segunda-feira, agosto 04, 2008

Próximo destino


Casa Amarela,
Vila Nova de Milfontes

Let's put a smile on that face!

São estes os momentos que procuro nas férias de três semanas que mais ninguém entende. O reencontro de laços e raízes onde mais ninguém os consegue ver. Hoje fui ao cinema com parte do grupo com que religiosamente ia todos os domingos há quase 15 anos. Fui ver "Batman - O Cavaleiro das Trevas" a uma das duas salas onde costumávamos ir. Está igual! Continua péssima como sempre foi, mudaram-lhe apenas as cadeiras. O Centro Comercial está decrépito como sempre esteve e mantêm-se os problemas com o ar condicionado. Mas o sorriso de conseguir viajar no tempo ninguém me consegue tirar. Parece ter sido feito pelo sádico Heath Ledger no brilhante Joker que interpreta. Não abafa o Jack Nicholson, é certo, mas sim, depois de visto o filme entendo as vozes que pedem o Óscar post mortem. Está muito bom.

sábado, agosto 02, 2008

Funerais, casamentos e baptizados

Mandasse eu e excluia o primeiro da lista. Porque há pessoas com quem já só estamos nestas alturas...

sexta-feira, agosto 01, 2008

E eu que nem gosto muito do António Lobo Antunes...


Esta é a crónica da Visão desta semana. Resume o que muitos ainda não conseguiram perceber. Encontrei no Kind of Blog - mas a ideia original é daqui - e não resisti a publicar também. Leiam, vão-se identificar. De certeza.

quinta-feira, julho 31, 2008

Tic tac... tic tac... tic tac...

Hoje o relógio voltou a mexer os ponteiros. Uma semana e meia depois de ter trocado a noite pelo dia - parece que sabia que eu tinha entrado de férias! - comprei finalmente uma pilha nova. Não o tenho usado, não preciso. O problema é que, agora, já oiço o tic... tac... na minha cabeça. Ainda falta mais de uma semana para o regresso e já me sabe a pouco...

Vou aproveitar o resto! O relógio? Fica onde tem estado, à espera da realidade :)

Suspense

Cavaco Silva vai falar ao País. Ninguém sabe o que vai dizer. No livro que acabei de ler ontem, "A Conspiração", o Presidente dos Estados Unidos da América fez o mesmo. Anunciou que a Nasa tinha descoberto vestígios de vida extra-terrestre. Estará Cavaco Silva à altura?

Adenda: Bem me parecia que era areia demais para aquele camião...

Wishlist #3

Quero voltar ao Cemitério dos Livros! A tradução em português do novo romance de Carlos Ruiz Zafón , o autor do belíssimo "A Sombra do Vento", ainda não foi editada mas pode ser que chegue às bancas até aos meus anos - espero eu, enquanto faço figas com os dedos! Se não chegar, lê-se em espanhol, que os bons livros lêem-se bem em qualquer língua ;)

quarta-feira, julho 23, 2008

Um-dó-li-tá...


Busca interior. É este o tema de dois filmes tão distintos que se tocam apenas por coincidência, por os ter visto um depois do outro. Control relata parte da vida de Ian Curtis, o mítico vocalista dos Joy Division. Into The Wild conta a história de Christopher McCandless, um jovem recém-licenciado que parte em busca do próprio eu, longe de tudo e de todos, no Alasca. Percursos tão diferentes e tão semelhantes. A história de Ian Curtis seduz-me mais do que o Super Vagabundo, confesso. No entanto, são ambos vítimas de uma busca incessante, de quem não conhece tréguas nem consegue parar para avaliar outros pontos de vista. De quem vive intensamente e, consciente ou inconscientemente, se deixa levar sem usar o travão de emergência. Valerá a pena? Será aí que reside a felicidade? Na velocidade estonteante, na procura determinada?

"Happiness only real when shared", conclui Chris, com sabedoria adquirida à custa de muito sofrimento. Ian Curtis, por seu lado, sucumbe à solicitação dessa mesma partilha. Não o consegue fazer. Nem com a mulher, nem com a namorada por quem se apaixona mas a quem não se consegue entregar. Qual deles tem razão? Nenhum...?

quarta-feira, julho 16, 2008

Euforia


Já recebi o IRS!

Once I Found You

Rita Redshoes

Pensava que toda a gente sabia...

... mas pelos vistos é segredo e apetece-me espalhá-lo. Os The National vão dar outro concerto em Portugal na sexta-feira. Onde? No óbvio Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães! O melhor? O preço, claro. Dez euros!

Mais informações aqui

A fugir pelos dedos...

Eu sei, é parvo, mas é o que sinto. O Verão está a fugir-me pelos dedos e não o posso parar! Os dias quentes, as camisolas de alças que não pedem casaco, o sentimento de férias mesmo que o trabalho nos esteja a dar cabo da cabeça. Adoro tudo isto. E claro, as férias, a praia, a areia, os amigos, as caipirinhas, as cores, as roupas, as pulseiras, as viagens, os bronzeados. O sonho sempre desperto. Mas ando angustiada. Porque sinto que cada dia de calor não traz a certeza de outro igual logo a seguir, porque quero aproveitá-los ao máximo, porque ainda não estou de férias, porque já ando a contar os dias. E porque queria que o Verão fosse maior :)

PS - Esta é mais uma versão das minhas composições de escola primária. Às vezes apetece-me!

Parabéns!

Cinco anos. A idade mágica. A primeira. Com cinco anos já temos idade para ir à escola, já somos "grandes". Hoje há uma menina linda que faz cinco anos. A idade mágica. E pensar que tinhas apenas dois quando vi uma foto tua pela primeira vez. Parabéns. Aproveita a magia dos cincos anos como se não houvesse amanhã! ;)

segunda-feira, julho 14, 2008

Vou ser "tia" outra vez...

De uma amiga que não vejo desde que era solteira! E já há uns anos que ela não é solteira... A novidade foi-me contada por uma amiga comum. Se isto não é o degredo, não sei o que será!

sábado, julho 12, 2008

O meu coração palpita!

Vampire Weekend

The Hives

É difícil, muito difícil falar no Alive deste ano. Sobretudo do primeiro dia. Se Vampire Weekend superaram e muito as expectativas - para mim um dos melhores entre os mil bons momentos -, The Hives foram uma óptima surpresa. Meu Deus, Pelle Almqvist é um mestre em cima do palco! Palminhas para o senhor. E se só assim já saía de barriguinha cheia, o que dizer do resto da noite? Gogol Bordello estiveram imparáveis, festivos e animados como só eles sabem ser. Duas horas de música cigana de dança e muita, muita alegria. Assistir ao pôr-do-sol com The National em palco é um luxo indescritível. Mas merecem a grandeza de uma sala só para eles, como já tiveram por cá e prometo estar lá da próxima vez. Rage Against the Machine foi a cereja em cima do bolo. As boas memórias da adolescência estavam lá todas, ao vivo e a cores. E não há nada que pague isso!
PS - Ontem, Nouvelle Vague deixaram-me com um amargozito de boca mas a culpa, dizem, foi do avião...

terça-feira, julho 01, 2008

Apetece...


[...]

É de mim?

"Eu reponho o meu cálcio todos os dias e todas as noites", diz Claúdia Vieira, numa promoção da Associação Portuguesa de Osteoporose.

Àparte tudo o que diz respeito ao objectivo da coisa. É de mim ou esta frase não soa muito bem?

Sê fiel a ti mesmo

Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização.

Martin Luther King

sexta-feira, junho 27, 2008

E se eu vos disser...

... que acabei de ver o Borat na Avenida da Liberdade? Em versão giraaaaaa e sem pelinho nenhum naquele corpinho. Ai, o que eu gosto do Arraial Pride!

[amanhã no Terreiro do Paço, com entrada livre até à 1h00]

Não quero!

Que gritem ao vento que é de mim que gostam
Que digam que me amam
Que me escrevam poemas de amor
Que graffitem pedidos de casamento na calçada
Que digam que sou a mulher da vossa vida
Que atravessem fronteiras e mudem de vida por minha causa

Já tive isso tudo.
Chega! Quero apenas que gostem de mim pelo que sou.

quinta-feira, junho 26, 2008

terça-feira, junho 24, 2008

Hoje é dia santo!

Estive na cozinha e, como tal - o que eu odeio esta forma de falar à Castelo Branco mas, dada a atitude principesca, acho que se justifica -, tenho de postar o resultado. É verdade, tem aspecto de comida a sério, cheira a comida a sério e sabe... hummm! Se estão a tentar descobrir o que é o manjar, eu ajudo: centros de pescada com batatas no forno. Divinal!

Como tristezas não pagam dívidas...

Este é o primeiro item da minha whislist para os 30! Ainda faltam muitooooos meses, mas podemos já começar a pensar no assunto, não é? E a caminho dos 30 quero voltar a sentir o prazer de ter uns patins nos pés. Mesmo que sejam patins em linha!

Estou um bocadinho farta...

Hoje falhou a luz no prédio onde trabalho, acho que em parte da cidade. Em segundos percebemos a falta que a electricidade faz num dia-a-dia frenético que não se compadece com estas pequenas falhas - humanas ou não, não interessa. A roda não pára e é preciso dar-lhe resposta. Com um ajuste daqui, outro dali, segui para um serviço como me compete. Mal dos meus pecados, um sacaninha que confundiu o Verão com Carnaval presenteou-me a mim e ao meu parceiro com um balde de água na cabeça! Sim, leram bem!

Como está calor secou rápido e, quando regressei à base, contei o sucedido. Risos? Piadas? Questões? Nada disso! Silêncio apenas. Ignorar o que a miúda está a dizer, quase como se não se tivesse ouvido. Porquê? Pois, a resposta a esta e outras reacções deste tipo não a sei. Enfim. Continuei o meu dia, com o sorriso possível e ainda tive direito a uma alegria que me vale por isto tudo e muito mais - a tal da lata que falo no post em baixo.

A falha da luz deitou o sistema abaixo e ainda demorou um bom bocado para que o serviço voltasse ao normal. Pois que, no final, quando tudo prometia começar a entrar nos eixos, sou presenteada com o melhor do mau humor de quem trabalha comigo. Lembram-se de quem me ignorou? Exacto! Lembram-se de quem tinha levado com o balde de água fria na cabeça, suficiente para deixar qualquer um mal-disposto para dois dias? Pois...

Podia, como é hábito, evitar de me expôr desta maneira ao relatar esta história. Acontece que estou cansada e já apreciava outro tipo de comportamento. Não sou pêra doce mas ninguém é obrigado a gostar de mim. Aliás, não temos de gostar uns dos outros e isso não faz de nós melhores ou piores pessoas. Mas é nosso dever lutar por um melhor ambiente no local de trabalho. Todos e todos os dias.

Mensagem subliminar

Por culpa da Nani viciei-me em fazer bebés. Mas, sinceramente, sou só eu que vejo o que está à vista de todos quando a cegonha se vangloria pelos pontos alcançados? Reparem lá bem!

A questão que se coloca é...

Balde de água fria ou lata? O meu dia hoje teve de tudo. Posso dizer que termina com um sorriso de orelha-a-orelha pelo que só pode ser bom. Mesmo que tenha levado, literalmente, com um balde de água fria na cabeça. A lata compensou-me!

sexta-feira, junho 20, 2008

Allegro???

Está tudo estragado! A primeira loja do Starbucks em Portugal vai abrir em Agosto no CENTRO COMERCIAL Allegro, em Alfragide. Distorce o conceito de comprar uma bebida enquanto se caminha na rua, estraga todo o fascínio da coisa. Digo eu e não vou mudar de ideias!!

Que alguém te oiça, amiga!

"A pessoa certa vai recompensar-te por tudo isso miúda!"

quinta-feira, junho 19, 2008

É triste...

Sempre fui fanática pela Selecção Nacional, pelos jogos Europeus e Mundiais. Tanto que, pasmem!, em Fevereiro já estava a combinar uma esplanada para assistir aos jogos deste ano. Voltas trocadas, este ano em momento algum senti o tal friozinho que arrepia na barriga. Nem nos dois primeiros jogos, os únicos que valeram a pena. Até porque, nesses, estava a trabalhar. É triste...

Surpresa

Which Positive Quality Are You?
Your Result: Love

You are Love. Love is the glue that binds us all together. The love of family, the love of friends, the love between husbands and their wives--these things form the foundation of our happiness, our security, and our comfort. "All you need is love."

Peace
Friendship
Faith
Charity
Courage
Which Positive Quality Are You?

A melhor notícia do dia #3

Muito melhor que "O Sexo e a Cidade" transformado em filme é ver o "Friends" chegar ao grande ecrã. Diz que Jennifer Aniston, a única dos seis que era do contra, mudou de ideias. A concretização deve estar para breve. Entenda-se breve nos termos do que o cinema permite, claro. Vou já fazer pipocas ;)

Hoje é dia de...

... desejar boa viagem aos noivos!

quarta-feira, junho 18, 2008

A melhor notícia do dia #2

Starbucks já mexe! A cadeia internacional de bebidas com café já está a contratar pessoal para a primeira loja em Portugal. Mas faz caixinha e não se descose quanto à localização nem à data de abertura, embora esteja para breve. Aguardo ansiosa e aos pulinhos!

Confesso que esta noite sonhei com um Moka cremoso...

terça-feira, junho 17, 2008

Alice no País das Maravilhas


-Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?

-Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.

-Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.

-Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.


Lewis Carroll

A melhor notícia do dia

"Reembolsos de IRS começam hoje a ser pagos"

in Agência Lusa

50 anos

Ah pois é! A Chupa-Chups já conta com 50 anos, quem diria? A marca espanhola criada por Eric Bernat em 1958 está de parabéns. A ideia inicial foi criar uma goluseima vocacionada para o seu público alvo mais directo: as crianças. Um rebuçado que, além de ergonomicamente estudado para as bocas dos mais pequenos, era sustentado por um pauzinho, para não sujarem as mãos. Pelo menos, não sujarem tanto como era habitual. Uma ideia que sobreviveu até hoje e continua muito actual. Quem não gosta de um bom Chupa-Chups? Para mim pode ser de morango com nata ;)

A imagem é do primeiro anúncio da marca!

sexta-feira, junho 13, 2008

Conto de Fadas #2

Porque o Amor existe e vale a pena acreditar, este fim-de-semana é da Mikitas e do Tiago. A prova de que o Nós fala mais alto quando assim tem de ser. Um conto-de-fadas que nos deixa a sonhar com um futuro melhor. Parabéns aos noivos! E à noiva que amanhã, além de casar, também faz 25 anos. És linda e mereces ser muito feliz!

Tudo está bem...


... quando acaba bem! Mas não foi fácil chegar a este consenso. Primeiro foi o vestido encharcado na hora de o levantar na lavandaria. O que vale é que basta chamar pelo livro amarelo [de reclamação] que tudo se resolve, como se fosse magia. Depois foi a marcação de pedicure, manicure e depilação a, imagine-se, um feriado. O estabelecimento estava fechado! O que vale é que eu sou boa miúda e há alguém que olha por mim lá em cima. Portanto, está tudo a postos para seguir viagem. Oliveira do Hospital, ou do Salazar como dizem algumas, que nos aguarde ;)

Estrada desimpedida...


[para o que custou... tinha que partilhar!]

A Bica é lindaaaa!

quinta-feira, junho 12, 2008

Ai vida... #2

Acabei de constatar que as gentes deste país se vestem mais em pleno Junho nas marchas do que no Carnaval, quando tentam imitar os brasileiros. Não era caso para se despirem mais?

Ai vida...

Enquanto trabalho assisto, da minha janela, às marchas de Lisboa a descer a Avenida. Sou uma privilegiada? Não sei se os mande calar para me concentrar, se mando o trabalho às urtigas e os aplaudo...

Olhó Sant'António!


Ó Santo António de Lisboa
Tu que tens fama de casamenteiro,
Se o casamento fosse coisa boa,
Tu próprio não ficavas solteiro!

quarta-feira, junho 11, 2008

Para ti...

... Kitty Fane! Porque sei que ninguém como tu sente essa dor. Entendo o sufoco e compreendo a necessidade de fechares a caixa de comentários. Porque sei o quanto dói a comisseração que sentimos no olhar e nas atitudes dos outros mas também porque me revejo na tua história. Nunca desistas, nunca!

That's it!


terça-feira, junho 10, 2008

Gosto...

Porque também eu gosto de viver a vida ao momento, com garra e paixão ;)

Relógio biológico

Hoje passei a tarde com o Snoopy! Melhor, com o Moka, mas chamo-lhe Snoopy porque é da "marca" que deu origem ao desenho animado. Tem três meses e conquistou o meu coração. Reguila, brincalhão e meiguinho, com olhos vivaços, o Moka fartou-se de rebolar na relva do Parque das Nações e, a brincar, levou-me com ele. É um Beagle, uma raça que não conhecia. Pôs-me o relógio biológico a dar horas. Quero um! Eu, que gosto de animais, mas nunca lhes dou muito espaço para se chegarem perto...

[Acreditem ou não, eu tenho nocção do tom de "composição de escola primária" deste post. Mas é genuíno...]

domingo, junho 08, 2008

Desafio...

... aceite!

Insanidade

Esta aberta a época da loucura! Ao fim de 29 anos e alguns meses acabou-se a meninice. Até sábado tenho que saber usar - com o mínimo de decência estética, visual e física - umas sandálias de salto agulha. Os treinos começam hoje e vão continuar todos os dias, cá por casa. Prevêm-se alguns tralhos, uma ou outra mazela, mas vamos todos torcer para que o resultado final seja digno de uma menina-mulher quase com 30 anos. Certo? Ai, ai... meto-me em cada uma!

Só tenho uma coisa a dizer...




Temos um novo Pauleta!!!
Eu sei que há por aí muito boa gente que não acha piada ao nosso açoriano. Eu sou fã! E se já tinha gostado de ver a reportagem de "Os Incríveis" da SIC com o Pepe, hoje não me restam dúvidas. Gosto de ti, miúdo. Mereceste inaugurar o marcador. Que venham muitos mais!

quinta-feira, junho 05, 2008

Gulp!

Assim, de repente, apercebi-me que tenho três amigos, colegas que conheci no trabalho, a caminho do altar! Um já casou - como isto soa estranho - há quinze dias. As outras duas já só sonham com o vestido branco e a festa. Sinto-me velha...

quarta-feira, junho 04, 2008

Há palavras que nos beijam

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.


Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.


De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.


(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.

Alexandre O'Neill

terça-feira, junho 03, 2008

Fechado

Ultrapassa-me! Eu tentei compreender, juro que sim. Esforcei-me e, por momentos, acho que entendi as razões que podem levar a tomar uma atitude destas. Mas foi sol de pouca dura. Qual é a lógica de fechar um blog, de restringir o acesso apenas a utilizadores pré-selecionados? E a de impedir que se comentem posts? A beleza da blogoesfera é exactamente o oposto. O conseguirmos chegar a quem nunca imaginaríamos, o feedback inesperado que nos rouba um sorriso. A verdade é que anda por aí uma febre. Alguns dos blogs que mais gosto de ler fecharam-me a porta na cara. Posso pedir acesso, é um facto. Mas não o faço. A piada está mesmo em poder entrar sem bater, sem avisar. E mostrar que por lá passei, quando e como quero. Esta casa, posso garantir, vai estar sempre aberta. Para quem quiser.