quinta-feira, janeiro 02, 2014

À luz da cabeceira

Propus-me ler 12 livros em 2013. É o meu mínimo olímpico: um livro por mês. A medo, achei que seria melhor fazer uma aposta segura, que não sou de me lançar em desafios que acho que não consigo vencer. Rapidamente percebi que era uma patetice e dobrei a aposta ainda o ano não ia a meio. Vinte e quatro livros preencheram as minhas horas de prazer em 2013. Sem grandes rodeios, deixo-vos o meu top 5, num ano em que nenhum dos livros me arrebatou como já aconteceu noutras alturas. De forma completamente aleatória, aqui estão os cinco que mais me entusiasmaram:

- "O Fio da Navalha", de Somerset Maugham;
- "Véu Pintado, de Somerset Maugham (para quem anda há mais anos nisto da blogoesfera, é o livro que inspira o nome de Kitty Fane, do blog O Amor É Um Lugar Estranho);
- "Dentro do Segredo", de José Luís Peixoto;
- "As Primeiras Coisas", de Bruno Vieira Amaral;
- "A Desumanização", de Valter Hugo Mãe

Para 2014 fui mais arrojada. Propus-me ler 20 livros durante todo o ano - peanuts para muitas das minhas amigas. Mas, atendendo à pouca vontade que tenho tido, não sei se consigo cumprir o objectivo. Ainda assim, tenho algumas preferências que já estão na mesa de cabeceira à minha espera. A saber:

- "O Herói Discreto", de Mario Vargas Llosa (já comecei mas fiz uma pausa para me deliciar com "O Hobbit", de JRR Tolkien);
- "O Teu Rosto Será o Último", de João Ricardo Pedro;
- "O Feitiço de Xangai", de Juan Marsé;
- "Paixão em Florença", de Somerset Maugham (sim, de momento, é o meu autor de eleição);
- "Pela Estrada Fora", de Jack Kerouac (já devia ter sido este ano)

E vocês, que leituras vos iluminam os dias?

7 comentários:

Patrícia disse...

Olá Vanita,
Tenho muita vontade de ler o "As primeiras coisas". Espero que seja um dos livros que vou ler em 2014 (mas tenho tantos à espera por ler que vou tentar ao máximo não comprar novos livros este ano).

Carolina disse...

Ui, boa sorte com o On the Road!

E eu quero muito ler o "A culpa é das estrelas", mas ele desapareceu das livrarias. Still looking :)

E a Kitty Fane...! Ao tempo! Ela entretanto acabou com o Amor É Um Lugar Estranho...

vanita disse...

Sofro do mesmo mal, Patrícia. Os livros nunca são poucos, pouco é o tempo que temos para os ler. E sim, recomendo o livro do Bruno Vieira Amaral. Beijinhos,

vanita disse...

Sabes que ainda não li o On the Road por tua causa? :)

"A Culpa é das Estrelas" também está na minha wishlist e outro que também é por tua influência:"A Gárgula".

Beijinhos miúda.

Rita disse...

Eu tenho tantos em fila de espera que nem sei por onde começar. Parece que há alturas em que por mais que queiramos, o tempo não chega. Espero recuperar este ano.

umavidasemcouves disse...

Eu vou ler o Thor.

Kapu disse...

Neste momento? "Life", a biografia do Keith Richards. Depois deste vamos para o 2666 do Bolano. Mais para a frente logo se vê. Um bom 2014 querida!!! ;)