terça-feira, novembro 18, 2008

Mickey


Faz hoje 80 anos!
Parabéns!
Adenda: A Spirit lembrou e muito bem lembrado. Hoje também é o aniversário da Minie. E o Mickey a roubar-lhe todo o protagonismo. São lindos, os dois!

sábado, novembro 15, 2008

Nhaammmiiiii!

Toucinho-do-Céu, barrigas de freira, ovos-moles, castanhas de ovos, pão de rala, papos de anjo, pão-de-ló de Alfeizerão, pastéis de Tentúgal, lampreia de ovos, tigeladas, morcelas doces, marmeladas, doces e licores, muitos licores. Uma perdição abençoada!

E a minha credibilidade, como é que fica?

- Deve ter aí duas requisições em meu nome!
- E qual é o seu nome?
- Isso é um truque que eu uso para saber quem já o conhece.
- E há alguém neste prédio que não saiba quem é a nossa mascote?

sexta-feira, novembro 14, 2008

Ops, I did it again!

Eu devia ser proibida de enviar mensagens de telemóvel. Nunca as mando para quem queria. Chamo mãe à minha chefe, pergunto a amigos que não vejo há anos se ainda estão muito atrasados para o jantar, mando mensagens profissionais para a vizinha do lado. Basicamente sou um atentado à boa conduta das relações humanas em geral e da vida social em particular. Não há quem me prenda?

Insónia

Não durmo. Há três dias que passo as noites em claro.

Extra! Extra!

Olha, mais um post! E este é de propósito para ti, Rui. O rapazinho tem andado desaparecido da net e perdeu oito-músicas-oito dos The Killers a ler 54 (!) posts meus. Isto depois de me ter passado um "responso" porque não gostava de ouvir "Lasciate me cantare" quando abria o blog, há um mês. Eu, como sou uma querida e gosto de te ver feliz, achei que era divertido, ao fim desta maratona, veres aparecer mais um post da Vanita... aí, no teu Google Reader! :)

quinta-feira, novembro 13, 2008

Tcharam!

Já acertei o meu relógio de pulso.

Hollywood Mon Amour

Nouvelle Vague estreiam novo projecto. Segunda-feira, 22h30. Casino de Lisboa.

David Bowie & The Arcade Fire

E depois o Youtube faz-nos tropeçar em pérolas como esta. É como eles dizem: "If you don´t cry watching this, you are dead inside". Ou então... não ;)

"Wake Up"

Vampire Weekend

Há muito tempo que não vos dou música. Querem pular um bocadinho e voltar ao Verão num piscar de olhos? Ponham no máximo e curtaaaaaaaaaaam :)

terça-feira, novembro 11, 2008

"Eu não acredito no amor"

Ainda as tentei agarrar mas, quando me apercebi, elas já tinham saído da minha boca. Com esta forma. Palavras frias que deixei escapar de forma tão imprevista como espontânea. Só depois me apercebi do peso. É muito grave quando deixamos de acreditar?

28 minutos

Foi quanto bastou para os &4#£%#% da EMEL se acharem no direito de me deixar um aviso no pára-brisas. Oh, gentinha mais inútil!

Parem o mundo

Quero descer!

Aldeia virtual

Já se aperceberam que a blogoesfera é uma novela em tempo real?

segunda-feira, novembro 10, 2008

Assim se vê...

Que o Mundo não mudou. Silvio Berlusconi disse que Barack Obama é "bello, giovane e abbronzato" - bonito, jovem e bronzeado. Um elogio, com humor. Bom humor. O Mundo, esse, reage com paninhos quentes, quase que a pedir desculpa pelo atrevimento do senhor que não sabe o que faz, muito menos o que diz. "É uma falta de respeito", dizem os líderes, já a puxar-o-saco do Presidente dos Estados Unidos. Berlusconi chama-lhes imbecis. E, mais uma vez, tem toda a razão.

sábado, novembro 08, 2008

Abanão de Leste

E vem da Polónia o vento que derruba o meu castelo de cartas! É mesmo assim, quem nos conhece desde sempre não tem pruidos e diz o que tem a dizer. Mais ainda quando é para nos ajudar. Mas bolas, já estava tudo tão bem encaminhado. Agora ajuda-me a pôr as cartas outras vez em cima umas das outras. Please :)

O meu mano do meio, ainda assim o mais velho, mudou-se para Varsóvia. Mas continua a picar-me de lá!

sexta-feira, novembro 07, 2008

Corrente, yac!

Com esta é que a Inesinho me tramou. Quer saber quais os dez álbuns que levaríamos connosco caso fôssemos desterrados para o fim do Mundo. O que ela não sabe - nem poderia saber - é que eu, apesar de adorar música, não sou melómana nem minimamente dedicada. Oiço rádio, desde sempre. E a justificação foi sempre a mesma: não gosto de saber o que vem a seguir. Gosto de ser surpreendida. Ouvir um CD faz-me sentir limitada nas minhas escolhas, faz-me pensar que estou a fechar portas. De vez em quando tenho as minhas obsessões e, aí sim, oiço repetidamente, de forma doentia até, um ou outro álbum/tema. Chego a saber todos os acordes de cor. Melhor do que alguns dos elementos da banda, desconfio.

Mas não me perco nos corredores de música da Fnac, não gasto dinheiro em CDs e só há pouco tempo é que aprendi a sacar música da net. O que conheço é-me muitas vezes indicado por outros, bem melhor informados do que eu. Tudo isto para explicar que, se fosse desterrada, não me devia lembrar que a música me ia fazer falta. Só quando lá chegasse. E para quê tanta justificação, perguntam vocês. Porque fui seleccionada pelo valor científico que as minhas escolhas podem ter e, devo admitir, sinto-me um pouco intimidada! :p

Fora de brincadeiras, cá vão as bandas que me fariam companhia numa viagem dessas. Indico as bandas e não os álbuns pelas razões que já expliquei:

Arcade Fire
The National
The White Stripes
Vampire Weekend
LCD Soundsystem
Red Hot Chili Peppers
The Gift
Rita Redshoes
David Fonseca
Rádio Macau

Apercebo-me agora que, destes, apenas ainda não assisti ao vivo a LCD Soundsystem. E ando ansiosa por voltar a ver Rádio Macau num concerto.

PS - Não gosto de passar correntes mas desafio qualquer um dos meus quase 80 leitores diários, 26 pelo Google Reader!, a aceitar esta corrente. Se a fizerem, digam-me. Nem que seja por mail.

Giane

A Sorrisos aos molhos descobriu e eu partilho. Um dos homens mais bonitos do Brasil, despe-se para quem quiser espreitar! É só irem clicando várias vezes na foto.

E pensar que já tive o meu momento com este Deus!

quinta-feira, novembro 06, 2008

Desafio

Lembram-se de filmes norte-americanos com um USA President negro? Quais? Ajudem-me lá a puxar pela memória!

A música do meu telemóvel

Ainda é esta. Se calhar já me dava ao trabalho de a mudar, não era? Mas também, se ainda não acertei a hora do meu relógio de pulso, para quê preocupar-me com isso? :)

Fez-se luz

Acho que finalmente consegui definir um tema para a minha tese de mestrado. É quase sempre assim. Podemos desesperar, duvidar de nós próprios e achar que não somos talhados para o que nos propomos mas, se não desistirmos, se formos à luta mesmo quando acreditamos que tudo está perdido, descobrimos que, afinal, tudo encaixa com harmonia. É como se o universo estivesse à espera daquele momento para se revelar. Só nós é que não sabíamos!

Pode parecer um discurso lamechas mas, bolas, este foi um parto difícil!

quarta-feira, novembro 05, 2008

Ainda tenho cinco anos de idade dourada

Diz a MTV que a juventude vai até aos 34 anos. Mais, diz que dos 25 aos 34 - os tais anos dourados -, os jovens são “mais felizes, seguros de si e economicamente independentes". E eu a pensar que o mundo tinha acabado há um mês!

"A mudança chegou à América"

Esperemos que sim!

Estou como a Anastacia

Sick and tired of being sick and tired! O frio repentino, o esquentador avariado e as correrias de um lado para o outro atiraram-me para a cama com mais brutalidade do que se apreciava. E claro, a falta que faz, nestes momentos, a canja temperada com carinho da mãe e a atenção redobrada do pai. Viver sozinha às vezes custa. Sobretudo quando as dores de garganta e de ouvidos não dão tréguas ao nariz que pinga sem parar. Podia ter sido um dia mais fácil, pois podia!

terça-feira, novembro 04, 2008

Adeusinho

Para mim o mais importante neste dia 4 de Novembro em que o Mundo está em suspenso com as eleições norte-americanas é mesmo a adeus a George W. Bush. Esse senhor que, há oito anos, manipulou os resultados das eleições, já depois de anunciados, e roubou o lugar a Al Gore. Esse senhor que usou o 11 de Setembro para "legitimar" a invasão ao Iraque. Esse senhor que assassinou Saddam Hussein na semana do Natal. O ditador era um monstro, era sim senhor, mas isto faz de Bush alguém pior que o ex-presidente do Iraque. Entre Obama e McCain, que não são os únicos candidatos, não sei qual será a melhor escolha para os norte-americanos, tão diferentes dos europeus. Sei que o presidente eleito vai fazer pesar as suas decisões sobre o resto do Mundo. E só pela saída de George W. Bush, uma consequência, já merece o meu sorriso. Seja qual deles for.

domingo, novembro 02, 2008

Não me quero tornar repetitiva

Mas há alguém que goste do "Zé Carlos"?

Há dias

Acordar de madrugada com uma dor de garganta terrível, ter o esquentador avariado, e despachar-me para ir a um funeral, a trabalho - pelo menos isso! -, é realmente uma boa forma de começar o meu domingo.

sábado, novembro 01, 2008

É uma vergonha

Eu e o álcool não nos damos bem. Por muito pouco que seja...

Pão por Deus

O Dia de Todos-os-Santos é dia de levar o Pão-por-Deus aos vizinhos, amigos e familiares. Para mim, uma tradição quase com tanto peso como o Natal. Infelizmente descobri, há uns anos, que em Lisboa não se faz nada disto. Nem se sabe o que é. E é apenas uma das melhores sensações do Mundo. Nas minhas memórias idílicas, o Dia de Todos-os-Santos é passado em casa, à lareira, e marca, de alguma forma, a chegada definitiva do frio. A mesa está posta com tudo o que é bom, o tal Pão-por-Deus. Broas doces, que podem ser de batata, mel, milho ou simples. Muitas ainda quentes, a fumegar, com a crosta estaladiça. Algumas são recheadas com nozes, outras com passas. Há broas castelares, castanhas assadas, frutos secos, figos, tâmaras, pinhões, nozes, amêndoas. E passa-se ali o dia, com a família, trocando o nosso Pão-por-Deus com o de quem nos visita. Há muitos anos que estou a trabalhar neste dia. Hoje não é excepção.

sexta-feira, outubro 31, 2008

Noite das bruxas

Já estão a entrar no espírito?

Aos olhos dos outros

Na quinta-feira preenchi os requisitos de uma mente aberta e consegui roubar um abraço de saudade. Fui cúmplice no sábado, boazinha demais, uma santa até. Amiga, com A grande, foi a conquista de domingo. Na terça-feira fui má colega, boa profissional, péssima amiga, mesmo do pior. Ontem ignoraram-me. Hoje fui pura e romântica, e descobri que sou positiva mas preciso de arranjar um namorado. Estou deprimida e tenho de mudar de emprego. Tudo isto em menos de uma semana. Psicólogos e sociólogos que me rodeiam, importam-se de parar?

quinta-feira, outubro 30, 2008

Chocolate quente

O suplemento Sete da Visão, sobre chocolate quente, já hoje me fez salivar. Além do Starbucks, há o Cacao Sampaka na minha lista de prioridades. E é já ali, nas Amoreiras.

Hoje apetece-me

Ao som de "Enjoy the Silence", como no primeiro dia.

quarta-feira, outubro 29, 2008

Arte de Roubar

Está quase a chegar, estreia dia 6 de Novembro, e posso garantir que vale a pena. Ah, e o "Love Letters From a Muthafucka", dos Wraygunn, cai que nem uma luva neste épico ao estilo do Velho Oeste em cenário português. Muito, muito bom.

Vieram-me trazer um KitKat

Acho que me querem engordar!

Olha, uma cereja!

O dia acabou bem! [not] Sabem que mais, isto hoje foi realmente um dia muito díficil.
Os leitores do Google Reader vão fingir que não leram o post anterior, já apagado, ok?

terça-feira, outubro 28, 2008

Ainda há neurónios

Ouvi hoje parte de uma conversa que me valeu o dia. Dois profissionais falavam de uma terceira pessoa. Apenas apanhei esta pequena frase: "...era intempestiva". Do outro lado, a resposta devolveu-me alguma esperança: "isso não importa". Dito com a convicção de quem sabe que, realmente, não interessa!

É em dias assim...

Que pensamos no que é que andamos aqui a fazer.

Ternura

Estive com um bebé de quinze dias ao colo. A dormir profundamente no meu colo. Não há palavras para descrever a sensação...

Já passei pelo Starbucks...

... mas ainda não entrei lá dentro. As saudades que aquela loja me traz de Madrid e Barcelona. Sobretudo de Madrid.

Dois filmes num dia

Qual dos dois o melhor!

domingo, outubro 26, 2008

Ou sou mariquinhas ou sou muita estúpida

Não gosto do "Zé Carlos"!

Mas quem?

Quem é que no seu perfeito juízo decide, à meia noite e meia, depois de ter adormecido no sofá, ir tomar banho e pôr-se ainda mais gira para ir beber um copo? Já dizia a tradição de adolescente que o fim-de-semana de mudança de hora é para aproveitar...

sábado, outubro 25, 2008

Epá...

Não é que gostei da apresentação do "Caia Quem Caia" na TVI. Quase que me apetece tirar o chapéu ao José Eduardo Moniz, esse senhor que entende tanto de televisão mas que raramente a faz para mim. Espero que o nível se mantenha como o deste sábado.

Os prazeres do frio

Adoro as noites quentes de Verão mas nada me aquece tanto a alma como o calor de uma lareira acesa. Outra vez, este fim-de-semana.

Espera

Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça.
Eugénio de Andrade

sexta-feira, outubro 24, 2008

Eu já vi!

Se Saramago escreveu a obra-prima, Fernando Meirelles faz-lhe juz no cinema.
Para mim, a metáfora que melhor traduz a massa de que o ser humano é feito. Em estado cru.
Estreia a 13 de Novembro.

De que é feita a amizade?

Quem nos rouba verdadeiramente o coração, fá-lo com arte, aos poucos, sem nos apercebermos do que está a acontecer. Tudo se passa de forma tão natural, sem pressões, sem cobranças ou amuos. Não há cedências, não há obrigações. Apenas vontade de estar ou não. E é nesses entretantos que se faz magia. Quando damos por nós, os melhores momentos têm um carimbo especial. A presença inequívoca de alguém que, afinal, está sempre lá. Não foi planeado, não foi estudado nem sequer premeditado. Aconteceu. Descobrimos que até gostamos de gomas, que também temos uma faceta de forretas, que lemos os mesmos livros, devoramos as mesmas séries e discordamos tremendamente em relação ao ideal de homem giro mas basta porem-nos o Sawyer à frente para delirarmos em histeria. No fundo, o que gostamos mesmo é de rir. Não interessa bem do quê, muitas vezes de nós mesmas, mas rir a bom rir. E é disso que mais vou sentir falta. Das tuas risadas. Já sinto.

Era gozo

São tão reinadios os meus coleguinhas da faculdade de arquitectura de São Paulo. Amorosos mesmo. Avisados de que o mail estava errado, resolveram brincar. Queridos e fofos como eles só.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Dupla personalidade

De há uns tempos para cá comecei a receber no meu email mensagens de uma mailing list de uma faculdade de arquitectura em São Paulo, no Brasil. Claramente alguém tinha dado endereço errado. A custo, lá conseguir convencer o responsável a retirar o meu mail da tal lista de estudantes. Explicou-me que, por coincidência, têm uma aluna com o mesmo nome que eu - embora seja uma combinação pouco vulgar - e daí terá nascido o equívoco. Acontece e a história podia acabar por aqui. Não acaba porque a tal miúda deixou de ir às aulas - as coisas que eu sei! -, e alguns colegas resolveram contactá-la para saber se está tudo bem. Com o meu endereço. Esclareço os amigos que não sou a pessoa em questão, que sou portuguesa e digo a minha profissão. Recebo esta resposta:

"FIQUEI SABENDO QUE VC ESTAVA PASSANDO POR UMA CRISE DE IDENTIDADE, UMA ESPÉCIE DE DUPLA PERSONALIDADE E QUE HAVIA TIRADO LICENÇA MÉDICA. ESPERO QUE MELHORE LOGO E VOLTE PRA FACULDADE!!!".

Assim mesmo, em caps lock! Tocante mesmo é a sensibilidade para abordar o problema, acreditando que este rapaz pensa que está a falar com a amiga. E vocês acham que isto acaba por aqui? Ainda estava incrédula a olhar para o computador, quando recebo outra missiva de mais uma amiga preocupada:

"Oi Vania tudo bem estou sabendo que esta com problemas psicologicos, mas espero que melhore e volte pra faculdade até".

Aqui comecei a respirar de forma ofegante e sentir-me um pouco zonza. Será que existem realidades paralelas?

Parabéns!

"Já tens 30! Já tens 30!". Como vês, quinze dias bastam para te retribuir o mimo! E do alto da minha experiência de duas semanas como balzaquiana, só te posso dizer que vais amar esta nova década. É a idade das mulheres maduras, decididas e em paz consigo mesmas. Tenho a certeza que vais brilhar. Vêm aí tempos muito bons amiga!

quarta-feira, outubro 22, 2008

Sobre o cansaço

esta noite tive um evento cujo dress code se intitulava broadway chic seja lá isso o que for acontece que também tive um serviço à tarde e a minha primeira aula de mestrado que desde já vos digo que não sabia no que me metia quando me inscrevi nisto ora uma pessoa que tem um evento cujo dess code se intitula broadway chic mas não tem o dia todo para pensar nisso não respeita o código mas pronto lá faz o favor de estrear umas botas novas tal não é o azar que nas primeiras passadas perde a capa de um dos saltos e passa o resto do dia a mancar que é sempre uma coisa muito chique como se requer o que não se contava é que isso servisse apenas para acumular ainda mais um cansaço que é grande desde o dia em que se celebrou o meu aniversário dia esse já por si estafante e não me venham com a história de que fui a Milão e tal porque por fantástica que tenha sido a viagem teve tudo menos descanso como convém o pior é que desde então ainda não parei um único dia e já estou mesmo a dar as últimas aliás se calhar já repararam que este texto não tem lógica nexo nem pontuação está um bocado como a minha cabeça ou será que estou apenas a tentar por-me na pele de josé saramago por umas linhas fica a pergunta no ar que eu nem sei bem o que ainda aqui estou a fazer acho que vou mandar um mail à minha nova professora até à proxima

domingo, outubro 19, 2008

Passadeira vermelha

Esta miúda está imparável e premiou-me com um Óscar! Qual Hollywood, qual Kodak Theatre, basta andar na Internet para brilhar na passadeira vermelha. Desta vez nem vou fugir com o rabo à seringa. É suposto passar o Óscar a dez blogs e é isso mesmo que vou fazer. And the winners are:

...two blind mice... - pela coragem de te aventurares neste mundo dos blogs. Eu sabia que conseguias!

Blog da Madalena - Porque é uma delícia seguir as gracinhas da minha "sobrinha".

Laranja ó Chocolate! - Um ano depois e és uma blogger convicta. Adoro ler-te!

Os meus olhos azuis - Porque tenho a certeza que ias roubar as atenções dos fotógrafos na passerelle!

Bla bla bla - Uma boa surpresa.

Bom Jardim - Uma pedrada no charco da blogosfera. Mesmo que agora estejas retirado.

Crónica das horas perdidas - Adorei acompanhar a estadia em São Francisco [já era fã antes].

Caranguejo - Assim continuo a saber novidades da outra costa!

O amor é um lugar estranho - Porque és um exemplo para mim.

Bad girls go everywhere - Eu sei que odeias estas coisas. Mas faltava-me um! :p

sexta-feira, outubro 17, 2008

Música para os meus ouvidos

A nossa vida devia incluir uma banda sonora, como nos filmes. Também bebo dessa teoria e, por isso, me é tão complicado escolher apenas as sete músicas mais marcantes dos meus 30 anos, como pede a Lua. Sob pena de deixar para trás temas muito importantes, aqui ficam sete que me tocam de forma particular:

Smashing Pumpkins: Disarm - O primeiro amor nunca, mas mesmo nunca, se esquece.

Kings Of Convenience: I'D Rather Dance With You - Fico automaticamente com um sorriso na cara e vontade de pular na cama!

The Magic Numbers: Love's a Game - É absurda a quantidade de vezes que oiço esta música no repeat. Absurda mesmo.

The White Stripes: You Don't Know What Love Is - Adoro, simplesmente.

Editors: Smokers Outside The Hospital - Esta não é pela música mas pelas memórias que me traz. Pela força que me deu.

Arcade Fire: Intervention - A banda da minha vida!

The National : Fake Empire - Tudo o que disser sobre este tema é demais. É para ouvir e deixar-me levar.

Ficam tantas, mas mesmo tantas músicas de fora que até dá pena. Ainda assim, acho que já me podem traçar o perfil que vos apetecer, tendo em conta os temas que escolhi :)

Se fosse dar uma volta!

Meses de exames, testes e muitos, muitos, euros depois o bom do alergologista - esse senhor tão doutorado que quase desaparece no meio de tanto diploma, enciclopédia, prémios, caricas e fotos com os presidentes deste país - vira-se para mim e, com o ar mais gozão do Mundo diz: "Pois, isto não deu nada! Se calhar é uma pulga!".

Ele que meta a pulga num sítio que cá sei!!!! Só quando percebeu o meu ar é que o senhor doutor tomou consciência que lhe paguei uma pequena fortuna. Lá tentou desanuviar a coisa, mas o que é facto é que, com tanto diploma o senhor doutor não sabe o que eu tenho. E ainda disse: "Quando voltares a ficar cheia de borbulhas volta cá!". Vá esperando!

Regatear

No último dia, à saída do hotel, que ficava pertíssimo da Stazione Centrale - o ponto de ligação para o aeroporto de Malpensa -, estava montada uma feira de antiguidades. O dia solarengo convidava e não consegui resistir a espreitar as tendinhas. Comprei este livro, o meu primeiro livro em italiano, para praticar em casa. Não sem antes regatear o preço, em italiano! E não é que me dei bem? Consegui um desconto de 2 euros, o equivalente a 40 por cento, já que o preço inicial era de 5 euros. Eu não disse que sai de lá a dominar a língua piú bella del mondo? :)

Milano


Este não é o melhor formato para vos mostrar um cheirinho da viagem a Milão, mas é o que se arranja por aqui. Sobre a viagem, posso dizer que foi ainda melhor do que podia ter imaginado. Sim, os italianos são giros, dados, simpáticos e ainda mais que possam imaginar. A língua torna-se quase natural em poucas palavras ditas a medo logo ao início. Rapidamente se aprende a lógica do metro de Milão e anda-se muito bem pela cidade. As lojas são a perdição de quem vai a esta cidade mas as pessoas e a vivência de Milão também nos envolvem de uma forma única. Por mim, tinha ficado por lá!

Se o som vos incomodar - a mim às vezes incomoda - basta clicarem na coluna lá em cima!

quinta-feira, outubro 16, 2008

Prémio

Que a Lua é uma querida já se sabia. O que ainda não sabia é que ela é querida ao ponto de distinguir a Caixa dos Segredos com o Prémio Dardos que anda aí a ser distribuído na blogosfera. Diz ela que o conceito deste prémio "passa por reconhecer valores culturais, éticos, literários e pessoais, transmitidos de forma criativa e original nos pedacinhos rabiscados por cada blogueiro que o receba". É ou não é de ficar babadíssima? Diz ainda que tenho de repassar o prémio a 15 outros blogues e só posso dizer que estou tão reticente em relação a isso quanto ao que estive para sair de casa hoje sem lavar o cabelo [ver post mais abaixo]. Não porque ache que não merecem, mas porque não gosto de avaliar essas coisas assim, preto no branco. Os links que existem neste espaço são todos especiais para mim, de uma ou outra forma. Considerem-se todos nomeados.

Porquê?

Às vezes apetece-me perguntar-te porquê? Sem mágoas, sem pressões. Uma pergunta simples para entender. Porquê é que decidiste entrar na minha vida como fizeste? Porque é que a amizade deixou de ser suficiente? Às vezes apetece-me ouvir a resposta. Entender o que se passou. Saber porquê a mim, porquê eu? Para perceber. Só. Se calhar nem tu sabes. Mas às vezes apetece-me saber.

Afortunada

- Bom dia, eu tenho um voucher gift...
- Muito bom!
- Sim, é um Day Natural.
- Melhor ainda! Agradeça muitas vezes a quem lhe ofereceu esse presente!

Obrigada

Horizonte

Às vezes cansa a monotonia de olhar para a linha azul lá do fundo...

quarta-feira, outubro 15, 2008

Requintes do paraíso

Os crepes congelados do Continente são uma das melhores invenções dos últimos tempos. Basta um minuto no micro-ondas e ganha-se uma viagem até ao céu. Eu como a versão com chocolate belga mas não encontrei foto no site. Provem, provem. Não se vão arrepender!

A pior notícia do ano!

A médica acabou de me proibir de lavar o cabelo até sexta-feira à tarde! E porque é que isto, que só por si já é o horror, dá vontade de me fechar em casa até à data anunciada? Porque hoje, num dia de inesperada atitude arrojada, sai de casa sem lavar o cabelo! A juntar a tudo isto, porque Deus é grande mas o Diabo tem ganas de sacaninha, o meu lábio está todo rebentado. A minha questão é: e se me cruzo com o homem da minha vida?

Meus queridos!

Eu até gostava de vos contar uma ou outra coisita mas não sou capaz. Vou cair na cama e pode ser que amanhã tenham mais sorte. Sweet dreams for everyone :)

terça-feira, outubro 14, 2008

Si, sono arrivata di Milano

Ho lasciato il mio cuore in Italia!

Olá David!

Lembram-se disto? Uma das causas dessa explosão de alegria nasceu ontem, há pouco mais de 24 horas. Chama-se David e é um malandreco porque chegou antes de tempo e já fez os pais ficarem com o coração nas mãos. Mas agora está tudo bem. Há pouco mais de duas horas que o primeiro filho de uma das minhas melhores amigas respira sozinho, sem ajuda de qualquer ventilador. É um campeão. E fotogénico, diz a Mãe, babadíssima. Felicidade é isto, mesmo!

sexta-feira, outubro 10, 2008

Há momentos que ficam para sempre

Acho que em vez de 30 fiz 90 anos!!!

E agora, desculpem lá, mas vou acabar de arrumar a mala. Há um avião que vai para Milão à minha espera!

quinta-feira, outubro 09, 2008

Sabemos que os 30 nos caem bem...

... quando passamos por dois pré-adolescentes, eles rolam os olhos para cima, e dizem um para o outro: sustém a respiração!

E de repente já nos 30!

Estava aqui a pensar no peso dos 30, na fuga da "juventude" e lembrei-me do "drama" dos 20 anos que, no meu caso, foi vivido aos 19. Se os próximos 10 anos forem tão ricos como tudo o que vivi nestes últimos 10 não há razões para medos ou angústias. Quer dizer, sofrimento, lágrimas e desilusões não me faltaram dos 20 aos 30. Mas o saldo é mais do que positivo. Não tenho tudo o que quero, hei-de ter. Aos pouquinhos, saboreando cada conquista. As derrotas e desilusões que nunca me largam só me dão mais força. Como quando se bate no fundo do poço e isso nos serve de desculpa para ganhar um impulso forte para voltar rapidamente à tona da água. Os 30 anos não me assustam. Haja saúde, muita alegria, bons amigos e a família sempre pertinho.
Este é um post automático para avisar que a dona do estaminé faz anos!

quarta-feira, outubro 08, 2008

Vanita na cozinha


Uma desgraça, uma desgraça!
Adenda: O tiramissú e o bolo de bolacha têm tão bom aspecto que só posso dizer que sou uma doceira de mão cheia. Ainda não provei mas isso agora, não interessa nada :)

segunda-feira, outubro 06, 2008

Quase, quase, quase

A esta altura do campeonato já não é novidade para ninguém, mas tenho que o dizer. O "Jogo do Anjo" chega às lojas no dia 15. Falta tão pouco!

Sem querer contribuir para o pânico

Digam-me lá se é caso para haver uma corrida aos bancos ou não? Eu sei que o ministro Teixeira dos Santos já veio garantir que as poupanças dos portugueses não estão em risco mas tudo isto me faz lembrar o crash de 1929. Estarei a ser exagerada?

Eu sei que estou na idade de criar juízo...

... mas haverá necessidade de o dente do siso me dar tantas dores?

Opá....

Andam p'raí a convidar meio mundo dos blogues para comentar em programas de rádio. Também quero!!! O meu contacto está aí ao lado, no perfil. Não se acanhem :)

E o dia começa bem!

"Estou, doutora Vânia? [ninguém me trata assim] É para lhe dizer que a sua candidatura ao mestrado foi aceite!"

domingo, outubro 05, 2008

Hoje estreou o "Zé Carlos" na SIC

E eu estive a ver o Adam Sandler e o Don Cheadle na TVC2 no filme "Reign over Me - Em Nome da Amizade", de Mike Binder (2007). A história de um homem que perdeu a família no 11 de Setembro. Muito, muito bom.

Não fui eu que disse...


You Should Date An Italian!



You love for old fashioned romance, with an old fashioned guy

An Italian guy is the perfect candidate to be your prince charming

If your head doesn't spin enough, just down another espresso with him

Invest in a motorcycle helmet - and some carb blocker for all that pasta!

sábado, outubro 04, 2008

A arte do desenrascanço

As mulheres do século XXI não se deixam intimidar facilmente. Quando a chave electrónica não abre as portas do carro e apenas conseguimos abrir o porta-bagagens o que nos passa pela cabeça é saltar lá para dentro. Foi o que me aconteceu hoje. Sem me aperceber que estava a ser observada por espécimes masculinos que, prestativos, me impediram de entrar em acobracias. Pelo menos naquele instante. Um deles trocou-me a pilha da chave, remexeu no sistema eléctrico da mesma e arranjou tudo até ficar perfeito. O problema é que nada disso resultou e lá tive que saltar para dentro do porta-bagagens. Chave na ignição e o carro não dá sinal de vida. Diagnóstico: falta de bateria. Prestativo, o meu ajudante até cabos de bateria tinha e tratou de tudo. Com a minha preciosa ajuda, claro. Perfeito não é? O problema foi ter de parar o carro 200 metros à frente. O óbvio aconteceu mas, sorte das sortes, mesmo ao lado de cinco funcionários públicos daquilo-que-se-chama-genericamente-de-obras. Foi um gozo empurrar o carro da miúda. Uma alegria para a jornada fatigante. Acabou por aqui? Qual quê, com tantas aceleradelas o depósito ficou praticamente seco. Nova paragem - cedo demais - nas bombas. Nova ajuda voluntária para dar vida ao carrito. Uma viagem de 100 quilómetros em cima, sem nunca deixar morrer o motor - semáforos e portagens não ajudam, acreditem - e eis que esta menina se safa sem usar o telemóvel uma única vez. Um dia perguntaram-me: "como é que fazias antes de mim?". Como nunca deixei de fazer, meu querido!

Red Hot Chili Peppers

Um dos melhores espectáculos, se não o melhor mesmo, a que assisti nos vários Rock in Rio Lisboa. Está agora a passar um concerto deles na RTP2. Igualmente vibrantes.

sexta-feira, outubro 03, 2008

Porto-me tão bem...

Andam por aí umas alminhas a preparar qualquer coisa para o meu aniversário. Acontece que uma dessas almas, contactada por mail para entrar na conspiração, achou por bem perguntar-me o que se passa e fez-me um reply do mail em questão! Mas à beira dos 30 deixei-me das artes de Sherlock Holmes que sempre me fizeram descobrir os presentes antes da noite de Natal. Não li o mail conspirativo. Portei-me bem e encaminhei a alminha para outras fontes. Ia apagar o mail mas isso já era pedir demais...

"A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos"

Eu sabia que não teria que me preocupar muito. José Saramago saberia responder da melhor forma aos protestos dos inteligentes norte-americanos que se manifestam contra o filme baseado no brilhante "Ensaio sobre a Cegueira". É que a Federação Americana de Invisuais revê-se nos cegos retratados no romance do português e considera-se injustiçada. Os cegos, argumentam, não são pessoas cruéis como as ali retratadas. Uma forma linear - para não dizer mesmo burra - de "ver" a coisa. E quanto a isto pouco há a dizer. Quem leu o livro sabe isso.

Ora o "Rio das Flores"...

Ainda não falei sobre o último romance de Miguel Sousa Tavares mas o livro não me foi indiferente. Aviso já que este texto contêm spoilers pelo que, se quiserem continuar a ler, já sabem ao que vão. Admitamos que as expectativas estivessem elevadas. O "Equador" é um dos livros marcantes da minha biblioteca pessoal. Não se esperava menos deste mas as expectativas saíram goradas. Na minha opinião, claro, que de outra coisa não se fala aqui. Ora bem, o romance em si é o pior de "Rio das Flores". E porquê? Porque não tem estrutura, não tem história, nem objectivo. Caminha ao sabor da vontade do escritor de se dedicar mais a uma personagem - com a qual claramente se identifica - do que às restantes. E mesmo essa dedicação inside mais nas suas deambulações de personalidade. Não vou dizer que o livro está mal escrito, claro que não. Está bem escrito, sempre bem escrito. Tem quebras na narrativa, tem sim senhor. Mistura factos históricos com ficção, uma mais valia recentemente descoberta e que me parece uma boa aposta de inúmeros escritores. Mas a ideia com que fiquei é que o livro foi estruturado em cima do joelho. Pegou-se num período histórico e vários temas chave que se pretendia abordar e criou-se ali à volta uma trama, mas uma trama sem consistência. Confesso que nos capítulos iniciais acreditei que Miguel Sousa Tavares estava a tentar recriar o ambiente familiar em torno de uma casa que Gabriel Garcia Marquez tão bem retratou em "Cem Anos de Solidão". Mas a ideia perde-se com o passar das páginas. Há momentos em que o [puro] relato histórico não encaixa no romance. Há personagens e desejos das mesmas que se perdem e nunca mais se recuperam. Enfim, há toda uma série de ingredientes essenciais num romance perfeito que aqui faltam. Ainda assim, por contraditório que possa parecer, gostei. Gostei porque me indignei com o fim das várias estórias, porque me deixei envolver e é essa a magia de um livro. Mas não foi perfeito. E era o que se esperava. Que eu esperava.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Sabedoria de mãe... via MSN

L... says: Os 30 são a melhor idade da mulher!

L... says: O pior é que os 40 chegam num instante por isso aproveita-os bem.