quinta-feira, outubro 13, 2011

Já lá vão o quê, 13 anos?

E ainda há placas a indicar caminhos para a Expo'98. Se chegar lá, ao Parque das Nações, que é assim que se chama a zona já há uns anos - senhores que deviam tomar conta destas coisas mas que, com certeza, têm mais que fazer -, onde é que eu ia? Ah, sim! Se para chegar ainda se consegue porque basta seguir em direcção ao rio, sair já não é para qualquer um. É para quem sabe ler nas entrelinhas dos arquitectos que resolveram embelezar as estradas com inúmeras faixas, sem qualquer indicação para onde vão ou não. Basicamente é andar em frente e rezar, rezar para não ter que dar a volta à cidade mesmo que a ideia inicial seja só chegar ao bairro vizinho. Já tratavam disto, não? Ou têm tido muito que fazer nestes anos todos?

sábado, outubro 08, 2011

Lolita, de Vladimir Nabokov

Perante o horror da violação de uma criança emerge a beleza de uma escrita inebriante que nos transporta para uma realidade que vai para além do moralmente aceitável. Altamente condenável, o relato de Humbert baralha-nos as convenções e nunca nos deixa contra ele. Um escritor que consegue esta proeza tem toda a minha admiração. E sim, continuo acérrima na postura contra a pedofilia. Mas, talvez por isso, não consiga deixar de me surpreender com a magia deste livro.

sexta-feira, outubro 07, 2011

ModaLisboa

Por favor, não se desunhem a ver quem é que diz a coisa mais espectacular e nunca antes imaginada sobre os trapinhos, os desfiles e o ambiente absolutamente exclusivo [not!] do evento.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Borboletas na barriga

A sensação de que se fecha um ciclo, curiosamente de 7 anos -um dos meus números favoritos -, e se começa outro novo, com toda a ansiedade e angústia que novos passos nos dão.

"Come on guys, it's so obvious!"

Foi assim que Kristen Stewart confirmou o namoro com Robert Pattinson. Durante quase três anos, negaram as evidências até à morte. Para quê?

segunda-feira, outubro 03, 2011

Sabem aqueles dias em que vamos fazer alguma por nós?

Hoje foi o dia. Depois, fui comer um muffin de chocolate com uma bola de gelado de baunilha e arranjar as mãos para comemorar.

domingo, outubro 02, 2011

Sugestões, please

Se fossem agora comprar um carro, utilitário e acessível, que modelo escolhiam?

Se eu escrevesse tudo o que sinto...

Teria que falar em frustração e beco sem saída. Teria que contra balançar com segundas oportunidades e saber dar a volta às situações mais adversas. Teria que valorizar tudo o que os meus pais me ensinaram e a capacidade de não me deixar ir abaixo, por mais que pareça que sim. Teria que evidenciar esta força que me move, mesmo quando nada me anima. Teria que explicar que já venci batalhas que me dão coragem para seguir em frente. Teria que dizer que me sinto uma menina desamparada, a quem roubaram a boneca e destruíram o sonho de fadas. Teria que dar voz a quem, sem saber, me ajuda a preencher o vazio.

Se eu escrevesse tudo o que sinto...

Teria que dizer que estou triste, mas também feliz.

Quando tudo está mal...

Alguma coisa tem que mudar.

sábado, outubro 01, 2011

sexta-feira, setembro 30, 2011

Fui ver fotos de 2006

Não sabia que o mundo podia mudar tanto em tão pouco tempo. E sempre da maneira que menos esperamos...

quinta-feira, setembro 29, 2011

Sem ti, este blogue não existia

Este sábado sobe ao altar um homem de coração puro e sorriso de menino. E isso deixa-me feliz, por ti.

quarta-feira, setembro 28, 2011

Giro, giro!

É chegar a casa e ter uma mensagem da minha mãe, que já devia estar a dormir, a comparar o meu pai ao George Clooney. "Mas o pai tem os olhos mais bonitos", salienta. E se é a minha mãe que diz, eu acredito.

terça-feira, setembro 27, 2011

Joey King

Esta menina pequenina com cara de adulta consegue roubar a cena nos minutos finais do filme "Crazy, Stupid, Love". Surpreendente.

Ah sim, depois do trailer, adorei o filme.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Eu não queria!

Acabei de ver o segundo trailer de "Breaking Dawn" na televisão. É suficiente para tirar a piada ao filme...

sábado, setembro 24, 2011

Tu queres ver!

À pala da Apple andar a brincar com os potenciais compradores de iPhones, não enviando mais aparelhos para as operadoras até ao lançamento modelo novo, ainda alinho na nova geração Android.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Tenho medo do escuro

Mas ando tão cansada que nem tenho tempo para pensar nisso quando caio na cama. Mesmo com a casa vazia.

quarta-feira, setembro 21, 2011

Alguém me explica o que é isto?

Está na moda, é uma super tendência de quem se diz fashion, impossível de ignorar. Diz-se que a cantora Lykke Li é a culpada desta imagem que agora se repete um pouco por todo o lado, sobretudo em miúdas giras comó raio, que usam calções curtinhos e t-shirts largas, com sandálias rasas e muito estilo. É um totó, com nome técnico de "french bun", e quanto mais despenteado ficar, melhor. Eu mantenho a minha: o que é isto?

Pára tudo!!

Então este ano ninguém diz que o Outono começa a 21 de Setembro? Não posso!

Este ano já li 19 livros

E, se conseguisse ter tempo, com esses dois que estão aí ao lado ficava mais próxima de concretizar o meu segundo objectivo para 2011. A intenção é ler, em média, dois livros por mês, mas falta-me tempo. E sofro de angústia ao vê-los na mesa de cabeceira, a chamar por mim. Pior ainda, é quando passo pelas livrarias e me apetece levar todos os que lá estão para casa. Se isto não é doença, não sei o que será, mas custa-me saber que há tanto por conhecer nessas páginas e não lhes dar espaço...

É o trabalho que me faz chegar tarde...

-Hoje veio mais cedo!
-Hoje fui para a borga...

sábado, setembro 17, 2011

Só para registar

Ouvi mesmo agora o primeiro jingle de Natal...

O poder de um post #2

Inacreditável. Houve quem se tenha picado com um desabafo...

Complexo Mourinho

"O teu problema é que tu não te vendes". Disseram-me isto num momento fulcral da minha vida e, em diversas situações, constato que se trata da mais pura realidade. Não fui ensinada, ou não faz parte da minha personalidade, a por-me em evidencia, a destacar-me para que reparem nas minhas capacidades ou qualidades. Não é a minha postura perante a vida porque, e ainda é assim, acredito que, se realmente temos algo que valha a pena realçar, não será preciso apontar um holofote para que se veja. Mas, nestes momentos em que páro para pensar nisso, que são poucos admito, apercebo-me que são os Mourinhos desta vida que os outros vêem como "The Special One", um título que ele se atreveu a atribuir a si mesmo. E penso na quantidade de bons treinadores que ficam na obscuridade porque lhes falta isso: a capacidade de se venderem.

Estou mais feliz

Não sou a única a massacrar moços queridos e fofinhos.

Como desesperar um moço muito simpático da TMN

É chegar à loja e perguntar pelo tarifário especial, que é difícil ele conhecer bem porque não há assim tanta gente a usar e é muito específico. Fazer muitas perguntas de difíceis respostas, decidir aderir a uma das propostas, depois de muito analisar. Optar por comprar um Blackberry e ficar indecisa entre o branco e o preto. Pedir para ficar a olhar para os dois enquanto o processo todo decorre. Decidir comprar o preto. Assinar os papéis. Tratar da troca do cartão para uma nova via, já que a anterior dava demasiados erros. Ficar feliz com a oferta voluntária desse serviço que custa 7 euros e 50 cêntimos. Ouvir o empregado do lado sempre a dizer que um iPhone preto é que é uma boa compra mas, pronto, o Blackberry poderá ser melhor para o uso que lhe quero dar. Sair da loja feliz com a nova compra. Regressar vinte minutos depois, arrependida e decidida a comprar o iPhone. Lidar com a tentativa do empregado de me dizer que isso agora já não é possível. As várias tentativas. Explicar-lhe que, agora, não quero o preto que ele me quer à força vender. Obrigá-lo a procurar por um iPhone branco noutras lojas, enquanto descem as portas de segurança daquela porque a hora de expediente já terminou. Sair da loja com um Blackberry que já não vou usar, enquanto aguardo por um telefonema que ditará a minha sorte. Branco ou preto.

quinta-feira, setembro 15, 2011

Dúvida

Mudança de visual ou iPhone?

Desabafo

Não há pior raça que os cabeleireiros. Aqueles que reúnem os estereótipos todos. Gays, falsos, fingidos, maldosos, mentirosos, cuscos, tristes.

Não me tinha apercebido

Do poder de um pequeno post com um desabafo que, pelos vistos, chega a muito mais gente do que imaginava. E assim, de repente, a blogoesfera de outrora deu sinal de vida. Afinal, ainda por cá andamos.

Menos um no rol dos solteiros

Paulinho Vilhena casou-se às escondidas com Thaila Ayala. E se eles fazem um par giro. Adoro.

terça-feira, setembro 13, 2011

Saudades

De quando a blogoesfera era um café para estar com amigos e não uma luta de números.

Segurança

Apesar do aparato à volta do Tribunal das Caldas da Rainha, a repórter da SIC acabou de dizer, para quem quisesse ouvir, quem foi a única testemunha a identificar o etarra de Óbidos. Right!

Nova modalidade

Blogs pessoais escritos e orientados para o público, com o objectivo de gerar o maior tráfego possível e, daí, advir algum proveito. Fama e/ou dinheiro. São vidas.

Das piadas divinas

Durante as férias incubi-me de uma missão: trocar a bateria do carro. Contra minha vontade, sábias pessoas fizeram-me crer que se tratava de uma medida exagerada, completamente injustificada. Gostaria de saber se essas sábias pessoas, que estão agora a dormir, não querem trocar comigo, que acabei de ficar apeada no meio da estrada, à uma e meia da manhã!, com o carro a parar quando estava praticamente em movimento. Sucede vezes sem conta, mas odeio ter de provar, desta forma, que tenho razão!

Perceber

Como gastar um verbo sem o entender.

sexta-feira, setembro 09, 2011

Candidato

Para já, o documentário "José e Pilar" do cineasta Miguel Gonçalves Mendes é candidato aos Óscares. É um pequeno passo, mas é um passo. Afinal, "sempre chegamos ao sítio onde nos esperam".

Velocidade

Há dias que correm a um ritmo estonteante e deixam-nos perdidos algures entre o sorriso emocionado, a confusão momentânea, a alegria disparatada e o cansaço extremo. É aí que moro.

quarta-feira, setembro 07, 2011

Arte com contas

São peças como estas e muitas outras que podem comprar no blog Arte com Contas. A autora pediu-me para o divulgar e eu, desde já, faço a minha escolha recair sobre este modelo acima. Se gostam de bijuteria, vão lá espreitar.

E antes que digam alguma coisa...

Sim, sim eu também posto vídeos e também digo coisas com as quais só concordo enquanto as escrevo e depois mudo de ideias e volto a mudar outra vez se me der para esse lado. E sim, gosto de ser assim.

terça-feira, setembro 06, 2011

Crazy Stupid Love



Compro! Já vi este trailer duas vezes e fico sempre rendida. Se o filme não valer nada, estes dois minutos fazem o trabalho. Eles, o meu Ryan, a Emma, o Steve...

Ânsias

Às vezes gostava de ter um redoma para me conseguir isolar do mundo que me rodeia.

Sabem do que é que gostava mesmo?

De um botão daqueles de remover pessoas do Facebook para usar na vida real. Assim mesmo, limpinho, sem deixar comichão na cabeça ou noutro órgão que fica ao pé dos pulmões e também termina em -ão. Era perfeito.

Coisas que ficam

Uma das frases mais sábias que li nos últimos tempos dizia qualquer coisa como: és tão bom quanto o que fazes. No sentido em que, fora de ilusões, não somos melhores se nos quisermos esforçar mais em determinado momento, mas tão brilhantes quanto o que mostramos a cada momento.

Às vezes pára-me a boneca

Sobretudo com gente ingrata.

segunda-feira, setembro 05, 2011

Chamem-me lamechas, chamem-me o que quiserem...

Mas não consigo resistir. Os amigos são mesmo o que de melhor levamos desta vida.

Isto tinha acabado

Há muito que se percebeu que ninguém dá atenção às músicas e vídeos publicados em blogues. Porque é que ainda há quem insista?

sexta-feira, setembro 02, 2011

Rafaela

Obrigada Rita por, com 7 anos, me roubares o sorriso da semana. Por seres determinada e não te vergares perante o desaparecimento da tua boneca, a Rafaela, e por, cheia de coragem, ires de mão dada com o teu melhor amigo, de 10 anos, fazer queixa à esquadra da PSP. Obrigada ao agente, que não brincou com o assunto e tomou a louvável decisão de oferecer uma boneca à Rita. Fez-me lembrar o dia em que perdi a minha bola numa mata. Passei uma noite a rezar que aparecesse e isso acabou por acontecer, muitos anos depois. Há histórias que nem contadas.

Saudades das minhas amigas

Uma pessoa nem dá por ela mas, sem se esforçar muito, acaba por criar laços muito fortes com quem divide casa. Assim, como quem não quer a coisa, os anos vão passando e as relações solidificam-se, quase como se de família se tratassem. Só nos apercebemos quando um dia, já com muitas voltas no carrossel da vida, nos damos conta da falta que nos fazem. Porque tudo muda mas há coisas que ficam.

quinta-feira, setembro 01, 2011

My eyes, my ears!

Tenho a televisão ligada na RTP1, onde está a dar "Cidade Despida". Não estou a acompanhar com atenção, nem sequer estou a assistir ao episódio completo mas o que oiço e o que vejo deixa-me a perguntar como é que esta série tem conquistado prémios internacionais. Com a Catarina Furatdo a representar desta maneira? Eu sabia que o fim do Mundo estava próximo, não sabia é que era já!

Vida real

A minha vida tem histórias que não seriam credíveis numa novela. E, no entanto, elas existem.

Alguma vez fizeram slide?

Se sim, percebem aquilo a que chamo de "angústia do primeiro passo". Para quem não sabe, slide é uma actividade radical em que, basicamente, nos atiramos do alto de vários metros, agarrados a uma corda, deslizando pelo ar, até voltar a tocar terra firme. Já fiz muitos, muitos mesmo. Dos mais pequeninos e insignificantes aos mais assustadores. Mas é sobre a tal "angústia do primeiro passo" que me apetece falar. A angústia de quem está de pé, normalmente num espaço exíguo, pronto para saltar. Parece simples, a segurança é supercontrolada e até há quem lá chegue e, pura e simplesmente, se mande. Eu não sou assim. Dêem-me tempo e, se for o caso, até fico para jantar. Sei bem o prazer que vou sentir assim que tiver coragem de dar aquele passo para o vazio, para o abismo. Sei-o tão bem. Mas gosto de o saborear. Parece contraditório? Não é. Gosto de me deixar contagiar pela adrenalina antes de me mandar lá de cima. E se a coragem de nos lançarmos nesse primeiro passo nos arrepia, a sensação de percorrer aqueles metros suspensos no ar é simplesmente libertadora.

Recuperado hoje dos rascunhos. Escrito há muito tempo...

E eu lá podia ficar para trás

Este blog já está no Facebook. Ainda não sei para quê nem o que fazer com isso, mas enfim, é mais um like para clicar. Aqui.

Vê-se bem que está de chuva!

O meu reader voltou a ficar recheadinho de posts por ler...

terça-feira, agosto 30, 2011

E pronto, a bem da verdade...

O conceito de amigos coloridos é bom.

Xiiinapá!

Assim como quem não quer a coisa, já vamos em mais de 150 mil visitas. Obrigada!

Sucker for romantic movies

Não há como contornar, é muito mais forte do que eu: adoro comédias românticas. Esta então, encheu-me completamente as medidas. A história é sempre a mesma, já sei como é que acaba mas, simplesmente, gosto este tipo de filmes. Devoro todos os que me aparecem à frente. Este tem ainda o bónus da participação de Evelina Pereira. Dois minutos de sucesso de mais uma portuguesa em LA. Dá um sabor especial.

sexta-feira, agosto 26, 2011

terça-feira, agosto 23, 2011

Ainda as Crónicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin

Existem quatro livros na língua original, oito na tradução para português. A quase 20 euros cada um. E assim, a Saída de Emergência, descobre uma forma de fugir à crise. Quem é que disse que os portugueses não se sabem orientar?

domingo, agosto 21, 2011

Assim como gosto do Natal

Também gosto da sardinhada de Agosto. Ou dos aniversários da família toda em Novembro. E das desculpas que inventamos para estarmos juntos, que não são poucas. Gosto.

A neura

Não me apetece ler nenhum dos livros que tenho cá em casa. Por norma, gosto de best sellers - não é só por serem mais acessíveis em termos de leitura que vendem tanto, garanto - e apetecia-me uma dessas coisas que estão por todo o lado mas às quais ainda não dei a mínima atenção. Podia ser esse tal de George R. R. Martin, lembrei-me, já a imaginar o assalto aos quilos de livros que os meus manos guardam nas prateleiras. De facto, o primeiro volume existe. Repetido, até. Em inglês. Tenho dois exemplares do único livro capaz de me levar para a cama neste momento, e os dois falam estrangeiro. Não podia ser mais simples, pois não?

sexta-feira, agosto 19, 2011

Não, não sou perfeita

Nem sempre tenho o conselho certo para dar à hora que ele é exigido. Nem sempre estou bem-disposta o suficiente para abrir as portas da minha intimidade num domingo à tarde. Nem sempre estou sóbria que chegue para perceber que tenho de moderar a forma como revelo o que dizem nas costas de alguém que gosto. Não, não sou perfeita. Sofro por quem gosto, longe ou perto, e preocupo-me com o rumo que as suas vidas toma. Mas não exijo que tenham a palavra certa para mim, que estejam disponíveis quando eu quero ou que me tratem com pinças só porque me apetece. Fico feliz, verdadeiramente feliz, com o que conquistam, o que, descobri da pior maneira, nem sempre é retribuído. E, talvez por isso mesmo, porque me dou por inteiro, me seja atribuída uma margem de manobra tão pequena nos momentos de imperfeição. Porque não sou perfeita e todos são.

Uma Questão de Atração, de David Nicholls

Para quem tem saudades de Adrian Mole.

quinta-feira, agosto 18, 2011

Mário Crespo, Mário Crespo

És a vergonha deste país! Aliás, já o tinhas mostrado, continuas a fazê-lo. Agora, afinal, tudo não passa de um diz-que-disse maldoso. Onde é que já se viu? Um Ministro meter o bedelho nos assuntos da Direcção de Informação da RTP, com vista a promover um jornalista... da SIC!? Calúnias!

Senhor, daí-me paciência!

Eu sei que os anónimos são uma benção na vida dos bloggers. São eles que nos alimentam o ego com a sua atenção desmesurada e inveja mal disfarçada. Mas, sinceramente, tinhas mesmo que me enviar os mais burrinhos?

Sempre tua,

Vanita

quarta-feira, agosto 17, 2011

Dom Casmurro

A prova de que a obsessão pode minar a felicidade.

Kindle

Pronto, vá, expliquem-me lá as vantagens e desvantagens de ter um. Onde é que se compram os livros, quando custam e se existem em português também me interessa. Já agora, qual a vantagem em relação ao iPad, para além da óbvia, que é ter um teclado integrado. Obrigada!

terça-feira, agosto 16, 2011

sábado, agosto 13, 2011

sexta-feira, agosto 12, 2011

Mulata

Incomoda os anónimos deste país que eu seja uma pessoa de cor, jornalista e má profissional já que metade dos meus posts não são perceptíveis e pouco se sabe do que se passa em Portugal através da informação que forneço. A mim incomoda-me o poder de investigação desta gente que se esconde atrás de nomes tão originais como Anne Onime. How sweet? Cérebros desprovidos de neurónios que procuram conhecimento em blogs pessoais.O racismo e essa coisa de mandar "para a tua terra" também me dói. Gentalha!

Pequeno esclarecimento: o que alguns pensam nem sempre é verdade!

Pequeno segredo

Este blog é pessoal. Nunca tinham reparado?

Pess'inha incomodada com a minha existência

Não me canses a beleza, sim?

quarta-feira, agosto 10, 2011

Puta de doença

Reynaldo Gianecchini

Divagações


Estará a química condenada a esgotar-se em relações convencionais?

Nas costas dos outros


A dinâmica de grupos é uma ciência difícil de dominar. Na ausência de alguém, há sempre uma voz, mais ou menos tímida, que tece comentários mordazes, com mais ou menos consentimento de quem está. Humano mas abominável. No entanto, a questão surge em relação aos intocáveis, sobre quem nunca se diz nada. Que nome lhes dar: líderes ou crápulas?

Neura


E quando se sente uma pontada naquela cicatriz que já não nos lembrávamos que existia?

terça-feira, agosto 09, 2011

Transtorno

Não sabia, mas há pessoas que nos roubam o ar. E isso pode ser uma sensação boa.

segunda-feira, agosto 08, 2011

Purgatório

Não terei já saldado as minhas dívidas?

Fantasia

Há histórias que, não sendo reais, existem ao mesmo tempo em duas cabeças. Devaneios que, à falta de concretização, permanecem indeterminadamente. Filmes baratos sem substância. 

domingo, agosto 07, 2011

sábado, agosto 06, 2011

O Monte dos Vendavais, again...

Desfez-se um mito. Movida por uma curiosidade alimentada durante mais de duas décadas, sou forçada a admitir que o único romance de Emily Brontë não correspondeu às expectativas. Culpa minha, que me deixei levar pela certeza de que, tanta unanimidade, seria avassaladora. O registo romântico também popularizado em livros como "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco, ou "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garret, nunca me comoveu. Reconheço o potencial, confesso algum arrebatamento em determinadas passagens, mas minto se disser que marcou como é suposto um clássico fazer. Ainda assim, é demasiado rico para permanecer na ignorância do pó das estantes. Deve ser lido, comentado e discutido.

sexta-feira, agosto 05, 2011

Telegrama

Mais de 62 horas non stop. Um funeral. Um aniversário num cemitério. Prazos por cumprir. Muitos quilómetros na estrada. Desgaste. Falta de mimo.

terça-feira, agosto 02, 2011

Caro anónimo,

Só te falta o timing certo porque senão, garanto-te, arrancavas-me a gargalhada do dia. Ainda assim, o papel de humorista wanabe é teu. Parabéns.

The end

E o dia termina com uma notícia triste. Doença maldita que não dás tréguas.