segunda-feira, dezembro 17, 2007

Simplesmente perfeito...

Este novo trabalho de promoção da costa oeste , com assinatura da BBDO está qualquer coisa de excepcional. As fotos são do britânico Nick Knight e o que se pretende é passar lá fora uma imagem de Portugal como um País moderno e virado para o futuro. Na minha opinião, esta é uma das melhores campanhas que tenho vistos nos últimos tempos. Parabéns!

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois é verdade é um dos melhores conceitos de promoção de portugal e só de pensar que por politiquices ficou em estado embrionário durante 4 ou 5 anos!!!!

Anónimo disse...

Permita-me discordar, mas...apesar da campanha, graficamente, estar muito boa, muito agradável à vista, há erros que continuam a ser cometidos.

Eu gosto mto dos Mourinhos da vida e etc, mas causa-me uma certa estranheza ver que a única forma de nos promovermos lá fora é recorrer a emigrantes de sucesso.

E que tal começarmos a olhar cá para dentro e ver quem é que anda a fazer coisas para desenvolver este país? E que tal descobrir, destacar e premiar alguns dos bons exemplos que ainda cá estão? E que tal fugir ao cliché do futebol e fado. (ok também há uma artista plástica, mas mesmo assim continuamos agarrados a dois dos três Fs)

E que tal inovar mesmo e em vez de pegar em "portraits" pegar em vantagens realmente competitivas que nós temos em relação a grande parte da Europa (segurança, clima, e posição geográfica em alguns casos)

Por outro lado, verdade seja dita, que finalmente largaram o conceito rídiculo do "go deeper" e pegaram num outro conceito realmente interessante para nos pôr no mapa e diferenciar dos congéneres europeus ("Europe's West Coast").

E por falar em Portugal....será que não temos cá fotógrafos tão bons ou melhores como o Nick Knight? É que se é para pegar em bons exemplos podiam também dar oportunidade aos fotógrafos que por cá andam.

Ah e falta ainda saber porque é que o Turismo de Portugal está a gastar este dinheirão todo agora se no início do próximo ano vai voltar a fazer uma campanha ainda mais cara? Parece-me um desperdício de dinheiro, num país que está permanentemente em crise..

Beijinhos Vanita! JB

Vanita disse...

Muito obrigada pelo comentário :))

Mas discordo! Acho que isso de se olhar para dentro para nos valorizarmos é uma boa teoria mas não serve o objectivo. Acredito que o grande valor desta campanha é que, pegando no pouco que se consegue saber de nós lá fora, se mostra que existimos e temos algo que vale a pena conhecer. Mesmo a ideia de usar um fotógrafo nosso, melhor até, para fazer a campanha não me convence. Sei que temos grandes valores cá dentro e estou cá sempre para os apoiar mas aqui esta marca só mostra que somos pessoas viradas para fora. Estivemos tempo de mais fechados em nós próprios, é altura de fazer o equilibrio, de nos reencontrarmos nos outros. E isso sim, é o que esta campanha reflecte.

Continua sempre a vir visitar-me. Adoro :)

Anónimo disse...

Eu percebo isso que estás a dizer, esse conceito de olharmos para fora. Mas esta não é uma campanha da UE. Não é o espaço para dizer que nós também fazemos parte do melting pot.

Na minha opinião, este é dos poucos casos em que temos de pegar no made in Portugal e divulgá-lo. Neste caso temos de ser egoístas e falar de nós, só nós.

Vamos começar do início. Para quem é esta campanha? Para estrangeiros. E foi feita por quem? Ministério da Economia e da Inovação, Turismo de Portugal, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e conta com o apoio do Programa de Incentivos à Modernização da Economia.

Tendo estes factores em conta, subentendo que o objectivo é por um lado promover o Turismo, na vertente incom, e por outro, promover o incentivo a investimentos estrangeiros em Portugal.

Daí que ache que este é o momento para pegarmos nos nosso valores e esborratá-los na cara de todos.

Eu própria não me importava de ser emigrante, mas quando olho para estas caras a promoverem Portugal só penso "mas se Portugal é assim tão bom porque é que foste lá para fora?".

Há tanta gente a esforçar-se, a ter boas ideias, a inovar, a criar, a inventar....e em tantas áreas...por vezes só faltam incentivos e um empurrão inicial.

Ok pode não ser apelativo pôr uma foto do Manuel Antunes e dizer que ele é biólogo. Mas é para isso que existem os "génios" da publicidade, para pagarem em algo e apresentarem de forma apelativa.

Pequena ressalva no meio disto tudo...em relação aos retratos, só estou mesmo contra o a participação do Mourinho e do Cristiano.

E agora pequena justificação do comentário anterior: "três milhões de euros investidos pelo TP, ip (turismo) e AICEP (comércio e investimento) e co-financiados pelo PRIME" (in Publituris). Acho muito para o que é e tendo em vista que nos próximos meses se vai voltar a gastar balúrdios...

PS - a foto do Cristiano, à primeira vista, parece que ele tem um cachecol de plumas :S

Bjs, JB

Anónimo disse...

Não fugindo do tema desporto, estas contra os dois que mencionas-te porque? Pelo mediatismo e facil ascensão na carreira? o que?

Existem outros desportistas que estão na campanha e que têm mais projecção internacional do que nacional e continuam em clubes em Portugal e por vezes ngm sabe deles até ganharem uma medalha, não axas "injusto" que olhando para dentro como tu sugeres nós proprios não
reconhecemos os nossos valores?

PS: isto é uma campanha virada para fora.

Vanita disse...

Isto já começa a parecer um bocadinho surreal. Um anónimo com argumentos contra outro anónimo! Quase esquizofrénico diria. Mas para que ninguem se atrapalhe eu ajudo: um tem assinatura, outro não. Animem-se e entrem na discussão ;)

Anónimo disse...

Não tenho nada contra eles e acho óptimo que continuem a vingar seja aqui ou lá fora. Bons exemplos são sempre bem vindos (pode ser que a malta por cá se inspire)

Mas sim, baralhei-me a explicar os meus argumentos. Vou tentar sintetizar:

- Não acho que esta seja uma campanha para transpor estes valores porque estamos a mostrar o que todos os países têm: pessoas de sucesso. Daí ter dito que se é para cativar turismo e investimentos devíamos apostar noutros aspectos realmente competitivos e que outros países não tenham (como já disse, há muitos exemplos: segurança, clima, etc...há mtos outros).

- Mas já que a campanha está nestes moldes o que é que poderia ter sido feito para ficar melhor? E é aqui que entra a minha crítica ao mourinho e ronaldo. Por um lado saúdo a iniciativa de variarem as pessoas, mas mais uma vez recorreram ao Mourinho e ao Cristiano (ok admito...estou farta de os ver em tudo o q é pub). Além disso gostei mais de ver apostarem nos exemplos de quem tem sucesso mas que vive em Portugal (acho que tem mais lógica nesta campanha).

Voltando ao ponto inicial....e exactamente por esta ser uma campanha virada para fora, e porque tem dois objectivos muito claros acho que não se deveria gastar 3M€ a fazer campanhas que não apresentam nada de diferente dos restantes países com que estamos a "competir". O único aspecto em que mudaram foi mesmo no slogan e ainda bem.

Mas pessoas famosas e bons profissionais todos os países europeus têm.

Acho que deveriam ter feito uma pergunta muito simples: O que é que nós temos para conseguir atrair turistas e investimentos de Espanha, Itália, UK, Alemanha, França, Holanda e Bélgica? Sim, porque a ideia é pôr estes cartazes nestes e noutros países.

Fui mais clara?

Anónimo disse...

Sorry esqueci-me de assinar o último post.

Ass: JB

Vanita disse...

Bem, não querendo deitar mais achas para a fogueira, continuo a insistir que a campanha serve muito bem o objectivo a que se propõe. Porquê? Ora bem, se eu estiver na cabeça de um estrangeiro que mal sabe onde fica o nosso país, e quem anda por aí sabe como isso é, o que me lembro quando oiço falar em Portugal? Automaticamente a resposta é Mourinho, Figo, Cristiano Ronaldo. Há uns anos era Eusébio. Ok. Atendendo a esta realidade incontornável, bora pensar em como chegar a estas cabecinhas ocas. Pois bem, puxando pelas caras que sabem associar ao nome Portugal, mostramos-lhe os tesouros que cá temos. E aí estamos a mostrar o que JB tanto fala: praias paradísiacas que transmitem uma sensação indiscutível de conforto e segurança. Podes não gostar, mas o objectivo está lá! E é o que se pretende! É questionável porque temos outros valores para mostrar? Se nem cá dentro temos noção deles, como nos podemos aventurar a tentar explicá-los lá para fora. Isso sim, iria parecer-me deitar dinheiro à rua.

Esta é só a minha opinião. Mas estou a gostar de ler as vossas :)

Anónimo disse...

Ao que parece o sr Knight foi buscar a ideia do seu projecto ao trabalho fotográfico de um estudante português em Londres. Que irónico.

Vejam
http://oultimogrito.blogspot.com/