quarta-feira, outubro 29, 2008

Olha, uma cereja!

O dia acabou bem! [not] Sabem que mais, isto hoje foi realmente um dia muito díficil.
Os leitores do Google Reader vão fingir que não leram o post anterior, já apagado, ok?

terça-feira, outubro 28, 2008

Ainda há neurónios

Ouvi hoje parte de uma conversa que me valeu o dia. Dois profissionais falavam de uma terceira pessoa. Apenas apanhei esta pequena frase: "...era intempestiva". Do outro lado, a resposta devolveu-me alguma esperança: "isso não importa". Dito com a convicção de quem sabe que, realmente, não interessa!

É em dias assim...

Que pensamos no que é que andamos aqui a fazer.

Ternura

Estive com um bebé de quinze dias ao colo. A dormir profundamente no meu colo. Não há palavras para descrever a sensação...

Já passei pelo Starbucks...

... mas ainda não entrei lá dentro. As saudades que aquela loja me traz de Madrid e Barcelona. Sobretudo de Madrid.

Dois filmes num dia

Qual dos dois o melhor!

domingo, outubro 26, 2008

Ou sou mariquinhas ou sou muita estúpida

Não gosto do "Zé Carlos"!

Mas quem?

Quem é que no seu perfeito juízo decide, à meia noite e meia, depois de ter adormecido no sofá, ir tomar banho e pôr-se ainda mais gira para ir beber um copo? Já dizia a tradição de adolescente que o fim-de-semana de mudança de hora é para aproveitar...

sábado, outubro 25, 2008

Epá...

Não é que gostei da apresentação do "Caia Quem Caia" na TVI. Quase que me apetece tirar o chapéu ao José Eduardo Moniz, esse senhor que entende tanto de televisão mas que raramente a faz para mim. Espero que o nível se mantenha como o deste sábado.

Os prazeres do frio

Adoro as noites quentes de Verão mas nada me aquece tanto a alma como o calor de uma lareira acesa. Outra vez, este fim-de-semana.

Espera

Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça.
Eugénio de Andrade

sexta-feira, outubro 24, 2008

Eu já vi!

Se Saramago escreveu a obra-prima, Fernando Meirelles faz-lhe juz no cinema.
Para mim, a metáfora que melhor traduz a massa de que o ser humano é feito. Em estado cru.
Estreia a 13 de Novembro.

De que é feita a amizade?

Quem nos rouba verdadeiramente o coração, fá-lo com arte, aos poucos, sem nos apercebermos do que está a acontecer. Tudo se passa de forma tão natural, sem pressões, sem cobranças ou amuos. Não há cedências, não há obrigações. Apenas vontade de estar ou não. E é nesses entretantos que se faz magia. Quando damos por nós, os melhores momentos têm um carimbo especial. A presença inequívoca de alguém que, afinal, está sempre lá. Não foi planeado, não foi estudado nem sequer premeditado. Aconteceu. Descobrimos que até gostamos de gomas, que também temos uma faceta de forretas, que lemos os mesmos livros, devoramos as mesmas séries e discordamos tremendamente em relação ao ideal de homem giro mas basta porem-nos o Sawyer à frente para delirarmos em histeria. No fundo, o que gostamos mesmo é de rir. Não interessa bem do quê, muitas vezes de nós mesmas, mas rir a bom rir. E é disso que mais vou sentir falta. Das tuas risadas. Já sinto.

Era gozo

São tão reinadios os meus coleguinhas da faculdade de arquitectura de São Paulo. Amorosos mesmo. Avisados de que o mail estava errado, resolveram brincar. Queridos e fofos como eles só.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Dupla personalidade

De há uns tempos para cá comecei a receber no meu email mensagens de uma mailing list de uma faculdade de arquitectura em São Paulo, no Brasil. Claramente alguém tinha dado endereço errado. A custo, lá conseguir convencer o responsável a retirar o meu mail da tal lista de estudantes. Explicou-me que, por coincidência, têm uma aluna com o mesmo nome que eu - embora seja uma combinação pouco vulgar - e daí terá nascido o equívoco. Acontece e a história podia acabar por aqui. Não acaba porque a tal miúda deixou de ir às aulas - as coisas que eu sei! -, e alguns colegas resolveram contactá-la para saber se está tudo bem. Com o meu endereço. Esclareço os amigos que não sou a pessoa em questão, que sou portuguesa e digo a minha profissão. Recebo esta resposta:

"FIQUEI SABENDO QUE VC ESTAVA PASSANDO POR UMA CRISE DE IDENTIDADE, UMA ESPÉCIE DE DUPLA PERSONALIDADE E QUE HAVIA TIRADO LICENÇA MÉDICA. ESPERO QUE MELHORE LOGO E VOLTE PRA FACULDADE!!!".

Assim mesmo, em caps lock! Tocante mesmo é a sensibilidade para abordar o problema, acreditando que este rapaz pensa que está a falar com a amiga. E vocês acham que isto acaba por aqui? Ainda estava incrédula a olhar para o computador, quando recebo outra missiva de mais uma amiga preocupada:

"Oi Vania tudo bem estou sabendo que esta com problemas psicologicos, mas espero que melhore e volte pra faculdade até".

Aqui comecei a respirar de forma ofegante e sentir-me um pouco zonza. Será que existem realidades paralelas?

Parabéns!

"Já tens 30! Já tens 30!". Como vês, quinze dias bastam para te retribuir o mimo! E do alto da minha experiência de duas semanas como balzaquiana, só te posso dizer que vais amar esta nova década. É a idade das mulheres maduras, decididas e em paz consigo mesmas. Tenho a certeza que vais brilhar. Vêm aí tempos muito bons amiga!

quarta-feira, outubro 22, 2008

Sobre o cansaço

esta noite tive um evento cujo dress code se intitulava broadway chic seja lá isso o que for acontece que também tive um serviço à tarde e a minha primeira aula de mestrado que desde já vos digo que não sabia no que me metia quando me inscrevi nisto ora uma pessoa que tem um evento cujo dess code se intitula broadway chic mas não tem o dia todo para pensar nisso não respeita o código mas pronto lá faz o favor de estrear umas botas novas tal não é o azar que nas primeiras passadas perde a capa de um dos saltos e passa o resto do dia a mancar que é sempre uma coisa muito chique como se requer o que não se contava é que isso servisse apenas para acumular ainda mais um cansaço que é grande desde o dia em que se celebrou o meu aniversário dia esse já por si estafante e não me venham com a história de que fui a Milão e tal porque por fantástica que tenha sido a viagem teve tudo menos descanso como convém o pior é que desde então ainda não parei um único dia e já estou mesmo a dar as últimas aliás se calhar já repararam que este texto não tem lógica nexo nem pontuação está um bocado como a minha cabeça ou será que estou apenas a tentar por-me na pele de josé saramago por umas linhas fica a pergunta no ar que eu nem sei bem o que ainda aqui estou a fazer acho que vou mandar um mail à minha nova professora até à proxima

domingo, outubro 19, 2008

Passadeira vermelha

Esta miúda está imparável e premiou-me com um Óscar! Qual Hollywood, qual Kodak Theatre, basta andar na Internet para brilhar na passadeira vermelha. Desta vez nem vou fugir com o rabo à seringa. É suposto passar o Óscar a dez blogs e é isso mesmo que vou fazer. And the winners are:

...two blind mice... - pela coragem de te aventurares neste mundo dos blogs. Eu sabia que conseguias!

Blog da Madalena - Porque é uma delícia seguir as gracinhas da minha "sobrinha".

Laranja ó Chocolate! - Um ano depois e és uma blogger convicta. Adoro ler-te!

Os meus olhos azuis - Porque tenho a certeza que ias roubar as atenções dos fotógrafos na passerelle!

Bla bla bla - Uma boa surpresa.

Bom Jardim - Uma pedrada no charco da blogosfera. Mesmo que agora estejas retirado.

Crónica das horas perdidas - Adorei acompanhar a estadia em São Francisco [já era fã antes].

Caranguejo - Assim continuo a saber novidades da outra costa!

O amor é um lugar estranho - Porque és um exemplo para mim.

Bad girls go everywhere - Eu sei que odeias estas coisas. Mas faltava-me um! :p

sexta-feira, outubro 17, 2008

Música para os meus ouvidos

A nossa vida devia incluir uma banda sonora, como nos filmes. Também bebo dessa teoria e, por isso, me é tão complicado escolher apenas as sete músicas mais marcantes dos meus 30 anos, como pede a Lua. Sob pena de deixar para trás temas muito importantes, aqui ficam sete que me tocam de forma particular:

Smashing Pumpkins: Disarm - O primeiro amor nunca, mas mesmo nunca, se esquece.

Kings Of Convenience: I'D Rather Dance With You - Fico automaticamente com um sorriso na cara e vontade de pular na cama!

The Magic Numbers: Love's a Game - É absurda a quantidade de vezes que oiço esta música no repeat. Absurda mesmo.

The White Stripes: You Don't Know What Love Is - Adoro, simplesmente.

Editors: Smokers Outside The Hospital - Esta não é pela música mas pelas memórias que me traz. Pela força que me deu.

Arcade Fire: Intervention - A banda da minha vida!

The National : Fake Empire - Tudo o que disser sobre este tema é demais. É para ouvir e deixar-me levar.

Ficam tantas, mas mesmo tantas músicas de fora que até dá pena. Ainda assim, acho que já me podem traçar o perfil que vos apetecer, tendo em conta os temas que escolhi :)

Se fosse dar uma volta!

Meses de exames, testes e muitos, muitos, euros depois o bom do alergologista - esse senhor tão doutorado que quase desaparece no meio de tanto diploma, enciclopédia, prémios, caricas e fotos com os presidentes deste país - vira-se para mim e, com o ar mais gozão do Mundo diz: "Pois, isto não deu nada! Se calhar é uma pulga!".

Ele que meta a pulga num sítio que cá sei!!!! Só quando percebeu o meu ar é que o senhor doutor tomou consciência que lhe paguei uma pequena fortuna. Lá tentou desanuviar a coisa, mas o que é facto é que, com tanto diploma o senhor doutor não sabe o que eu tenho. E ainda disse: "Quando voltares a ficar cheia de borbulhas volta cá!". Vá esperando!

Regatear

No último dia, à saída do hotel, que ficava pertíssimo da Stazione Centrale - o ponto de ligação para o aeroporto de Malpensa -, estava montada uma feira de antiguidades. O dia solarengo convidava e não consegui resistir a espreitar as tendinhas. Comprei este livro, o meu primeiro livro em italiano, para praticar em casa. Não sem antes regatear o preço, em italiano! E não é que me dei bem? Consegui um desconto de 2 euros, o equivalente a 40 por cento, já que o preço inicial era de 5 euros. Eu não disse que sai de lá a dominar a língua piú bella del mondo? :)

Milano


Este não é o melhor formato para vos mostrar um cheirinho da viagem a Milão, mas é o que se arranja por aqui. Sobre a viagem, posso dizer que foi ainda melhor do que podia ter imaginado. Sim, os italianos são giros, dados, simpáticos e ainda mais que possam imaginar. A língua torna-se quase natural em poucas palavras ditas a medo logo ao início. Rapidamente se aprende a lógica do metro de Milão e anda-se muito bem pela cidade. As lojas são a perdição de quem vai a esta cidade mas as pessoas e a vivência de Milão também nos envolvem de uma forma única. Por mim, tinha ficado por lá!

Se o som vos incomodar - a mim às vezes incomoda - basta clicarem na coluna lá em cima!

quinta-feira, outubro 16, 2008

Prémio

Que a Lua é uma querida já se sabia. O que ainda não sabia é que ela é querida ao ponto de distinguir a Caixa dos Segredos com o Prémio Dardos que anda aí a ser distribuído na blogosfera. Diz ela que o conceito deste prémio "passa por reconhecer valores culturais, éticos, literários e pessoais, transmitidos de forma criativa e original nos pedacinhos rabiscados por cada blogueiro que o receba". É ou não é de ficar babadíssima? Diz ainda que tenho de repassar o prémio a 15 outros blogues e só posso dizer que estou tão reticente em relação a isso quanto ao que estive para sair de casa hoje sem lavar o cabelo [ver post mais abaixo]. Não porque ache que não merecem, mas porque não gosto de avaliar essas coisas assim, preto no branco. Os links que existem neste espaço são todos especiais para mim, de uma ou outra forma. Considerem-se todos nomeados.

Porquê?

Às vezes apetece-me perguntar-te porquê? Sem mágoas, sem pressões. Uma pergunta simples para entender. Porquê é que decidiste entrar na minha vida como fizeste? Porque é que a amizade deixou de ser suficiente? Às vezes apetece-me ouvir a resposta. Entender o que se passou. Saber porquê a mim, porquê eu? Para perceber. Só. Se calhar nem tu sabes. Mas às vezes apetece-me saber.

Afortunada

- Bom dia, eu tenho um voucher gift...
- Muito bom!
- Sim, é um Day Natural.
- Melhor ainda! Agradeça muitas vezes a quem lhe ofereceu esse presente!

Obrigada

Horizonte

Às vezes cansa a monotonia de olhar para a linha azul lá do fundo...

quarta-feira, outubro 15, 2008

Requintes do paraíso

Os crepes congelados do Continente são uma das melhores invenções dos últimos tempos. Basta um minuto no micro-ondas e ganha-se uma viagem até ao céu. Eu como a versão com chocolate belga mas não encontrei foto no site. Provem, provem. Não se vão arrepender!

A pior notícia do ano!

A médica acabou de me proibir de lavar o cabelo até sexta-feira à tarde! E porque é que isto, que só por si já é o horror, dá vontade de me fechar em casa até à data anunciada? Porque hoje, num dia de inesperada atitude arrojada, sai de casa sem lavar o cabelo! A juntar a tudo isto, porque Deus é grande mas o Diabo tem ganas de sacaninha, o meu lábio está todo rebentado. A minha questão é: e se me cruzo com o homem da minha vida?

Meus queridos!

Eu até gostava de vos contar uma ou outra coisita mas não sou capaz. Vou cair na cama e pode ser que amanhã tenham mais sorte. Sweet dreams for everyone :)

terça-feira, outubro 14, 2008

Si, sono arrivata di Milano

Ho lasciato il mio cuore in Italia!

Olá David!

Lembram-se disto? Uma das causas dessa explosão de alegria nasceu ontem, há pouco mais de 24 horas. Chama-se David e é um malandreco porque chegou antes de tempo e já fez os pais ficarem com o coração nas mãos. Mas agora está tudo bem. Há pouco mais de duas horas que o primeiro filho de uma das minhas melhores amigas respira sozinho, sem ajuda de qualquer ventilador. É um campeão. E fotogénico, diz a Mãe, babadíssima. Felicidade é isto, mesmo!

sexta-feira, outubro 10, 2008

Há momentos que ficam para sempre

Acho que em vez de 30 fiz 90 anos!!!

E agora, desculpem lá, mas vou acabar de arrumar a mala. Há um avião que vai para Milão à minha espera!

quinta-feira, outubro 09, 2008

Sabemos que os 30 nos caem bem...

... quando passamos por dois pré-adolescentes, eles rolam os olhos para cima, e dizem um para o outro: sustém a respiração!

E de repente já nos 30!

Estava aqui a pensar no peso dos 30, na fuga da "juventude" e lembrei-me do "drama" dos 20 anos que, no meu caso, foi vivido aos 19. Se os próximos 10 anos forem tão ricos como tudo o que vivi nestes últimos 10 não há razões para medos ou angústias. Quer dizer, sofrimento, lágrimas e desilusões não me faltaram dos 20 aos 30. Mas o saldo é mais do que positivo. Não tenho tudo o que quero, hei-de ter. Aos pouquinhos, saboreando cada conquista. As derrotas e desilusões que nunca me largam só me dão mais força. Como quando se bate no fundo do poço e isso nos serve de desculpa para ganhar um impulso forte para voltar rapidamente à tona da água. Os 30 anos não me assustam. Haja saúde, muita alegria, bons amigos e a família sempre pertinho.
Este é um post automático para avisar que a dona do estaminé faz anos!

quarta-feira, outubro 08, 2008

Vanita na cozinha


Uma desgraça, uma desgraça!
Adenda: O tiramissú e o bolo de bolacha têm tão bom aspecto que só posso dizer que sou uma doceira de mão cheia. Ainda não provei mas isso agora, não interessa nada :)

segunda-feira, outubro 06, 2008

Quase, quase, quase

A esta altura do campeonato já não é novidade para ninguém, mas tenho que o dizer. O "Jogo do Anjo" chega às lojas no dia 15. Falta tão pouco!

Sem querer contribuir para o pânico

Digam-me lá se é caso para haver uma corrida aos bancos ou não? Eu sei que o ministro Teixeira dos Santos já veio garantir que as poupanças dos portugueses não estão em risco mas tudo isto me faz lembrar o crash de 1929. Estarei a ser exagerada?

Eu sei que estou na idade de criar juízo...

... mas haverá necessidade de o dente do siso me dar tantas dores?

Opá....

Andam p'raí a convidar meio mundo dos blogues para comentar em programas de rádio. Também quero!!! O meu contacto está aí ao lado, no perfil. Não se acanhem :)

E o dia começa bem!

"Estou, doutora Vânia? [ninguém me trata assim] É para lhe dizer que a sua candidatura ao mestrado foi aceite!"

domingo, outubro 05, 2008

Hoje estreou o "Zé Carlos" na SIC

E eu estive a ver o Adam Sandler e o Don Cheadle na TVC2 no filme "Reign over Me - Em Nome da Amizade", de Mike Binder (2007). A história de um homem que perdeu a família no 11 de Setembro. Muito, muito bom.

Não fui eu que disse...


You Should Date An Italian!



You love for old fashioned romance, with an old fashioned guy

An Italian guy is the perfect candidate to be your prince charming

If your head doesn't spin enough, just down another espresso with him

Invest in a motorcycle helmet - and some carb blocker for all that pasta!

sábado, outubro 04, 2008

A arte do desenrascanço

As mulheres do século XXI não se deixam intimidar facilmente. Quando a chave electrónica não abre as portas do carro e apenas conseguimos abrir o porta-bagagens o que nos passa pela cabeça é saltar lá para dentro. Foi o que me aconteceu hoje. Sem me aperceber que estava a ser observada por espécimes masculinos que, prestativos, me impediram de entrar em acobracias. Pelo menos naquele instante. Um deles trocou-me a pilha da chave, remexeu no sistema eléctrico da mesma e arranjou tudo até ficar perfeito. O problema é que nada disso resultou e lá tive que saltar para dentro do porta-bagagens. Chave na ignição e o carro não dá sinal de vida. Diagnóstico: falta de bateria. Prestativo, o meu ajudante até cabos de bateria tinha e tratou de tudo. Com a minha preciosa ajuda, claro. Perfeito não é? O problema foi ter de parar o carro 200 metros à frente. O óbvio aconteceu mas, sorte das sortes, mesmo ao lado de cinco funcionários públicos daquilo-que-se-chama-genericamente-de-obras. Foi um gozo empurrar o carro da miúda. Uma alegria para a jornada fatigante. Acabou por aqui? Qual quê, com tantas aceleradelas o depósito ficou praticamente seco. Nova paragem - cedo demais - nas bombas. Nova ajuda voluntária para dar vida ao carrito. Uma viagem de 100 quilómetros em cima, sem nunca deixar morrer o motor - semáforos e portagens não ajudam, acreditem - e eis que esta menina se safa sem usar o telemóvel uma única vez. Um dia perguntaram-me: "como é que fazias antes de mim?". Como nunca deixei de fazer, meu querido!

Red Hot Chili Peppers

Um dos melhores espectáculos, se não o melhor mesmo, a que assisti nos vários Rock in Rio Lisboa. Está agora a passar um concerto deles na RTP2. Igualmente vibrantes.

sexta-feira, outubro 03, 2008

Porto-me tão bem...

Andam por aí umas alminhas a preparar qualquer coisa para o meu aniversário. Acontece que uma dessas almas, contactada por mail para entrar na conspiração, achou por bem perguntar-me o que se passa e fez-me um reply do mail em questão! Mas à beira dos 30 deixei-me das artes de Sherlock Holmes que sempre me fizeram descobrir os presentes antes da noite de Natal. Não li o mail conspirativo. Portei-me bem e encaminhei a alminha para outras fontes. Ia apagar o mail mas isso já era pedir demais...

"A estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos"

Eu sabia que não teria que me preocupar muito. José Saramago saberia responder da melhor forma aos protestos dos inteligentes norte-americanos que se manifestam contra o filme baseado no brilhante "Ensaio sobre a Cegueira". É que a Federação Americana de Invisuais revê-se nos cegos retratados no romance do português e considera-se injustiçada. Os cegos, argumentam, não são pessoas cruéis como as ali retratadas. Uma forma linear - para não dizer mesmo burra - de "ver" a coisa. E quanto a isto pouco há a dizer. Quem leu o livro sabe isso.

Ora o "Rio das Flores"...

Ainda não falei sobre o último romance de Miguel Sousa Tavares mas o livro não me foi indiferente. Aviso já que este texto contêm spoilers pelo que, se quiserem continuar a ler, já sabem ao que vão. Admitamos que as expectativas estivessem elevadas. O "Equador" é um dos livros marcantes da minha biblioteca pessoal. Não se esperava menos deste mas as expectativas saíram goradas. Na minha opinião, claro, que de outra coisa não se fala aqui. Ora bem, o romance em si é o pior de "Rio das Flores". E porquê? Porque não tem estrutura, não tem história, nem objectivo. Caminha ao sabor da vontade do escritor de se dedicar mais a uma personagem - com a qual claramente se identifica - do que às restantes. E mesmo essa dedicação inside mais nas suas deambulações de personalidade. Não vou dizer que o livro está mal escrito, claro que não. Está bem escrito, sempre bem escrito. Tem quebras na narrativa, tem sim senhor. Mistura factos históricos com ficção, uma mais valia recentemente descoberta e que me parece uma boa aposta de inúmeros escritores. Mas a ideia com que fiquei é que o livro foi estruturado em cima do joelho. Pegou-se num período histórico e vários temas chave que se pretendia abordar e criou-se ali à volta uma trama, mas uma trama sem consistência. Confesso que nos capítulos iniciais acreditei que Miguel Sousa Tavares estava a tentar recriar o ambiente familiar em torno de uma casa que Gabriel Garcia Marquez tão bem retratou em "Cem Anos de Solidão". Mas a ideia perde-se com o passar das páginas. Há momentos em que o [puro] relato histórico não encaixa no romance. Há personagens e desejos das mesmas que se perdem e nunca mais se recuperam. Enfim, há toda uma série de ingredientes essenciais num romance perfeito que aqui faltam. Ainda assim, por contraditório que possa parecer, gostei. Gostei porque me indignei com o fim das várias estórias, porque me deixei envolver e é essa a magia de um livro. Mas não foi perfeito. E era o que se esperava. Que eu esperava.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Sabedoria de mãe... via MSN

L... says: Os 30 são a melhor idade da mulher!

L... says: O pior é que os 40 chegam num instante por isso aproveita-os bem.

terça-feira, setembro 30, 2008

Vou presa!

É no dia 9 de Fevereiro que me vêm cá buscar. Já está agendado. Assim dá tempo para preparar tudo e ninguém ser apanhado de surpresa. Os senhores-oficiais-do-tribunal foram diligentes e enviaram-me hoje uma missiva a avisar. Fica aqui também o anúncio para que comecem a coleccionar receitas de bolos de chocolate que me hão-de levar quando me forem visitar. Como nos primeiros tempos ainda faz algum frio, aproveitem para pôr de lado uns cobertores extra e pijamas quentinhos, que adoro. Isto tudo porque os senhores-oficiais-do-tribunal querem que, no dia 9 de Fevereiro, às 9h30 da manhã - calúnia! invocar uma hora destas em vão - eu me apresente em dado local na qualidade [surreal] de testemunha de algo que nunca vi. E de facto nem é este o problema - o de não ter assistido ao que me confere o título de testemunha -, nada disso. A questão que me vai colocar atrás das grades é simples. Ora se os senhores-oficiais-do-tribunal me avisam a 30 de Setembro que tenho de estar a 9 de Fevereiro não sei bem onde, não se pode esperar que eu lá esteja. Não é por mal. Mas vou-me esquecer. E os senhores-oficiais-do-tribunal avisam que, caso tal aconteça, me vêm cá buscar.

À distância de um click

Fica o coração de quem mora longe. Skype, o chá tecnológico que acalma as saudades.

Podia ser assim tão simples

Há tantos que o fazem tão bem

No dia em que chega o Starbucks...

You Are a Double Espresso
Hey Energizer Bunny Girl! Do you ever slow down?
You're a mix of high energy and ambition, perfectly matched with strong espresso
When you want something you get it - by any means possible
You're driven, determined, and no nonsense. Which is just how you like your java.

segunda-feira, setembro 29, 2008

O nosso amor é verdeeeeeeeee

Já vos disse que não gosto de leite, certo? Pois. Quando como cereais, faço-o com iogurte líquido. Nada de extraordinário. A não ser que hoje o fiz com Danup de Maçã Fresh. E o que tem isso de especial, perguntam vocês. O Danup de Maçã Fresh é verde! Isso mesmo, verde! Que bem que me souberam os Clusters com iogurte verde. Uma delícia!

É de mim...

... ou este contador aqui ao lado começou a acelerar nos últimos tempos?

sábado, setembro 27, 2008

Sobre o derby

Levaram ali um bailinho de futebol, diz o meu pai! Eu acredito nele. Cá 2-0... um bailinho foi o que foi!

sexta-feira, setembro 26, 2008

O número sete fecha o ciclo

Há exactamente sete anos estava a beber champanhe em plena Rua da Junqueira para festejar a licenciatura, acabadinha de concluir. Hoje candidatei-me ao mestrado.

"Antes que o Diabo Saiba que Morreste"

Perturbador. Como se quer.
Numa [ou pouco mais que uma] sala de cinema perto de si.

quarta-feira, setembro 24, 2008

Sabem aqueles dias que correm mal?

Mas assim mesmo muito mal? Que nos deprimem a cada minuto que passa? Já chega, ok? Não sou de ferro!

terça-feira, setembro 23, 2008

Porque há várias pessoas que me fazem falta

Cada uma à sua maneira. Todos os dias...

Starbucks e os nervos

Quem é que no seu perfeito juizo vai beber café ao Starbucks?!? Aviso já que esta conversa não vai correr bem porque isto anda a irritar-me de tal maneira que achei melhor agendar um aviso no telemóvel para me lembrar de destilar tudo o que penso sobre este assunto esta noite, antes de deixar de poder responder por mim. Ainda por cima irrita-me porque é uma daquelas discussões do ovo e da galinha, não se chega a lado nenhum, perde-se tempo e basicamente cada um fica com a ideia que já tinha. Enfim...

A abertura do Starbucks em Portugal está a correr mal. Temos pena de dizer isto mas é inegável. Começa com a mentalidadezinha de: "O café é uma m... Um balde de água deslavada que não vale nada". E segue-se a lenga-lenga de que Portugal é o País que tem melhor expresso e que não precisamos cá nada desse McDonalds norte-americano da chicara de café, ainda por cima em papel. Pronto, é o suficiente para uma pessoa ficar com arritmias, a ponto quase de dar entrada no primeiro hospital que lhe apareça à frente.

O que é que o cu tem a ver com as calças? Desculpem a linguagem mas, já perceberam, é um assunto que me deixa fora de mim. O Starbucks é uma loja que vende um conceito que em NADA - leram bem? -, em nada, se cruza com o ambiente mágico que envolve a nossa bica. Um não aniquila o outro e, quando se começa por aí, parte-se do pressuposto errado. Se querem um café, uma bica, um expresso, um cimbalino, o que for, já sabem onde ir. Até de olhos fechados.

O Starbucks vende outros produtos. Vende Mokas maravilhos, Cappuccinos, Chocolates Quentes e uma variedade imensa de bebidas quentes, reconfortantes, variantes do café mas não só, cheias de chantilli e chocolate. Uma panóplia de ofertas que ainda não tem sequer mercado válido em Portugal. Quantas vezes, sobretudo no Inverno, em conversa com amigos, vem à baila a vontade de beber um bom chocolate quente? Onde é que normalmente morre a ideia? Exacto! Nunca há um sítio certo, perfeito, onde encontrar essa bebida. É isso que o Starbucks oferece!

Mas não apenas por isto que o lançamento da marca por cá está a correr mal. A primeira loja abre num Centro Comercial. Nada a ver. A ideia, popularizada em inúmeros filmes norte-americanos, é comprar o "café" - nunca é café e não me apetece voltar a bater nessa tecla - em movimento. Da casa para o trabalho, do trabalho para o ginásio ou de volta para casa. Whatever. O que se pretende é um serviço ultra-personalizado, rápido, eficiente, que não perturba mas aconchega o dia-a-dia de quem mora nas grandes cidades. Em Portugal a ideia passa pelos Centro Comerciais. Infelizmente, por uma questão económica, o lançamento de uma marca destas, e a sua continuação no mercado, depende de óptimos resultados nos primeiros meses de operação. Quem arriscaria uma loja de rua num País como o nosso?

Já estou cansada. Alguém me oferece um moka tall cremoso? :)

segunda-feira, setembro 22, 2008

O Francisco Salgueiro está de volta!

Ele é louco, imparável e não diz nada de jeito. Mas eu adoro os livros dele. E há um novo nas lojas: "Amei-te em Copacabana". Só se pode esperar o pior. Mais aqui.

Está tudo louco!!

Até o Google! Já na SIC ontem insistiam que era o último dia de Verão, metade da blogoesfera despedia-se da estação. Hoje o Google está cheio de flores secas. Mas está tudo doido ou sou eu que não estou bem? O Outono começa, desde que me lembro, a 23 de Setembro. Sei isso sem qualquer dúvida. No entanto, a própria Wikipedia - essa fonte de conhecimento inquestionável -, diz que sim, que o Outono chega dia 21. Qual quê? O Diário Digital esclarece que é hoje às 16h44. Porquê? Porque é a hora exacta do solstício que normalmente é indicado como... dia 23!

Deve ser por isso que hoje caí da cama cedo e já estou a pé, prontinha para uma nova semana! Bem-disposta, embora não pareça :)

domingo, setembro 21, 2008

Dúvida muitoooo pertinente

Não se pode importar a água dali do sopé da Serra dos Candeeiros para os canos de Lisboa? O meu cabelo fica incrivelmente mais giro :)

sábado, setembro 20, 2008

Tornou-se patológico...

É nervoso miudinho, incontrolável mesmo, que sinto enquanto aguardo a tradução deste livro para português. A coisa tem piorado porque nos últimos tempos os rumores adensam-se. "Está quase a chegar". Está bem, mas quando? Quando? Há muito que não aguardava um lançamento com tanta expectativa. E é tão bom quando isto acontece...

Até ao Natal está cá fora...

Back

Não foi muito tempo, em termos bloguísticos, mas passou por aqui uma revolução. Não uma revolução qualquer, passou por aqui um verdadeiro terramoto apenas comparável ao que deitou Lisboa abaixo em 1755 e obrigou os especialistas a repensar a escala de avaliação do fenónemo. Já tinha assistido a crises destas noutros bloggers mas nunca tinha realmente passado por uma. Durante um tempo nada disto fez sentido para mim, não me reconhecia, não me dava e achei mesmo que isso nunca voltaria a acontecer. Tinha sido um ciclo e tinha terminado. As grandes mudanças são sempre assim, não é? Violentas mas relativamente rápidas. Não digo que, agora que a bonança acalmou os sentimentos, tudo volte a ser o mesmo. Nunca volta. Não depois de uma tempestade deste calibre. Mas reencontrei-me e cá estou de novo, com um novo visual e sem prometer nada. Nem eu própria imagino que aí possa vir.

Não podia largar este cantinho que tem tanto de mim...

Vado a Milano!

É um dos sonhos mais antigos que tenho: ir a Itália. Em Outubro lá estarei. Por pouco tempo, é certo, mas é só o pontapé de saída para uma relação que ainda vai ter muito para dar. Vou a Milão!

sexta-feira, setembro 19, 2008

O Herman é o meu melhor amigo!

"As pessoas só começam a ser alguém a partir dos 40. Até lá são experiências científicas"

in "Roda da Sorte"

quarta-feira, setembro 17, 2008

segunda-feira, setembro 15, 2008

Não sou filha deste tempo...

A minha avó dizia, com um tom discreto, tímido até, mas que não disfarçava uma ponta de orgulho, que o meu avô dava umas escapadelas fora do casamento mas "era sempre para mim que ele voltava". E era aí que ela ganhava força para suportar essa vida. Nessa escolha dele, que a fazia diferente das outras. Afinal, ela era a mãe dos seus filhos, a mulher que cuidava da casa, da sua roupa e da comida que todos os dias estava em cima da mesa. Uma boa esposa. Não entendam mal. Eu adoro o meu avô, amo de paixão. Assim como a minha avó. Já se foram os dois mas para mim estão sempre vivos no meu coração. O que me choca - e quase não vale a pena usar a palavra que parece ter perdido o impacto - é que os tempos não mudaram. Continua a ser assim. Ainda hoje e, fatidicamente, parece-me que por muitos e muitos anos, as mulheres, agora com uma postura diferente da minha avó, aceitam e perdoam tudo, sobretudo se as relações já forem duradouras, ou seja, recheadas de histórias de traição e pulos na cerca. Não sei a troco de quê, nunca estive desse lado. Nunca trai, já perdoei uma vez e vivi o Inferno que se segue, o que me faz duvidar ainda mais de quem perpetua esta forma centenária de estar que atribui aos homens um papel diferente do das mulheres. Sim, não se iludam. Este comportamento é unilateral. Eles até podem perdoar, mas não esquecem. E se já procuravam poleiro fora de casa, passam a procurar uma nova casa. Sempre com a certeza de que aquele poleiro é certo. Sempre foi. Se isto é o que chamam de felicidade, prefiro ser (in)feliz à minha maneira.



E eis como um programa de televisão quase consegue fazer-me voltar...

[escrito a 14 de Setembro, depois de assistir aos comentários de Gonçalo da Câmara Pereira sobre o primeiro "Momento da Verdade", na SIC]

segunda-feira, setembro 01, 2008

E o dia começa bem...

Tiraram-me três litros de sangue. Fazem-me falta, sabiam?

Foi-se...

Eu sei que o Outono chega a 23 de Setembro e também faço parte do grupo que não entende os que apregoam o fim do Verão no último dia de Agosto. Mas este ano é tão palpável que não o posso ignorar. O dia que dá lugar à noite antes que eu consiga chegar a casa, a falta de lugares para estacionar, a mala da praia que nunca mais tirei do carro, as havianas que já raramente calço e o bronze que se vai, aos pouquinhos, mas que sei que já não vou conseguir repôr. Foi-se... e passou tão depressa. Quero mais, quero muito mais...