segunda-feira, janeiro 06, 2014

Há o mito e há o homem

E, embora sejam a mesma pessoa, não se confundem. O homem tem defeitos terrenos, como qualquer ser humano. O mito é um ser que ascende à categoria de Deus, muito acima de qualquer humano. A lenda vive muitos mais anos do que o corpo que lhe dá origem. Ao corpo pertencem as qualidades humanas, que se esvaziam aquando da morte. Eusébio é um símbolo nacional, já o era muito antes da sua morte e manter-se-á assim por mais anos do que poderemos prever. Mas o homem que era Eusébio morreu ontem e também merece respeito. Não era um homem perfeito, nenhum homem é, mas como todos, deve ser dignificado na hora da sua despedida. Não quer dizer que se apague eventuais actos menos próprios de um homem que tem a sorte de ascender à qualidade de ser superior, mas sim que se deve respeitar quem ama o ser humano que foi. Nada disso, no entanto, invalida que as afirmações de Mário Soares estejam erradas. Quem lidou um dia que fosse com Eusébio sabe-o. Mário Soares peca apenas pelo sentido de oportunidade e por não respeitar a dor dos outros. Porque um dia, quando também ele chegar ao outro lado, vozes se levantarão contra o ex-Presidente da República. E também essas vozes estarão erradas. Por não respeitarem o momento da morte. Que é o que distingue os homens dos mitos. 

5 comentários:

Kapu disse...

As palavras do Soares são verdadeiras?? Sendo, falha enorme. Enorme. Porque há falhas de caráter bem mais graves que beber uns copos. Soares devia sabe-lo. Como dizes, ninguém é perfeito. Respeitar agora o momento. Há tempo para tudo, certo?

vanita disse...

Concordo a 100%. Eu já ouvi o vídeo com os comentários e não me parece que tenha sido com má intenção mas, lá está, não é altura para isso.

Olha, bom ano para ti :)

Kapu disse...

Bem, quem os fez foi o Mário Soares, certo? Dizer que não foi com má intenção é sempre um risco Vanita. ;)

Deus....eu ia jurar que te tinha desejado um bom ano!!! DESCUUUUUUULPA!!! :(

Bom ano querida! Um ano memorável, por boas razões, é o que te desejo. Também já mereces, né?? ;)

vanita disse...

Bom dia, alegria. Desejaste bom ano sim senhor, esquecias-te lá disso? :) Só que foi noutra mensagem e eu, para poupar tempo, disse tudo no mesmo comentário. Tudo de bom também para ti. Será que nos conhecemos pessoalmente? :)

Beijinhos

Rita disse...

Desse senhor não se pode esperar muito. Já não é a primeira vez que é inconveniente.