segunda-feira, dezembro 22, 2008

Toneladas

Alimento-me de chocolate! Tem sido assim desde o início do mês, agravado nos últimos dias. Tenho um calendário do Advento de onde tiro, obrigatoriamente, um chocolatinho por dia. A este gesto quotidiano somou-se o affair com o Pai Natal. Mas não ficou por aí. As compras levaram-me para antros de perdição e não é fácil resistir a vícios instalados. Mal acordo desaparece logo um do saco - é vergonhoso, eu sei! - e agora que me preparo para voltar à cama, ainda não os larguei. À falta de horários decentes, dou por mim a substituir refeições por chocolate. É um pré-estágio para o Natal que já sei que me vai deixar em maus-lençóis. Já o começo a sentir! Mas sabe-me tão bem...

Olhos Castanhos

Teus olhos castanhos
de encantos tamanhos
são pecados meus,
são estrelas fulgentes,
brilhantes, luzentes,
caídas dos céus,

Teus olhos risonhos
são mundos, são sonhos,
são a minha cruz,
teus olhos castanhos
de encantos tamanhos
são raios de luz.

Olhos azuis são ciúme
e nada valem para mim,
Olhos negros são queixume
de uma tristeza sem fim,
olhos verdes são traição
são cruéis como punhais,
olhos bons com coração
os teus, castanhos leais.

Fado de Francisco José

domingo, dezembro 21, 2008

Espírito de Natal é...

... não me queixar do verdadeiro martírio que estão e vão ser estes dias de trabalho porque mais de metade da minha equipa teve a bondade de marcar férias na semana do Natal.

Inverno

Este ano o Solstício de Inverno chegou às 12h04m.

Bem vindo!

É Natal, é Natal!

Sem querer, a Thunderlady iniciou uma onda contagiosa na blogoesfera. A ideia é criarem o próprio avatar natalício em http://www.sp-studio.de/, trocarem a vossa foto de perfil pelo boneco que criarem e enviarem para o mail dela, com indicação do vosso blog. Depois publiquem também no vosso blog. Eu já participei! Porquê? Porque é Natal ;)

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Done!

Já me posso armar em Pai Natal. As compras estão todas feitas!

Opá...


Parte-me o coração dizer isto mas as bebidas do Starbucks em Portugal são... frias! Não é suposto. Em menos de dez minutos estou a beber um capuccino gelado. Não era assim lá fora...

Acontece

E eu não gosto...

quarta-feira, dezembro 17, 2008

15 anos

A Ragazza fechou. Quinze anos depois, chega ao fim a edição portuguesa da primeira revista juvenil para miúdas atrevidas e cheias de sex appeal. A revista de iniciação à Cosmopolitan, a revista que nos primeiros tempos teve a 20 anos e a Teenager como concorrentes. Se estas duas há muito que se extinguiram - tenho praticamente todas as 20 anos em casa! - só agora a Ragazza diz adeus às meninas portuguesas. E eu tenho pena. Tenho pena porque são quinze anos. Os mesmos que eu tinha quando, dois dias antes do final do mês, ia comprar a revista para ler nos intervalos das aulas, nos bancos da escola. Às vezes comprava a meias com as amigas, outras vezes fazíamos à sorte. E a revista rodava por todos. Rapazes e raparigas. O horóscopo, claro!, era analisado ao milímetro e, a partir daí, traçavam-se objectivos de vida para os próximos 30 dias. E depois, depois suspirava-se com as fotos do Brad Pitt ou do Keanu Reeves, que estavam a dar os primeiros passos no cinema. Já disse que tenho pena...?

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Má sorte!



Esta falta de pontaria...

Verdadeira ou errada


Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Fernando Pessoa

Só para distrair...

A Anita :) lançou-me um desafio muito giro. As regras são:

1- Agarrar o livro mais próximo.
2- Abrir na página 161.
3- Procurar a 5.ª frase completa
4- Colocar a frase no blog.
5. Não escolher a melhor frase nem o melhor livro! Utilizar mesmo o livro que estiver mais próximo.
6. Passar a 5 pessoas.

Tal como ela, o livro que tenho mais perto é o que estou a ler neste momento: "Marley, Un cane Unico Al Mondo", de John Grogan, na versão em italiano. A frase é a seguinte:

"Una sera, mentre guardavo la televisione, lasciai penzolare la gamba dal divano e gli accarezzai distrattamente il fianco con il piede nudo".

Deixo o desafio no ar para quem o quiser seguir!

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Meto-me em cada uma...

"Olhe, desculpe... Não se importa de ir um bocadinho mais devagar. Estou a ficar assustada!". Estas palavras saíram da boca de uma Vanita esparramada contra o banco de pele de um taxista louco que serpenteava pelas ruas da cidade como se não houvesse amanhã. Agarrada ao cinto como se agarrada à vida, quebrei o mandamento sagrado de quem anda diariamente em táxis: Nunca te pronunciarás sobre a condução do Senhor! E acreditem, bastou atravessar a cidade - do Parque das Nações ao Saldanha - em menos de dez minutos para que o milagre se desse. A culpa até foi minha. Compadecida com o atraso do Senhor para o jantar com os pais da namorada disse-lhe, convicta, que sim, que chegaria a tempo. O Senhor lá deve ter entendido a mensagem de outra forma. Valeu-me a naturalidade com que a frase - a do desespero - me saiu. O Senhor ouviu o susto real e, até ao Marquês de Pombal, portou-se como manda o figurino. Despediu-se com um "desculpe o abuso". Tive sorte. Mas prometo não voltar a pecar!

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Estive no paraíso!

Lembram-se disto e disto? No dia em que acabava o prazo de validade do voucher, fui ao Spa do Lisboa Wellness Center. Má sorte este pequeno pedaço do céu ser no estádio do Benfica - não, para este não ponho link! Enquanto lá estamos nem nos lembramos, mas enfim... É mesmo do tempo que passei lá dentro que quero falar. Para agradecer a quem me ofereceu este presente. Porque nunca são vezes demais!
O dia começou às 11h30, com uma hora de recreio no Thermo Garden, que é como quem diz, entre a piscina de jactos de água e a sauna. O banho turco estava avariado... Não pode esperar a perfeição num sítio que sofre as influências de estar onde está! [prometo que é a última boca!]

Se só por si, este pequeno acordar na manhã de sábado já chegava para me deixar feliz, o dia estava apenas a começar. Como era início de fim-de-semana com feriado à mistura respirava-se um ambiente tranquilo, como se gosta. Quem por ali andava estava lá pela mesma razão: aproveitar o tempo da forma mais serena possível. Ah, cruzei-me com o editor de deporto da TVI, no elevador. Os dois de roupão branco. Um momento inesquecível! :p

Mas continuando, que já me estou a perder. Quando deixei a piscina estavam à minha espera para o cromotherm, que é apenas um nome complicado para isso que estão a ver aí ao lado nas fotos. Um envolvimento de algas, durante 15 minutos, seguido de duche à base de vapor de água. Tudo acompanhado com cromoterapia. Aqui começamos mesmo a acreditar que estamos no paraíso.

O sorriso colado nos lábios acompanhou-me ao bar do ginásio onde me serviram uma salada e um sumo de laranja natural. Com tempo para apreciar a refeição, folhear uma revista e ler distraidamente um jornal. Às 14h00 subi outra vez para o Spa. Mal sabia eu que o MELHOR - e quando digo o melhor, é mesmo algo de divinal, tocado pelos deuses - ainda estava por acontecer. Uma massagem geotermal, também conhecida por massagem com pedras quentes.
Meus senhores, quem inventou isto devia ser condecorado. Tudo se passa numa pequena sala, escura, com muitas velas, aromas e música ambiente onde somos aguardados. Depois, depois são quase 60 minutos que - digo-vos eu - valeram por tudo o que passei desde o dia 16 de Maio de 2006! Quais psicólogos, psiquiatras, o que for... Massagens, meus amigos. Massagens. Destas, bem feitas e cheias de boa energia. Destas, em que nos oferecem um chá citrinos no final e nos conduzem a uma salinha de repouso para ficarmos lá até nos apetecer. Este foi mesmo o melhor presente que me podiam ter oferecido. OBRIGADA. Mil vezes, obrigada!

8 de Dezembro

A árvore de Natal faz-se no dia da Imaculada Conceição, que marca o ínicio do calendário do Advento. Cá em casa cumpre-se a tradição.

sexta-feira, dezembro 05, 2008

É estranho... #2

Olhando hoje para as fotos, sei que foste feliz comigo. E eu que pensava que não...

É estranho...

Quando percebemos que nos cruzamos com leitores do nosso blog nos corredores do dia-a-dia. Leitores anónimos, que não se identificam. Mas sente-se quando nos lêem em segredo. Nota-se.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Parabéns!!

Há dias indissociáveis das datas. Hoje é um deles. Parabéns amiga! E como tens ao teu lado alguém que divide o teu dia contigo... Parabéns ao quadrado!

segunda-feira, dezembro 01, 2008

O céu de Natal!

Dezembro recebe-nos com um verdadeiro enfeite de Natal. Se ainda não viram, têm de ir espreitar. Esta noite a Lua está rodeada por duas estrelas mais brilhantes. À sempre presente Vénus, junta-se Júpiter. Um efeito tão raro que só se volta a repetir em 2052.

Quando Lisboa se queixa de frio...

Não sabe bem o que está a dizer...!
E sim, são valores negativos aqueles que vêem por cima das letras... O Sapo não está habituado!

sábado, novembro 29, 2008

Tampões!

Não há nada mais irritante, mais perigoso até, do que os condutores da faixa central. É angustiante andar na estrada e, invariavelmente, cruzarmo-nos com gente que acredita piamente que não está a atrapalhar ninguém. Alguns nem se apercebem da complicação que arranjam com a mania de conduzir no meio da estrada. Por medo de mudar de faixa, por mania que a da direita é para os camiões - mesmo quando está vazia! - porque tiraram a carta sem estudar o código. A verdade é que se tornam mais perigosos do que quem anda a mais de 120 km/h. Porque são inconscientes, porque são teimosos, porque causam acidentes e porque nem sequer admitem que os chamem à atenção. Aliás, não há forma de os avisar? Fica aqui uma reportagem da RTP para quem ainda não percebeu do que falo!

Medo

Andei 100 quilómetros num tapete de manteiga. Ainda sinto o chão patinar debaixo dos pés.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Declaro oficialmente aberta a época do Natal neste blog!

E porquê com um anúncio da Coca-Cola, perguntam vocês. Porque está lá tudo! A magia, a emoção, as luzes, a família, o frio... Tudo, tudo, tudo. Além de que foi a Coca-Cola a vestir o Pai Natal de vermelho e branco. E depois, por causa das memórias. Não vos tocou também? :)

"Niagara Falls"

Sufjan Stevens

Sinto saudades

Dos meus sonhos...

domingo, novembro 23, 2008

As palavras


São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

Eugénio de Andrade

Lido por aí...*

"... e onde, em que momento, em que palavra se deixa de querer
e onde, em que lugar, porque razão, se deixa de sentir..."
*Num blog que se chama A Vida ao Contrário e que entretanto foi removido

quinta-feira, novembro 20, 2008

Metamorfose inesperada

Nunca li nada de Franz Kafka mas este romance não é sobre o checo que escreveu "O Processo" e "Metamorfose". Haruki Murakami é um dos mais populares escritores japonês e arrasta uma legião de fãs atrás de si. Movida pela curiosidade - muitos best sellers são realmente dignos desse título, não sou assim tão céptica! -, apeteceu-me descobrir o segredo deste Kafka. Não me fascinou. Li mais de 200 páginas até finalmente me sentir ligada e entusiasmada com o rumo da história. Não que não estivesse a gostar até aí. Era simplesmente vago demais e não me conseguia prender. Depois conseguiu? Talvez... Não posso dizer taxativamente que não gostei. Não posso dizer que não me marcou. Há ali passagens que nunca vou esquecer. Uma semana depois de ter fechado a última página, acho que ainda o estou a assimilar. Não por ser difícil mas porque, tal como os filmes de David Lynch, este é um livro estranho. Não se detesta. Fica-se assim, num limbo de admiração e dúvida que não nos causa repulsa. Mas também não se adora. É por isso que não é mau. Perceberam alguma coisa?

Desculpem....

Foi mais forte que eu. Voltamos ao formato antigo. Obrigada pelos votos.

Afinal... gosto!

À vigésima tentativa rendi-me à paranóia do sushi. Eu sei, agora já não está na moda como há quatro anos. Agora é banal e não tem o charme e glamour de outros tempos. Mas quem disse que sou igual aos outros? Até esta noite, fazia parte da minoria que detestava sushi. Hoje o "arroz empapado sem ponta por onde se pegue com um bocadinho de peixe cru no meio" soube-me mesmo muito bem. Hoje enchi a barriga e mal posso esperar pelo próximo jantar de comida japonesa. Afinal, até é bom! Muito bom!

Mais pormenores aqui

Ainda não estou certa...

... de que quero este layout. Há aqui qualquer coisa que me deixa na dúvida. Sou Balança, que querem? :)

quarta-feira, novembro 19, 2008

Depois de um post com um título "caprichosa" segue-se um com "vaidosa" à cabeça!

Não consigo parar de adorar o meu novo cantinho. Tão lindo! Digam de vossa justiça aqui ao lado. Afinal, a vossa opinião também conta ;)

terça-feira, novembro 18, 2008

Caprichosa!

Ora bolas! Apercebi-me que a relação que tenho com o tema de mestrado é em tudo igual às minhas relações amorosas. Sim, leram bem! Com o tema que me lembrei há cerca de uma hora são três os que já abracei desde que comecei a pensar no assunto. E quando digo abraçar é abraçar mesmo, com convicção e dedicação. Não é apenas um olhar de relance ou um dizer que se gosta. É mesmo dedicar-me com empenho e acreditar que aquilo me vai levar longe. Um dia, olho com outros olhos e tudo se desvanece. Em segundos, como um prédio acabado de implodir. Só ainda não percebi se desisto por preguiça, falta de persistência, dificuldade em comprometer-me ou se o faço porque realmente não prestam. Os temas, claro!

Mickey


Faz hoje 80 anos!
Parabéns!
Adenda: A Spirit lembrou e muito bem lembrado. Hoje também é o aniversário da Minie. E o Mickey a roubar-lhe todo o protagonismo. São lindos, os dois!

sábado, novembro 15, 2008

Nhaammmiiiii!

Toucinho-do-Céu, barrigas de freira, ovos-moles, castanhas de ovos, pão de rala, papos de anjo, pão-de-ló de Alfeizerão, pastéis de Tentúgal, lampreia de ovos, tigeladas, morcelas doces, marmeladas, doces e licores, muitos licores. Uma perdição abençoada!

E a minha credibilidade, como é que fica?

- Deve ter aí duas requisições em meu nome!
- E qual é o seu nome?
- Isso é um truque que eu uso para saber quem já o conhece.
- E há alguém neste prédio que não saiba quem é a nossa mascote?

sexta-feira, novembro 14, 2008

Ops, I did it again!

Eu devia ser proibida de enviar mensagens de telemóvel. Nunca as mando para quem queria. Chamo mãe à minha chefe, pergunto a amigos que não vejo há anos se ainda estão muito atrasados para o jantar, mando mensagens profissionais para a vizinha do lado. Basicamente sou um atentado à boa conduta das relações humanas em geral e da vida social em particular. Não há quem me prenda?

Insónia

Não durmo. Há três dias que passo as noites em claro.

Extra! Extra!

Olha, mais um post! E este é de propósito para ti, Rui. O rapazinho tem andado desaparecido da net e perdeu oito-músicas-oito dos The Killers a ler 54 (!) posts meus. Isto depois de me ter passado um "responso" porque não gostava de ouvir "Lasciate me cantare" quando abria o blog, há um mês. Eu, como sou uma querida e gosto de te ver feliz, achei que era divertido, ao fim desta maratona, veres aparecer mais um post da Vanita... aí, no teu Google Reader! :)

quinta-feira, novembro 13, 2008

Tcharam!

Já acertei o meu relógio de pulso.

Hollywood Mon Amour

Nouvelle Vague estreiam novo projecto. Segunda-feira, 22h30. Casino de Lisboa.

David Bowie & The Arcade Fire

E depois o Youtube faz-nos tropeçar em pérolas como esta. É como eles dizem: "If you don´t cry watching this, you are dead inside". Ou então... não ;)

"Wake Up"

Vampire Weekend

Há muito tempo que não vos dou música. Querem pular um bocadinho e voltar ao Verão num piscar de olhos? Ponham no máximo e curtaaaaaaaaaaam :)

terça-feira, novembro 11, 2008

"Eu não acredito no amor"

Ainda as tentei agarrar mas, quando me apercebi, elas já tinham saído da minha boca. Com esta forma. Palavras frias que deixei escapar de forma tão imprevista como espontânea. Só depois me apercebi do peso. É muito grave quando deixamos de acreditar?

28 minutos

Foi quanto bastou para os &4#£%#% da EMEL se acharem no direito de me deixar um aviso no pára-brisas. Oh, gentinha mais inútil!

Parem o mundo

Quero descer!

Aldeia virtual

Já se aperceberam que a blogoesfera é uma novela em tempo real?

segunda-feira, novembro 10, 2008

Assim se vê...

Que o Mundo não mudou. Silvio Berlusconi disse que Barack Obama é "bello, giovane e abbronzato" - bonito, jovem e bronzeado. Um elogio, com humor. Bom humor. O Mundo, esse, reage com paninhos quentes, quase que a pedir desculpa pelo atrevimento do senhor que não sabe o que faz, muito menos o que diz. "É uma falta de respeito", dizem os líderes, já a puxar-o-saco do Presidente dos Estados Unidos. Berlusconi chama-lhes imbecis. E, mais uma vez, tem toda a razão.

sábado, novembro 08, 2008

Abanão de Leste

E vem da Polónia o vento que derruba o meu castelo de cartas! É mesmo assim, quem nos conhece desde sempre não tem pruidos e diz o que tem a dizer. Mais ainda quando é para nos ajudar. Mas bolas, já estava tudo tão bem encaminhado. Agora ajuda-me a pôr as cartas outras vez em cima umas das outras. Please :)

O meu mano do meio, ainda assim o mais velho, mudou-se para Varsóvia. Mas continua a picar-me de lá!

sexta-feira, novembro 07, 2008

Corrente, yac!

Com esta é que a Inesinho me tramou. Quer saber quais os dez álbuns que levaríamos connosco caso fôssemos desterrados para o fim do Mundo. O que ela não sabe - nem poderia saber - é que eu, apesar de adorar música, não sou melómana nem minimamente dedicada. Oiço rádio, desde sempre. E a justificação foi sempre a mesma: não gosto de saber o que vem a seguir. Gosto de ser surpreendida. Ouvir um CD faz-me sentir limitada nas minhas escolhas, faz-me pensar que estou a fechar portas. De vez em quando tenho as minhas obsessões e, aí sim, oiço repetidamente, de forma doentia até, um ou outro álbum/tema. Chego a saber todos os acordes de cor. Melhor do que alguns dos elementos da banda, desconfio.

Mas não me perco nos corredores de música da Fnac, não gasto dinheiro em CDs e só há pouco tempo é que aprendi a sacar música da net. O que conheço é-me muitas vezes indicado por outros, bem melhor informados do que eu. Tudo isto para explicar que, se fosse desterrada, não me devia lembrar que a música me ia fazer falta. Só quando lá chegasse. E para quê tanta justificação, perguntam vocês. Porque fui seleccionada pelo valor científico que as minhas escolhas podem ter e, devo admitir, sinto-me um pouco intimidada! :p

Fora de brincadeiras, cá vão as bandas que me fariam companhia numa viagem dessas. Indico as bandas e não os álbuns pelas razões que já expliquei:

Arcade Fire
The National
The White Stripes
Vampire Weekend
LCD Soundsystem
Red Hot Chili Peppers
The Gift
Rita Redshoes
David Fonseca
Rádio Macau

Apercebo-me agora que, destes, apenas ainda não assisti ao vivo a LCD Soundsystem. E ando ansiosa por voltar a ver Rádio Macau num concerto.

PS - Não gosto de passar correntes mas desafio qualquer um dos meus quase 80 leitores diários, 26 pelo Google Reader!, a aceitar esta corrente. Se a fizerem, digam-me. Nem que seja por mail.

Giane

A Sorrisos aos molhos descobriu e eu partilho. Um dos homens mais bonitos do Brasil, despe-se para quem quiser espreitar! É só irem clicando várias vezes na foto.

E pensar que já tive o meu momento com este Deus!

quinta-feira, novembro 06, 2008

Desafio

Lembram-se de filmes norte-americanos com um USA President negro? Quais? Ajudem-me lá a puxar pela memória!

A música do meu telemóvel

Ainda é esta. Se calhar já me dava ao trabalho de a mudar, não era? Mas também, se ainda não acertei a hora do meu relógio de pulso, para quê preocupar-me com isso? :)

Fez-se luz

Acho que finalmente consegui definir um tema para a minha tese de mestrado. É quase sempre assim. Podemos desesperar, duvidar de nós próprios e achar que não somos talhados para o que nos propomos mas, se não desistirmos, se formos à luta mesmo quando acreditamos que tudo está perdido, descobrimos que, afinal, tudo encaixa com harmonia. É como se o universo estivesse à espera daquele momento para se revelar. Só nós é que não sabíamos!

Pode parecer um discurso lamechas mas, bolas, este foi um parto difícil!

quarta-feira, novembro 05, 2008

Ainda tenho cinco anos de idade dourada

Diz a MTV que a juventude vai até aos 34 anos. Mais, diz que dos 25 aos 34 - os tais anos dourados -, os jovens são “mais felizes, seguros de si e economicamente independentes". E eu a pensar que o mundo tinha acabado há um mês!

"A mudança chegou à América"

Esperemos que sim!

Estou como a Anastacia

Sick and tired of being sick and tired! O frio repentino, o esquentador avariado e as correrias de um lado para o outro atiraram-me para a cama com mais brutalidade do que se apreciava. E claro, a falta que faz, nestes momentos, a canja temperada com carinho da mãe e a atenção redobrada do pai. Viver sozinha às vezes custa. Sobretudo quando as dores de garganta e de ouvidos não dão tréguas ao nariz que pinga sem parar. Podia ter sido um dia mais fácil, pois podia!

terça-feira, novembro 04, 2008

Adeusinho

Para mim o mais importante neste dia 4 de Novembro em que o Mundo está em suspenso com as eleições norte-americanas é mesmo a adeus a George W. Bush. Esse senhor que, há oito anos, manipulou os resultados das eleições, já depois de anunciados, e roubou o lugar a Al Gore. Esse senhor que usou o 11 de Setembro para "legitimar" a invasão ao Iraque. Esse senhor que assassinou Saddam Hussein na semana do Natal. O ditador era um monstro, era sim senhor, mas isto faz de Bush alguém pior que o ex-presidente do Iraque. Entre Obama e McCain, que não são os únicos candidatos, não sei qual será a melhor escolha para os norte-americanos, tão diferentes dos europeus. Sei que o presidente eleito vai fazer pesar as suas decisões sobre o resto do Mundo. E só pela saída de George W. Bush, uma consequência, já merece o meu sorriso. Seja qual deles for.

domingo, novembro 02, 2008

Não me quero tornar repetitiva

Mas há alguém que goste do "Zé Carlos"?

Há dias

Acordar de madrugada com uma dor de garganta terrível, ter o esquentador avariado, e despachar-me para ir a um funeral, a trabalho - pelo menos isso! -, é realmente uma boa forma de começar o meu domingo.

sábado, novembro 01, 2008

É uma vergonha

Eu e o álcool não nos damos bem. Por muito pouco que seja...

Pão por Deus

O Dia de Todos-os-Santos é dia de levar o Pão-por-Deus aos vizinhos, amigos e familiares. Para mim, uma tradição quase com tanto peso como o Natal. Infelizmente descobri, há uns anos, que em Lisboa não se faz nada disto. Nem se sabe o que é. E é apenas uma das melhores sensações do Mundo. Nas minhas memórias idílicas, o Dia de Todos-os-Santos é passado em casa, à lareira, e marca, de alguma forma, a chegada definitiva do frio. A mesa está posta com tudo o que é bom, o tal Pão-por-Deus. Broas doces, que podem ser de batata, mel, milho ou simples. Muitas ainda quentes, a fumegar, com a crosta estaladiça. Algumas são recheadas com nozes, outras com passas. Há broas castelares, castanhas assadas, frutos secos, figos, tâmaras, pinhões, nozes, amêndoas. E passa-se ali o dia, com a família, trocando o nosso Pão-por-Deus com o de quem nos visita. Há muitos anos que estou a trabalhar neste dia. Hoje não é excepção.