quarta-feira, maio 23, 2012

quarta-feira, maio 16, 2012

Seis anos

Foi há seis anos que me leram a sentença que mudou a minha vida e condicionou muitos dos meus passos até hoje. Há seis anos obriguei-me a aprender o valor de se ter uma atitude positiva perante o mais dramático dos cenários, a valorizar todas as pequenas conquistas e a estar preparada para abraçar o que vier, bom ou mau. Seis anos de luta, sofrimento, dor e alegria. Seis anos de vida.

terça-feira, maio 15, 2012

A Chuva Antes de Cair

Talvez a culpa seja do meu estado de espírito - não era de todo dos melhores -, talvez seja da estrutura do livro, ou então tenho que admitir que não sou a maior fã de Jonathan Coe. A história é engraçada mas não me convence. O drama de Rosamond e a sua obsessão pela prima Beatrix e toda a sua família parece-me psicótico e apenas me faz sentir pena. Pena que a protagonista desta história nunca tenha tido coragem de seguir em frente e viver a própria vida, tal como todas as outras personagens fizeram. Mas isto sou eu...

segunda-feira, maio 14, 2012

quarta-feira, maio 09, 2012

Os jornalistas e os patrocínios

Deixam-me mal disposta.

Os feriados e os animais

"As datas são importantes e os feriados são isto: as vírgulas, os pontos finais, a pontuação do ano. As biografias fazem-se destas coisas. Dos acontecimentos. Atrás de cada feriado há uma história e uma razão"

Porque há muito tempo que não lia algo que mexesse tanto comigo. Porque lhe quero dar destaque. Porque tudo isto devia ser conhecimento inato e é uma pena que tenha de ser dito. Porque se justifica. Aqui.

terça-feira, maio 08, 2012

Não me sei vender. Anulo-me

Hoje tive a prova disso. Mais uma vez. Não gosto de me evidenciar e de puxar os holofotes para mim o que, à partida, é uma qualidade. Mas esta minha mania vai mais longe. Na ânsia de impedir o ego de assumir proporções vistosas, anulo-me. Escondo o que sou, desvalorizo o que tenho para dar e, pior, fico triste por isso. Porque não sei vender o que muitos querem comprar e eu até tenho para dar. Inacreditável, é que o faço por opção. Não ia contar esta parte -para a esconder! - mas hoje estive numa escola a falar da minha profissão e optei por falar genericamente das consequências de se enveredar por este caminho. Se tenho histórias? Demasiadas. Se são interessantes. Sim, quanto mais não seja porque envolvem figuras de destaque na nossa sociedade e um meio a que poucos acedem no dia-a-dia. Se as contei? Não. Guardei para mim. Porque não gosto de me evidenciar.

segunda-feira, maio 07, 2012

Sou tão culta

Dos últimos seis filmes que vi no cinema, três eram franceses. A "O Artista", seguiu-se "Amigos Improváveis" e "Os Infiéis". Não sei se isto quer dizer alguma coisa, mas recomendo os três.

sábado, maio 05, 2012

sexta-feira, maio 04, 2012

Para seguir o conselho da Inês #1

O que me dizem uma bola de gelado de tangerina do Santini, com outra de chocolate para contrastar? Portuguese do it better.

Pois, eu só digo mal

Mas não aguento aquelas pessoas que mascam pastilhas de forma a que se oiça a dez quilómetros de distância.

quarta-feira, maio 02, 2012

terça-feira, maio 01, 2012

Isto preocupa-me

Um país onde uma cadeia de supermercados pode - sabe-se lá com que propósitos! - baixar os preços para metade e, com isso, movimentar vários actos de desespero - fruto de medidas que sabemos de onde vêm! - de pessoas que vêem nisso uma solução para o buraco em que estão metidas. Os primeiros a brincar com a desgraça consentida e aprovada dos segundos. Foi a isto que chegámos? Será suficiente para percebermos onde este caminho nos leva? Ou ainda podemos continuar a fechar os olhos por mais uns tempinhos?

quinta-feira, abril 26, 2012

Esta agora!

O que fui eu fazer? Meti-me com os casamentos e já perdi duas leitoras. Que, afinal, as minhas opiniões são ofensivas, que perdi qualidade nos textos que escrevo, que não vale a pena continuar a passar por cá. Tenho pena, tenho mesmo. Não posso mudar o que sou e, de facto, a honestidade e franqueza sempre me trouxeram este tipo de dissabores na vida. Porque é que aqui haveria de ser diferente? Na verdade, de há muito tempo para cá, tenho vivido na ilusão de que praticamente ninguém lê o que aqui escrevo. Descubro da pior maneira, com a desilusão de quem apreciava o que por aqui ia deixando, que não é assim. Já disse que tenho pena?

quarta-feira, abril 25, 2012

25 de abril

Tenho pena de assistir à destruição de muito do que foi conquistado. 

Para não haver mal-entendidos

Não quero que se sintam mal com as minhas opiniões. Não gosto de casamentos à americana, nunca gostei. Acho que são bimbos e de mau gosto. Não gosto sequer de pensar no processo de escolha de toda aquela piroseira -  na minha opinião! - que engalaniza a cerimónia. Acredito que o conceito de dama de honor é mesquinho e dificilmente me farão mudar de ideias. Detesto os vestidos em cores vibrantes e, pior, fico doente de pensar na "selecção" das "verdadeiras" amigas que terão essa distinção naquele dia. Sofro porque penso nas injustiças que poderão e, certamente, serão cometidas. E eu sou pelos desfavorecidos, sempre fui. Mas, lá está, como tudo o que escrevo neste blog, esta é a minha postura. Não obrigo ninguém a pensar como eu, mas também não pretendo ofender quem quer que seja com as minhas ideias. São minhas.

Vestida para Casar

Como é que as pessoas podem gostar de ser/ter damas de honor? Que humilhação. Que mesquinho. Que feio.

terça-feira, abril 24, 2012

Coisas que me encanitam

Aquelas pessoas que, estando em grupo, segredam com o colega do lado, excluindo todos os outros. Acho que foi na primária que me ensinaram isto...

São coisas que acontecem

A prova de que um blog já não me entusiasma mede-se na quantidade de unread itens que deixo acumular no Google Reader. Um valor mais real do que qualquer blogómetro possa indicar.

quinta-feira, abril 19, 2012

Vai ser um dia longo...

Até agora, uma amiga deu entrada no hospital e já se cruzou com a boa fauna de médicos que pulula por aquelas bandas. Duas despistaram-se por causa da chuva e não conseguiram chegar ao emprego pelo próprio pé. Felizmente, foi só chapa. E eu entrei em delírio com esta notícia.

Emoções fortes

Desde os meus 12 anos que o dia 20 de abril se encheu de significado para mim. Este ano, o 19 de abril prepara-se para se encher de emoções. Duas amigas do peito, dois motivos diferentes e apenas um coração para absorver tudo isto. Da minha parte, seguem todas as boas energias e um desejo de que o 20 de abril chegue rápido. Emoções.

domingo, abril 15, 2012

Sobre o autor do momento

O mundo da literatura está em festa esta semana. O escritor George R. R. Martin vem a Portugal na quarta-feira e fica por cá, a oferecer autógrafos e a falar com os fãs, até sexta. Quem é que não está excitado com isso?

quarta-feira, abril 11, 2012

Raciocínio instantâneo

Lê-se algo absurdo sobre gays e não se consegue ver para além disso. Por mal escolhidas que estejam as palavras, que estão, é constrangedor perceber que não se consegue sair do óbvio e perceber a mensagem que se pretende transmitir. Não se consegue ou não se quer. Porque isto de raciocinar também é uma opção e, por vezes, é mais fácil a indignação.

terça-feira, abril 10, 2012

Num starbucks

Toda a gente, mas mesmo toda a gente, tem um portátil, um tablet ou um telemóvel à frente.

sexta-feira, abril 06, 2012

O Filho de Mil Homens

Nunca pensei que pudesse, depois dos 30 e de muitos livros me passarem pelas mãos, cruzar-me com um que mexesse tanto comigo a ponto de abanar a minha pirâmide de favoritos. Sobretudo que um livro capaz de tamanha revolução surgisse da caneta de um autor recente, com grande reconhecimento é certo, mas ainda com créditos por firmar. Este é o livro. Maravilhoso. Delicioso. Profundo. Simples. Complexo. Único.

Morreu-se-me qualquer coisa

Parte de mim perdeu-se e nunca mais me encontrei. Diria que seria a melhor, não sentisse que é mentira. Será isso prova de que posso renascer? Volta-se a viver a troco de quê?

quarta-feira, abril 04, 2012

Jess e os Rapazes

Pode não ser maravilhoso, mas gosto tanto da Zooey Deschanel que estou viciada. Adoro.

segunda-feira, abril 02, 2012

sexta-feira, março 30, 2012

quinta-feira, março 29, 2012

A culpa é do Alexandre

Tenho saudades deste blog. Daquilo que um dia foi.

Lições

A honestidade anda pelas ruas da amargura. Assumir o que se é e o que se pensa é abrir portas ao que de pior o ser humano tem para oferecer. Hoje em dia vivem-se mentiras com um sorriso na cara e uma palmadinha nas costas. É-se mais feliz na falsidade.

terça-feira, março 27, 2012

Memória curta

Os jornalistas não podem fazer publicidade. Quando Manuela Moura Guedes deu a cara por um detergente da loiça, correram a confirmar se tinha dado baixa da carteira profissional. Agora andam desleixados com esses policiamentos.

O filho de mil homens

"Ser o que se pode é a felicidade".

segunda-feira, março 26, 2012

Constatação

O bom de se ver uma série quando está no ar é que, ao fazeres um simples comentário, há sempre quem te perceba e acompanhe.

Another guilty pleasure

Blogs de miúdas adolescentes.* Tão maus que são bons.

*obviamente que não estou a falar de pessoas conhecidas por quem tenho mesmo muita admiração e apreço

quarta-feira, março 21, 2012

Inédito

Cheguei a casa e ainda é dia.

Parabéns André!


É um prazer ver um amigo singrar. Dou-te quatro estrelas porque a genialidade que irrompe em muitas destas páginas pede que não faças deste um acto isolado. Quatro estrelas porque, mais do que uma biografia, quero ver-te brilhar num registo teu, quero ver-te alcançar cinco estrelas e um sorriso. Maior do que este que me roubaste agora. Sei que consegues.

Aprendam que eu não duro sempre

Personagem é feminino. A personagem. Independentemente de ser representada por homem ou mulher. Vá lá, não custa assim tanto.

terça-feira, março 20, 2012

Sinto alguma revolta

Tenho saudades de ler!

A lata

Enquanto pago em senhas de refeição, num estabelecimento deste País, preparo-me para colocar o restante em dinheiro. Passa-se o seguinte momento:

Empregada - Assim até pode é entregar logo três senhas que faz o total.
Eu - Mas vocês não dão troco...
Empregada - São dez cêntimos!
Eu - Se for ao contrário, aceita?
Empregada - Pois, ao contrário não.
Eu - [estamos conversadas].

sábado, março 17, 2012

Mais ninguém percebe isto?

O Clooney, o querido Clooney, só foi preso para dar visibilidade à manifestação pelo Sudão. No minuto em que lhe puseram as algemas, a notícia espalhou-se pelo Mundo, à velocidade de um rastilho.

quinta-feira, março 15, 2012

Cansam-me

Ou estou a ficar sem paciência ou as pessoas, bloggers, andam a ficar chatas. Se não estou enganada, ainda é possível escrever posts grandes, em quantidade de linhas e caracteres, de forma escorreita e com graça. Quem é que quer ler relatos do que quer que seja se não tiverem algo que encante no discurso? Provavelmente estou a ficar velha...

quarta-feira, março 14, 2012

Boas sensações

Acreditas que alguma coisa deves estar a fazer bem quando, no mesmo dia, és alvo de vários gestos especiais de carinho que te aconchegam a alma. Obrigada.

Das coisas boas da vida

Houve uma alminha que me obrigou a voltar a ler o site dos segredos. Em boa hora o fiz porque me deparei com esta história deliciosa. Não acham?

Que sufoco

A vida sempre a por-me à prova.

terça-feira, março 13, 2012

Dia cheio

Sai de casa, esqueci-me do pequeno-almoço. Cheguei ao emprego, percebi que tinha deixado o gravador em casa. Fui buscá-lo numa corrida depois do almoço. Sem me aperceber, deixei-o no carro. Safou-me o telemóvel, que também grava cenas. Mudaram-me os planos todos a meio da tarde. Mudaram outra vez ao final do dia. Correu tudo bem. Sinto-me realizada como há muito não acontecia. E sabe tão bem.

segunda-feira, março 12, 2012

Diagnóstico

Ao que parece, segundo os médicos, nunca terei qualidade de vida por causa das dores que me irão acompanhar. Só se eu deixar, acrescento eu. Uma dor de barriga pode roubar-me um sorriso momentâneo, mas não me rouba a alegria de viver. Era o que faltava.

quinta-feira, março 08, 2012

Celebrar o dia da mulher é...

Dizerem-me que o meu salário acompanha o dos meus colegas e que tenho a mesma margem de progressão na carreira que eles. E ainda não é desta.

terça-feira, março 06, 2012

Sou uma pessoa má

Disse que à senhora da caixa que estou grávida só porque ela me obrigou a ceder a vez - não o lugar porque não havia fila - a uma gestante. Deixei a verdadeira passar, mas depois brindei a implicante com uma novidade inventada: "Também estou grávida!". Eu sei, vou parar ao Inferno.

domingo, março 04, 2012

Nada é o que parece

Se simulas amizade, porque é que as minhas alegrias te incomodam?
Se te mostras interessado, porque é que guardas um mundo que escondes?
Queres verdade mas vives mentiras. Ages em conformidade com o sabor do vento.
Sorrisos manipulados que se apagam quando a luz se vai.
Carinhos emprestados em saudações vazias.
Mentiras disfarçadas de realidades.

sexta-feira, março 02, 2012

A excepção confirma a regra

Não era sequer justo se não fizesse pelo menos menção à entrevista que o Alexandre me fez. Podem espreitar aqui. Mas não se habituem que, por estes lados, continua o registo intimista habitual da Vanita. Sem misturas.

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Coisas boas, disse eu?

Que o resto do ano não imite o dia que lhe confere a particularidade de ser bissexto.

Constatação

Bissexto é sinónimo coisas boas.

29 de fevereiro

Que nenhuma estrela queime o teu perfil
Que nenhum deus se lembre do teu nome
Que nem o vento passe onde tu passas.

Para ti criarei um dia puro
Livre como o vento e repetido
Como o florir das ondas ordenadas.

Sophia de Mello Breyner Andresen

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Entre ginecologistas

"Epá, oh Lopes, já sabes que também é importante um gajo ver as mulheres", numa banal conversa telefónica sobre vários casos que têm em mãos.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Cúmulo da parvoíce

Ouvir dizer que um dos vestidos dos Óscares "era assim, simplório". Há pessoas que se acham, não há?

170 mil

Um dia de aniversário sem prendas não é a mesma coisa. Por aqui atingimos os 170 mil leitores e fico feliz por isso. Já disse várias vezes que não são os números que me motivam e, na verdade, até me tenho desleixado um pouco com o blog. As visitas têm diminuído mas, ainda assim, há uma pequena legião de leitores que marca presença de forma assídua. Obrigada por existirem.

domingo, fevereiro 26, 2012

Em dia de aniversário

Deixo-vos um desafio

Corria o ano de 2007 quando, durante a exibição da entrega de Óscares, criei este espaço. Estava sozinha, deprimida e há muito que idealizava um blog na minha cabeça. Entretanto já fui viciada nele, já o fechei, já o abandonei, já pensei desistir e abrir outro. Mas, pessoas nostálgicas como eu, nunca largam o passado de ânimo leve e, assim, a Caixa dos Segredos vai-se mantendo por aqui. Com mais ou menos entusiasmo, este é o meu recanto.

E qual é o desafio que vos deixo? Já adivinharam. É uma pergunta: onde se imaginam daqui a 5 anos? Onde gostariam de estar e onde acham que se vão encontrar? Contem-me tudo. Daqui a 5 anos podem cá voltar para fazer um balanço. Porque é isso que fica, certo? O registo do que somos, do que fomos...

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Disclaimer

Ao contrário do ano passado, em 2012 pretendo ler ao meu próprio ritmo. Saborear os livros e as histórias com o meu tempo. Gostei de me testar e perceber que, se quiser, consigo superar-me. Mas, este ano, o meu objetivo é respeitar a minha própria velocidade e aproveitar a viagem. Ou seja, o objetivo ali colocado ao lado, bem maior do que o atingido em 2011, é meramente indicativo.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Conseguem perceber quem é?

Como é que uma jornalista que, por vezes, troca o -r- pelo -g- é uma das pivôs mais conceituadas do País?

Como diz uma amiga

Será que as pessoas se lembram que, ao exporem voluntariamente a felicidade, um dia serão obrigadas a partilhar a infelicidade?

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Crescer é...

Quando os nossos pais deixam de ser os super-heróis que nos protegem do mundo e esse papel apaziguador também passa a ser desempenhado por nós.

E a conclusão é...

Perdemos a inocência. There's no way back.

Há dias cheios

Hoje foi um deles. Cheio de compromissos, de stress, de trânsito, sol e cansaço. Cheio de notícias, boas e más, novidades para digerir e exames para fazer. Cheio de responsabilidade e capacidade de enfrentar mais um desafio daqueles que ninguém quer. Cheio de amizade, partilha e aquela coisa boa e mágica que acontece entre duas pessoas. Às vezes três. Há dias assim. Hoje foi um deles.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Dia dos namorados é...

Ver a foto de casamento de um ex publicada no FB, em jeito de promoção ao amor. O mesmo ex que escolheu este dia para por um ponto final na relação. Weird.

domingo, fevereiro 12, 2012

Tumultos na Grécia

Aposta-se num enviado especial que não consegue informar a partir do local onde está em segurança, refugiado da confusão. Right!

Fenónemo Whitney Houston

Em menos de dois minutos, depois de surgir a primeira notícia - ainda sem causas nem detalhes - da morte de Whitney Houston, a informação chegou à Wikipedia, à televisão e espalhou-se nas redes sociais à velocidade de um rastilho. Nem dez minutos tinham passado e já as publicações davam conta dado óbito, de todos os cantos: Brasil, Espanha, Estados Unidos. Revistas cor-de-rosa, jornais sérios e de referência, publicações online. Todos reagiram e espalharam a novidade, ao mesmo tempo que os fãs, os admiradores ou os simples curiosos. São estes os tempos.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Esta insatisfação que me consome

É um querer ser diferente
mudar
e não conseguir. É ansiar! Desejar mais, sonhar alto.
Sem acreditar...

Duvidar, desacreditar e esmorecer.
É apagar-me
sem querer...

terça-feira, fevereiro 07, 2012

De como podia ser terapeuta de emoções

Há quem goste de confundir arrogância com mecanismos de defesa. Digo que gostam porque a diferença é visível, não dá para enganar. Arrogância é calma, ousada, sem alteração de tom nem timbre. É uma resposta natural que dá voz ao que se tem como certo. Mecanismo de defesa veste-se de nervosismo, atitude altiva apenas na aparência e tensão que se reflecte na forma desajeitada, por vezes abrupta, como as palavras saem. Se a arrogância não implica alteração da expressão no rosto, os mecanismos de defesa estão à vista de toda a gente. Como é que se podem confundir?

domingo, fevereiro 05, 2012

Há muito que não fazia uma destas

Em 24 horas já foram quatro filmes, um jogo de futebol, três episódios de duas séries e um de uma novela. Sim, tornei-me um vegetal. A culpa é do frio. Ou não...

segunda-feira, janeiro 30, 2012

São tão sensíveis

Anda para aí meio mundo chocado porque a Fnac sugere que se troque os Maias pela Meyer. Ora bem, para além do óbvio, que é não ser mais que uma tentativa falhada de se fazer um trocadilho, que mal há nisto? Deixem de se comportar como virgens ofendidas que isso não cai nada bem. A campanha é de trocas. O que se sugere é que se troque algo já lido e conhecido, Os Maias, por qualquer coisa de novo, as obras de Stephenie Meyer. Não se está a dizer que a saga Twilight é melhor do que as obras de Eça de Queirós, tenham lá calma. Abertura de espírito nunca fez mal a ninguém. Se os indignados, obviamente muito letrados no escritor português, perderem algum tempo a tentar entender aquele que é um dos fenómenos da década, talvez venham a perceber que cultura também é conhecer o mundo em que se vive. Não lhes morre um neurónio se, depois de lerem um livro, o trocarem por outro de menor qualidade literária. São dois livros que se lêem.

domingo, janeiro 29, 2012

A Casa do Sono

Formatado como um ciclo de sono, este livro é espantoso na forma como nos surpreende a cada momento, levando-nos a entrar num mundo onírico sem que nos apercebamos disso. Fica a dúvida quanto à linha que distingue ficção de realidade, mas mantém-se a certeza de que este sonho nos vai acompanhar por muito tempo. Obrigada Inês, por me teres cativado quando o leste e por tudo o resto.

sábado, janeiro 28, 2012

Fenómeno Leonardo DiCaprio

Faça o brilharete que fizer, que tem feito em larga escala, nunca chega à consagração junto da Academia de Hollywood. Tudo porque um dia, embriagado de juventude, ousou por em causa os seus pilares e as nomeações para os Óscares. É a sociedade que temos.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

A persistência

É puto. Acho sempre que tem 14 anos mas, afinal, já faz 16, a 16 de Março. Só o conheço destes meandros da net. Adicionou-me há uns tempos no Facebook e já percebi que se tornou amigo dos meus pares profissionais, o que lhe valeu o título de Daniel Oliveira do futuro. O miúdo quer ser jornalista e anda atrás do sonho. Acho-lhe piada por isso. Não tem medo e tenta a sorte, aproximando-se do mundo que admira. Se é este o caminho que o levará a algum lado, não sei. Mas sei que é esta a lábia que lhe vai abrir portas. Estou curiosa por saber onde vai chegar. Por enquanto divirto-me a ler o blog do puto. Aqui.

Olha, badamerda...

Mandar sms e ficar pendurada, falar no chat e nunca receber resposta. Caguei para este tipo de gente!

Ike[i]a

É como [i]água?

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Instabilidade profissional

Acabo a semana com o coração apertadinho. E não é por mim, é por todos nós.

Sobre o SOPA e o PIPA

Sem conhecimento aprofundado de causa, ocorre apenas a comparação com o tabaco. Começou por ser livremente comercializado, sinal de status social e sem qualquer limite à sua utilização. Actores e atrizes de Hollywood fumavam-no à vontade nalguns dos maiores clássicos de sempre do cinema. Depois estendeu-se às famílias e ao povo. Nos anos 70 era vulgar que pais e filhos puxassem do maço de tabaco à mesa, dentro de casa, sem censura nem recriminação. Até no quarto se fumava. Era chique, era bem, era um prazer, os seus malefícios ainda não eram conhecidos e não estava legislado. Da mesma forma, a Internet livre e sem limites, tal como a conhecemos, vai deixar de existir. Quando? É apenas uma questão de tempo, até que todo este consumo de informação gratuita que aglutina empregos e direitos se torne intolerável. A indústria da música está pelas horas da morte, o cinema vai-se aguentando e os jornais não podem continuar a fornecer conteúdos a custo zero. Tudo isto tem um preço, sempre teve. Há mão-de-obra que tem de ser alimentada para que continuem a existir as músicas que se partilham no Facebook, os livros que são citados ipsis verbis nos blogues ou aquela notícia de última hora que é reencaminhada no Twitter. Como e em que moldes esta mudança se vai operar? Se soubesse uma das respostas seria o Mark Zuckerberg do futuro.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Sou humorista e não sabia

Segundo o meu cérebro, que divaga pelos mais variados temas enquanto durmo, "o poder político divide-se em quatro grandes grupos". Só me conseguia lembrar de um: empresarial. Ainda estou espantada com o génio que sou de olhos fechados.

sábado, janeiro 14, 2012

Pause

Às vezes desligo completamente do mundo que me rodeia e, durante uns bons dias, vivo isolada, na minha bolha de conforto.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Estes dois também já andaram

Não, não estou esquecida. Antes de terminar 2011 despachei aqueles que correspondem ao segundo volume das Crónicas de Gelo e Fogo. São quatro livros lidos, faltam cinco dos já editados, outros tantos ainda por escrever e traduzir. E qual é o balanço, até agora? Pois bem, tenho de admitir que a história se está a tornar demasiado lenta. O interesse mantém-se, mas é consumido em lume brando, consoante a vontade do autor em esticar estas crónicas, que ainda têm de preencher vários volumes. Se, por um lado, esta estratégia nos aproxima das personagens e das suas motivações, por outro, esmorece a leitura, sobretudo quando estamos tanto tempo sem saber de alguns dos protagonistas ou sem que estes sofram grande evolução na sua trama. Ainda assim, deixo uma nota positiva para a escolha dos títulos que a editora portuguesa faz para os "segundos volumes" que inventou. Este "Despertar da Magia" é genial.

As Cinco Pessoas que Encontramos no Céu

Há livros que valem mais pelo carinho que sentimos por quem os recomenda com tanto entusiasmo. Foi o caso deste, o primeiro de 2012.

Afinal entrámos em 1952

São os doentes com mais de 70 anos que, "se quiserem" fazer hemodiálise, têm de pagar pelos tratamentos, é o fim da secção de Cultura na Agência Lusa, o congelamento do salário mínimo até ao final do ano, os jobs for the boys e os seus salários pornográficos . Futuro, que futuro?

terça-feira, janeiro 10, 2012

sexta-feira, janeiro 06, 2012

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Este ano que agora começa

Obriga-me a crescer e a fazer as pazes comigo e com o mundo que me rodeia. Obriga-me a engolir sapos, afrontas e desconsiderações com a certeza, já apreendida, de que os que se seguem serão sempre maiores. Acolhe-me com uma serenidade nunca antes experimentada, embalada com a convicção de que o equilíbrio depende sempre de mim.