. E o que é que já se sabe deste festival que todos os anos anima o Parque Tejo? Quase nada. Apenas que os Iron Maiden cá vão estar, a 9 de Julho (?). Nisto nem o site oficial é certo. É que o segundo acto decorre nos dias 3, 4 e 5 de Julho. Enfim, até lá ainda se corrige este pequeno pormenor. Sabe-se é que, este ano, o Festival também se realiza no Porto. E viva o Norte!

Se acham que já terminou, está apenas a começar. Afinal, por esta altura estamos em pleno Verão e, portanto, tudo pode acontecer. Se no início de Julho há alguma acalmia, trata-se apenas de fogo de vista, para ver como está a água do mar. Só isso. Logo no fim do mês há que rever o estado das tendas, porque começa a verdadeira romaria.

De 17 a 26 de Julho, Sines recebe o Festival de Músicas do Mundo, que já conta com dez edições. Em relação a este, posso dizer que a 23 actuam os congoleses Kasai Allstars. Não consegui descobrir as datas mas o normal é que de Sines se rume a norte, mais precisamente a São Pedro do Sul, Carvalhais, onde durante uma semana se realiza o Andanças. Será mais ou menos na mesma altura em que, ali mesmo ao lado, se fará em Paredes de Coura mais uma edição inesquecível de boa música ao vivo. Este ano é nos dias 31 de Julho, 1, 2 e 3 de Agosto. Aqui tem mesmo de se escolher para que lado a caravana segue.

O melhor é mesmo ficar de papo para o ar nos dias que se seguem porque, na quinta-feira seguinte, a 7 de Agosto, já é suposto estar noutro ponto do País. Mais precisamente a Sudoeste. Este ano a festa da música na Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar, realiza-se de 7 a 10 de Agosto.

Cansados? Veremos se a estas datas não juntamos ainda o Festival de Vilar de Mouros! Normalmente fica ali, na última semana de Julho. Estão a ver algum espaço livre? Arranja-se! Se consigo fazer isto tudo? Difícil, vontade não falta e o resto... o resto logo se vê! Siga...

1 comentário:

Micaela Neves disse...

Bem, tou a ver que já tens a agenda preenchida. É só ramboia...