sexta-feira, abril 06, 2012

Morreu-se-me qualquer coisa

Parte de mim perdeu-se e nunca mais me encontrei. Diria que seria a melhor, não sentisse que é mentira. Será isso prova de que posso renascer? Volta-se a viver a troco de quê?

quarta-feira, abril 04, 2012

Jess e os Rapazes

Pode não ser maravilhoso, mas gosto tanto da Zooey Deschanel que estou viciada. Adoro.

segunda-feira, abril 02, 2012

sexta-feira, março 30, 2012

quinta-feira, março 29, 2012

A culpa é do Alexandre

Tenho saudades deste blog. Daquilo que um dia foi.

Lições

A honestidade anda pelas ruas da amargura. Assumir o que se é e o que se pensa é abrir portas ao que de pior o ser humano tem para oferecer. Hoje em dia vivem-se mentiras com um sorriso na cara e uma palmadinha nas costas. É-se mais feliz na falsidade.

terça-feira, março 27, 2012

Memória curta

Os jornalistas não podem fazer publicidade. Quando Manuela Moura Guedes deu a cara por um detergente da loiça, correram a confirmar se tinha dado baixa da carteira profissional. Agora andam desleixados com esses policiamentos.

O filho de mil homens

"Ser o que se pode é a felicidade".

segunda-feira, março 26, 2012

Constatação

O bom de se ver uma série quando está no ar é que, ao fazeres um simples comentário, há sempre quem te perceba e acompanhe.

Another guilty pleasure

Blogs de miúdas adolescentes.* Tão maus que são bons.

*obviamente que não estou a falar de pessoas conhecidas por quem tenho mesmo muita admiração e apreço

quarta-feira, março 21, 2012

Inédito

Cheguei a casa e ainda é dia.

Parabéns André!


É um prazer ver um amigo singrar. Dou-te quatro estrelas porque a genialidade que irrompe em muitas destas páginas pede que não faças deste um acto isolado. Quatro estrelas porque, mais do que uma biografia, quero ver-te brilhar num registo teu, quero ver-te alcançar cinco estrelas e um sorriso. Maior do que este que me roubaste agora. Sei que consegues.

Aprendam que eu não duro sempre

Personagem é feminino. A personagem. Independentemente de ser representada por homem ou mulher. Vá lá, não custa assim tanto.

terça-feira, março 20, 2012

Sinto alguma revolta

Tenho saudades de ler!

A lata

Enquanto pago em senhas de refeição, num estabelecimento deste País, preparo-me para colocar o restante em dinheiro. Passa-se o seguinte momento:

Empregada - Assim até pode é entregar logo três senhas que faz o total.
Eu - Mas vocês não dão troco...
Empregada - São dez cêntimos!
Eu - Se for ao contrário, aceita?
Empregada - Pois, ao contrário não.
Eu - [estamos conversadas].

sábado, março 17, 2012

Mais ninguém percebe isto?

O Clooney, o querido Clooney, só foi preso para dar visibilidade à manifestação pelo Sudão. No minuto em que lhe puseram as algemas, a notícia espalhou-se pelo Mundo, à velocidade de um rastilho.

quinta-feira, março 15, 2012

Cansam-me

Ou estou a ficar sem paciência ou as pessoas, bloggers, andam a ficar chatas. Se não estou enganada, ainda é possível escrever posts grandes, em quantidade de linhas e caracteres, de forma escorreita e com graça. Quem é que quer ler relatos do que quer que seja se não tiverem algo que encante no discurso? Provavelmente estou a ficar velha...

quarta-feira, março 14, 2012

Boas sensações

Acreditas que alguma coisa deves estar a fazer bem quando, no mesmo dia, és alvo de vários gestos especiais de carinho que te aconchegam a alma. Obrigada.

Das coisas boas da vida

Houve uma alminha que me obrigou a voltar a ler o site dos segredos. Em boa hora o fiz porque me deparei com esta história deliciosa. Não acham?

Que sufoco

A vida sempre a por-me à prova.

terça-feira, março 13, 2012

Dia cheio

Sai de casa, esqueci-me do pequeno-almoço. Cheguei ao emprego, percebi que tinha deixado o gravador em casa. Fui buscá-lo numa corrida depois do almoço. Sem me aperceber, deixei-o no carro. Safou-me o telemóvel, que também grava cenas. Mudaram-me os planos todos a meio da tarde. Mudaram outra vez ao final do dia. Correu tudo bem. Sinto-me realizada como há muito não acontecia. E sabe tão bem.

segunda-feira, março 12, 2012

Diagnóstico

Ao que parece, segundo os médicos, nunca terei qualidade de vida por causa das dores que me irão acompanhar. Só se eu deixar, acrescento eu. Uma dor de barriga pode roubar-me um sorriso momentâneo, mas não me rouba a alegria de viver. Era o que faltava.

quinta-feira, março 08, 2012

Celebrar o dia da mulher é...

Dizerem-me que o meu salário acompanha o dos meus colegas e que tenho a mesma margem de progressão na carreira que eles. E ainda não é desta.

terça-feira, março 06, 2012

Sou uma pessoa má

Disse que à senhora da caixa que estou grávida só porque ela me obrigou a ceder a vez - não o lugar porque não havia fila - a uma gestante. Deixei a verdadeira passar, mas depois brindei a implicante com uma novidade inventada: "Também estou grávida!". Eu sei, vou parar ao Inferno.

domingo, março 04, 2012

Nada é o que parece

Se simulas amizade, porque é que as minhas alegrias te incomodam?
Se te mostras interessado, porque é que guardas um mundo que escondes?
Queres verdade mas vives mentiras. Ages em conformidade com o sabor do vento.
Sorrisos manipulados que se apagam quando a luz se vai.
Carinhos emprestados em saudações vazias.
Mentiras disfarçadas de realidades.

sexta-feira, março 02, 2012

A excepção confirma a regra

Não era sequer justo se não fizesse pelo menos menção à entrevista que o Alexandre me fez. Podem espreitar aqui. Mas não se habituem que, por estes lados, continua o registo intimista habitual da Vanita. Sem misturas.

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Coisas boas, disse eu?

Que o resto do ano não imite o dia que lhe confere a particularidade de ser bissexto.

Constatação

Bissexto é sinónimo coisas boas.

29 de fevereiro

Que nenhuma estrela queime o teu perfil
Que nenhum deus se lembre do teu nome
Que nem o vento passe onde tu passas.

Para ti criarei um dia puro
Livre como o vento e repetido
Como o florir das ondas ordenadas.

Sophia de Mello Breyner Andresen

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Entre ginecologistas

"Epá, oh Lopes, já sabes que também é importante um gajo ver as mulheres", numa banal conversa telefónica sobre vários casos que têm em mãos.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Cúmulo da parvoíce

Ouvir dizer que um dos vestidos dos Óscares "era assim, simplório". Há pessoas que se acham, não há?

170 mil

Um dia de aniversário sem prendas não é a mesma coisa. Por aqui atingimos os 170 mil leitores e fico feliz por isso. Já disse várias vezes que não são os números que me motivam e, na verdade, até me tenho desleixado um pouco com o blog. As visitas têm diminuído mas, ainda assim, há uma pequena legião de leitores que marca presença de forma assídua. Obrigada por existirem.

domingo, fevereiro 26, 2012

Em dia de aniversário

Deixo-vos um desafio

Corria o ano de 2007 quando, durante a exibição da entrega de Óscares, criei este espaço. Estava sozinha, deprimida e há muito que idealizava um blog na minha cabeça. Entretanto já fui viciada nele, já o fechei, já o abandonei, já pensei desistir e abrir outro. Mas, pessoas nostálgicas como eu, nunca largam o passado de ânimo leve e, assim, a Caixa dos Segredos vai-se mantendo por aqui. Com mais ou menos entusiasmo, este é o meu recanto.

E qual é o desafio que vos deixo? Já adivinharam. É uma pergunta: onde se imaginam daqui a 5 anos? Onde gostariam de estar e onde acham que se vão encontrar? Contem-me tudo. Daqui a 5 anos podem cá voltar para fazer um balanço. Porque é isso que fica, certo? O registo do que somos, do que fomos...

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Disclaimer

Ao contrário do ano passado, em 2012 pretendo ler ao meu próprio ritmo. Saborear os livros e as histórias com o meu tempo. Gostei de me testar e perceber que, se quiser, consigo superar-me. Mas, este ano, o meu objetivo é respeitar a minha própria velocidade e aproveitar a viagem. Ou seja, o objetivo ali colocado ao lado, bem maior do que o atingido em 2011, é meramente indicativo.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Conseguem perceber quem é?

Como é que uma jornalista que, por vezes, troca o -r- pelo -g- é uma das pivôs mais conceituadas do País?

Como diz uma amiga

Será que as pessoas se lembram que, ao exporem voluntariamente a felicidade, um dia serão obrigadas a partilhar a infelicidade?

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Crescer é...

Quando os nossos pais deixam de ser os super-heróis que nos protegem do mundo e esse papel apaziguador também passa a ser desempenhado por nós.

E a conclusão é...

Perdemos a inocência. There's no way back.

Há dias cheios

Hoje foi um deles. Cheio de compromissos, de stress, de trânsito, sol e cansaço. Cheio de notícias, boas e más, novidades para digerir e exames para fazer. Cheio de responsabilidade e capacidade de enfrentar mais um desafio daqueles que ninguém quer. Cheio de amizade, partilha e aquela coisa boa e mágica que acontece entre duas pessoas. Às vezes três. Há dias assim. Hoje foi um deles.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Dia dos namorados é...

Ver a foto de casamento de um ex publicada no FB, em jeito de promoção ao amor. O mesmo ex que escolheu este dia para por um ponto final na relação. Weird.

domingo, fevereiro 12, 2012

Tumultos na Grécia

Aposta-se num enviado especial que não consegue informar a partir do local onde está em segurança, refugiado da confusão. Right!

Fenónemo Whitney Houston

Em menos de dois minutos, depois de surgir a primeira notícia - ainda sem causas nem detalhes - da morte de Whitney Houston, a informação chegou à Wikipedia, à televisão e espalhou-se nas redes sociais à velocidade de um rastilho. Nem dez minutos tinham passado e já as publicações davam conta dado óbito, de todos os cantos: Brasil, Espanha, Estados Unidos. Revistas cor-de-rosa, jornais sérios e de referência, publicações online. Todos reagiram e espalharam a novidade, ao mesmo tempo que os fãs, os admiradores ou os simples curiosos. São estes os tempos.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Esta insatisfação que me consome

É um querer ser diferente
mudar
e não conseguir. É ansiar! Desejar mais, sonhar alto.
Sem acreditar...

Duvidar, desacreditar e esmorecer.
É apagar-me
sem querer...

terça-feira, fevereiro 07, 2012

De como podia ser terapeuta de emoções

Há quem goste de confundir arrogância com mecanismos de defesa. Digo que gostam porque a diferença é visível, não dá para enganar. Arrogância é calma, ousada, sem alteração de tom nem timbre. É uma resposta natural que dá voz ao que se tem como certo. Mecanismo de defesa veste-se de nervosismo, atitude altiva apenas na aparência e tensão que se reflecte na forma desajeitada, por vezes abrupta, como as palavras saem. Se a arrogância não implica alteração da expressão no rosto, os mecanismos de defesa estão à vista de toda a gente. Como é que se podem confundir?

domingo, fevereiro 05, 2012

Há muito que não fazia uma destas

Em 24 horas já foram quatro filmes, um jogo de futebol, três episódios de duas séries e um de uma novela. Sim, tornei-me um vegetal. A culpa é do frio. Ou não...

segunda-feira, janeiro 30, 2012

São tão sensíveis

Anda para aí meio mundo chocado porque a Fnac sugere que se troque os Maias pela Meyer. Ora bem, para além do óbvio, que é não ser mais que uma tentativa falhada de se fazer um trocadilho, que mal há nisto? Deixem de se comportar como virgens ofendidas que isso não cai nada bem. A campanha é de trocas. O que se sugere é que se troque algo já lido e conhecido, Os Maias, por qualquer coisa de novo, as obras de Stephenie Meyer. Não se está a dizer que a saga Twilight é melhor do que as obras de Eça de Queirós, tenham lá calma. Abertura de espírito nunca fez mal a ninguém. Se os indignados, obviamente muito letrados no escritor português, perderem algum tempo a tentar entender aquele que é um dos fenómenos da década, talvez venham a perceber que cultura também é conhecer o mundo em que se vive. Não lhes morre um neurónio se, depois de lerem um livro, o trocarem por outro de menor qualidade literária. São dois livros que se lêem.

domingo, janeiro 29, 2012

A Casa do Sono

Formatado como um ciclo de sono, este livro é espantoso na forma como nos surpreende a cada momento, levando-nos a entrar num mundo onírico sem que nos apercebamos disso. Fica a dúvida quanto à linha que distingue ficção de realidade, mas mantém-se a certeza de que este sonho nos vai acompanhar por muito tempo. Obrigada Inês, por me teres cativado quando o leste e por tudo o resto.

sábado, janeiro 28, 2012

Fenómeno Leonardo DiCaprio

Faça o brilharete que fizer, que tem feito em larga escala, nunca chega à consagração junto da Academia de Hollywood. Tudo porque um dia, embriagado de juventude, ousou por em causa os seus pilares e as nomeações para os Óscares. É a sociedade que temos.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

A persistência

É puto. Acho sempre que tem 14 anos mas, afinal, já faz 16, a 16 de Março. Só o conheço destes meandros da net. Adicionou-me há uns tempos no Facebook e já percebi que se tornou amigo dos meus pares profissionais, o que lhe valeu o título de Daniel Oliveira do futuro. O miúdo quer ser jornalista e anda atrás do sonho. Acho-lhe piada por isso. Não tem medo e tenta a sorte, aproximando-se do mundo que admira. Se é este o caminho que o levará a algum lado, não sei. Mas sei que é esta a lábia que lhe vai abrir portas. Estou curiosa por saber onde vai chegar. Por enquanto divirto-me a ler o blog do puto. Aqui.

Olha, badamerda...

Mandar sms e ficar pendurada, falar no chat e nunca receber resposta. Caguei para este tipo de gente!

Ike[i]a

É como [i]água?

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Instabilidade profissional

Acabo a semana com o coração apertadinho. E não é por mim, é por todos nós.

Sobre o SOPA e o PIPA

Sem conhecimento aprofundado de causa, ocorre apenas a comparação com o tabaco. Começou por ser livremente comercializado, sinal de status social e sem qualquer limite à sua utilização. Actores e atrizes de Hollywood fumavam-no à vontade nalguns dos maiores clássicos de sempre do cinema. Depois estendeu-se às famílias e ao povo. Nos anos 70 era vulgar que pais e filhos puxassem do maço de tabaco à mesa, dentro de casa, sem censura nem recriminação. Até no quarto se fumava. Era chique, era bem, era um prazer, os seus malefícios ainda não eram conhecidos e não estava legislado. Da mesma forma, a Internet livre e sem limites, tal como a conhecemos, vai deixar de existir. Quando? É apenas uma questão de tempo, até que todo este consumo de informação gratuita que aglutina empregos e direitos se torne intolerável. A indústria da música está pelas horas da morte, o cinema vai-se aguentando e os jornais não podem continuar a fornecer conteúdos a custo zero. Tudo isto tem um preço, sempre teve. Há mão-de-obra que tem de ser alimentada para que continuem a existir as músicas que se partilham no Facebook, os livros que são citados ipsis verbis nos blogues ou aquela notícia de última hora que é reencaminhada no Twitter. Como e em que moldes esta mudança se vai operar? Se soubesse uma das respostas seria o Mark Zuckerberg do futuro.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Sou humorista e não sabia

Segundo o meu cérebro, que divaga pelos mais variados temas enquanto durmo, "o poder político divide-se em quatro grandes grupos". Só me conseguia lembrar de um: empresarial. Ainda estou espantada com o génio que sou de olhos fechados.

sábado, janeiro 14, 2012

Pause

Às vezes desligo completamente do mundo que me rodeia e, durante uns bons dias, vivo isolada, na minha bolha de conforto.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Estes dois também já andaram

Não, não estou esquecida. Antes de terminar 2011 despachei aqueles que correspondem ao segundo volume das Crónicas de Gelo e Fogo. São quatro livros lidos, faltam cinco dos já editados, outros tantos ainda por escrever e traduzir. E qual é o balanço, até agora? Pois bem, tenho de admitir que a história se está a tornar demasiado lenta. O interesse mantém-se, mas é consumido em lume brando, consoante a vontade do autor em esticar estas crónicas, que ainda têm de preencher vários volumes. Se, por um lado, esta estratégia nos aproxima das personagens e das suas motivações, por outro, esmorece a leitura, sobretudo quando estamos tanto tempo sem saber de alguns dos protagonistas ou sem que estes sofram grande evolução na sua trama. Ainda assim, deixo uma nota positiva para a escolha dos títulos que a editora portuguesa faz para os "segundos volumes" que inventou. Este "Despertar da Magia" é genial.

As Cinco Pessoas que Encontramos no Céu

Há livros que valem mais pelo carinho que sentimos por quem os recomenda com tanto entusiasmo. Foi o caso deste, o primeiro de 2012.

Afinal entrámos em 1952

São os doentes com mais de 70 anos que, "se quiserem" fazer hemodiálise, têm de pagar pelos tratamentos, é o fim da secção de Cultura na Agência Lusa, o congelamento do salário mínimo até ao final do ano, os jobs for the boys e os seus salários pornográficos . Futuro, que futuro?

terça-feira, janeiro 10, 2012

sexta-feira, janeiro 06, 2012

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Este ano que agora começa

Obriga-me a crescer e a fazer as pazes comigo e com o mundo que me rodeia. Obriga-me a engolir sapos, afrontas e desconsiderações com a certeza, já apreendida, de que os que se seguem serão sempre maiores. Acolhe-me com uma serenidade nunca antes experimentada, embalada com a convicção de que o equilíbrio depende sempre de mim.

quinta-feira, dezembro 29, 2011

terça-feira, dezembro 27, 2011

domingo, dezembro 25, 2011

sábado, dezembro 24, 2011

É do norte, carago!

Estranhamente, algumas das pessoas mais interessantes com que tenho mantido contacto através da net são da zona mais a norte do país. Coincidências?

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Ainda no espírito da quadra

Se pudesses, onde largavas uma bomba?

Não tenho nada contra os fumadores

Tenho contra a falta de educação. E não me venham dizer que levantarem-se da mesa de um jantar, ou saírem de um espaço de convívio, sem dizer palavra, para alimentar o vício não é, muitas vezes, usado como desculpa para cortar na casaca de quem deixam para trás. É perceptível, como tudo na vida. E sim, causa mau viver. E sim, são culpados disso.

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Inesperado

Isto de fazer as pazes com os CTT é qualquer coisa de espectacular. Depois de lá ter voltado há uns dias para dar caminho a alguns postais e encomendas, nada se compara ao prazer do retorno afectuoso de pessoas que nunca vi. Seja desta menina, que não pára de me surpreender, ou de pessoas com quem nunca tinha trocado uma palavra que fosse. Nem sequer através pela Internet. Surpresas boas.

sábado, dezembro 17, 2011

Já valeu a pena

Um dia contei aqui uma história da minha vida para quem viesse a precisar de ajuda sobre o tema, relativamente raro e com informação escassa. No dia 4 de Dezembro alguém chegou a este blog à procura desse tipo de informação. Espero ter ajudado. Mais qualquer coisa, o mail está disponível para isso mesmo.

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Magia

Ainda não tinha comprado um único presente de Natal até à hora de almoço de hoje. Em 15 minutos despachei 75%. Sou ou não um espetáculo?

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Se Ian Curtis ainda fosse vivo, casa-me!

Arrumadinho não leves a mal!

Estou a pensar pegar na tua ideia e fazer um workshop. O tema seria: "Escrita de blogues: Como manter um blogue sem ceder à fama". O que achas?

Façam um pequeno exercício

Durante 20 minutos assistam ao desempenho de João J. na "Casa dos Segredos". Depois expliquem-me, com argumentos válidos, porque razão ele ainda está num programa de entretenimento com tantas audiências na televisão nacional. Ah, e dou alvíssaras a quem conseguir acompanhar o raciocínio daquela pessoa. Juro.

terça-feira, dezembro 13, 2011

PostCrossing

Quem disse que os miúdos não nos trazem saber? Felizmente, sempre acreditei nisso. E foi esta menina que me abriu os olhos para a nova moda. Em vez de continuarmos a esconder-nos atrás de um ecrã de computador, porque não complementar isso com uma ida aos Correios? Hoje enviei os meus primeiros postais a desconhecidos. E, seguramente, há mais de dez anos, que não entrava num posto dos CTT. É bom voltar às origens.

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Wishlist 2012

Cumprido por duas vezes o objectivo para 2001, já sonho com as apostas para o próximo ano. Quero sempre mais do que consigo, mas sonhar ainda não é cobrado pela troika. Portanto, cá ficam algumas das obras que gostava de devorar em 2012:

Caros leitores do Público

Sejam bem vindos a este humilde estaminé. Sei que têm chegado aqui porque o Público relembrou a notícia de que os mais inteligentes se deitam mais tarde, de que falei aqui. Lamento só agora vos dar os bons dias mas, como bem se percebe, estive a dormir. E, entretanto, vou espalhar criatividade por aí. Espero que se divirtam.

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Fãs das Crónicas de Gelo e Fogo

Sou a única a desenvolver um estranho fascínio por Sandor Clegane, o Cão de Caça? Ainda vou no terceiro livro, cuidado com os spoilers...

terça-feira, dezembro 06, 2011

Pergunto, quase indignada

- Porque é que as pessoas acham que a vida será melhor no outro planeta? Não poderá ser pior ou igual?
- É uma esperança.
- (assim me roubam as palavras)

Tenho um irmão que é maluco

Agora virou monárquico!

Passem os anos que passarem

Sei que ela vai sempre perguntar por mim com aquele sorriso que lhe ilumina a cara bonita e vai dizer-me para ir lá a casa com a mesma alegria e entrega que fazia quando tínhamos 12 anos. Como se entretanto, não se tivessem passado mais de 20 anos, ela não fosse já mãe de dois filhos e eu não vivesse noutra cidade. Nunca vou. Minto, há pouco tempo fui, reencontrámo-nos no casamento dela e falámos umas quantas vezes ao telefone. Só que, embora pareça, não foi ontem e, se começarmos a fazer as contas foi há dois ou há cinco anos. Felizmente, são dias que não têm o peso real do tempo. Passe o tempo que passar, sei que ela vai lá estar, tal como sempre esteve. Sem subterfúgios.

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Da forma como nos vêem

Não é novidade, mas hoje apetece-me falar no assunto. Todos nós somos o resultado de três perspectivas: a forma como nos vemos, a forma como nos vêem e aquilo que realmente somos. E porque é que hoje me deu para reflectir sobre isto? Porque estou em destaque no blog da Lina, que me pediu uma opinião sobre uma frase que escrevi aqui no estaminé. E não, não é sobre isso que quero falar. Sobre esse assunto o debate está aberto no blog dela, se quiserem passem por lá. O que me traz aqui é mesmo o facto de a Lina ter dito que esperava outra coisa de mim, "algo cheio de sarcasmo". Não me surpreende que ela tenha pensado isso, mas deixa-me a pensar. De facto, a imagem que passamos, muitas vezes, não corresponde ao que somos. É preciso olhar para as pessoas com o coração, mais do que com os olhos e os ouvidos. Outro exemplo disto é que, ainda agora, alguém aqui no emprego, ao tentar entrar noutro computador, acaba de descobrir que a pessoa anterior usava o nick "provokadora10". Lá está, quem vê caras nem sempre vê o que se passa no íntimo. Sem nos apercebermos, ganhamos defesas e posturas que ditam a nossa personalidade aos olhos dos outros mas que, no fundo, não retratam o que somos. Sim, o sarcasmo é uma arma poderosa. A ironia é o meu nome do meio e tudo isto pode resultar numa imagem algo agressiva, admito. Mas não, nada disso reflecte o que sou.

Idiota

Avisou-me agora o cérebro da família, pelo menos assim se acha, que cometi um erro no post em que falo do 1 de Dezembro. Que não é Restauração da República, mas da Independência. É coisinha que é suposto saber mas, que querem que diga, enganei-me. Espantoso é que, até agora, ainda ninguém tinha reclamado.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Continua a azia

Se o meu carro tivesse sido dado, não tinha que me estar a roer por não ir ao Vodafone Mexefest, ao concerto de Samshing Pumpkins e de certeza que já tinha bilhete assegurado para ver Radiohead. É assim a vidinha...

Bullying cibernético

Como se os tempos de escola se tivessem eternizado nesse grande pátio que é a Internet. Combinam-se festas exclusivas, marcam-se fotos animadas, promovem-se amizades plásticas e inventam-se vidas cheias e completas. Mas esquecem-se que tudo isto é público e, ao mesmo tempo, simula-se falta de tempo para quem não interessa, desmarcam-se saídas que não se quer fazer e afasta-se o patinho feio da turma com duas ou três desculpas esfarrapadas. Com a diferença de que, aqui, está tudo à mostra. Não deixa de ser bullying, é apenas mais flagrante.

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Vou parar ao Inferno

Acabei de enganar um menino que veio fazer um peditório à minha porta. Espantado com a minha juventude, o rapaz deu-me 22 anos. Disse que estava quase lá, que tenho 23. Ele acreditou.

Quando eu nasci

O alfabeto só tinha 23 letras, as palavras usavam consoantes mudas, vivia-se no século XX e olhava-se com respeito para o longínquo ano 2000. Nas carteiras contavam-se escudos e centavos, lembram-se das moedas de 50 centavos? Ah, e celebrava-se a Restauração da República, a 1 de Dezembro. Era feriado nesse dia.