quinta-feira, agosto 28, 2008

Sabedoria


"Life is what happens to you
While you're busy making other plans"
John Lennon
Beautiful Boy (darling boy), 1980
Não tivesse ele nascido a 9 de Outubro!

terça-feira, agosto 26, 2008

Chega por telefone...

É quase sempre assim. Tanto que já desenvolvi um instinto de defesa e espero sempre o pior quando me ligam. Hoje chegou outra vez. Em menos de um mês é a segunda má notícia. Em menos de um mês perco duas tias. Duas tias distantes, duas tias de quem pouco mais tenho que memórias de infância. Memórias vivas que se vão para sempre em menos de um mês. E dói. Até porque a última vez que te vi, de sorriso afável, foi na despedida da minha outra tia. Descansa em paz. Descansem em paz.

sexta-feira, agosto 22, 2008

Ai, que o meu coração rebenta de orgulho!

Acabei de ouvir o Hino
Obrigada Nelson

Kissmate

Os 30 estão a aproximar-se vertiginosamente e isso está a fazer-me alguma confusão, como se pode notar até pela frequência de posts que ando a publicar. E como acho que não se deve deixar de ser vintage sem se levar daqui tudo o que queremos, vou lançar um repto. Ah pois é! Nesta corrida desenfreada por agarrar a juventude que me vai ser tirada em pouco mais de um mês - isto está a ficar dramático, eu avisei! -, quero saber se já encontraram o/a vosso/a kissmate. Sim, leram bem! Pensem em soulmate e façam o resto do raciocínio sozinhos. Não é complicado. Já beijaram alguém que fosse, simplesmente, perfeito? Não falo de um beijo de apaixonados que sabe sempre bem. Falo de química mesmo. Um beijo que não tem nada, mesmo nada a apontar. Que é O beijo. Se sim, foi só com uma pessoa? Lembram-se de quem é/era? Perceberam logo no primeiro minuto que aquele beijo era diferente? E, last but not less important, é/era essa A pessoa? Contem-me tudo :)

quarta-feira, agosto 20, 2008

"Todos nós já estivemos em Barajas"

Ouvia-se hoje no meu local de trabalho. Não será bem assim. Eu, por exemplo, só lá estive em Maio. Podia nunca ter estado. Mas é mesmo aqui ao lado e é isso que toca. É impossível ficar indiferente a um acidente como o que aconteceu esta tarde no Aeroporto de Madrid.

"Porquê", perguntava-se ainda. Porque facilmente nos conseguimos rever nas pessoas que estavam dentro daquele avião, respondo eu. Porque todos nós conhecemos alguém que podia, por um acaso, estar ali dentro. Porque a ligação da Spanair com a Lufthansa não é uma realidade assim tão distante. Ainda no mês passado foi dessa forma que o meu irmão regressou da Croácia. E porque todos - mesmo os que não admitem! - temos medo de andar de avião.

O que é que este acidente tem de especial? Mais uma vez, foi aqui ao lado e acidentes destes são raros na Europa. Porque isto aumenta as estatísticas e não faz nada bem ao pânico que sentimos quando estamos de malas aviadas no aeroporto.

Mas não é só por isto. É porque morreram 150 pessoas. Porque sentimos cada uma dessas pessoas como se fosse alguém próximo. E depois de ouvir o comandante da TAP que falou na SIC Notícias, de quem não consegui descobri o nome, pensamos duas vezes antes de voltar a comprar um bilhete low cost. Porque isto de poupar na segurança tem que se lhe diga. Assim como o facto de se sofrerem represálias caso se opte por abortar um vôo apenas porque as luzes que se acendem no cockpit não nos dão confiança total para o fazer. Dito pelo homem que garante que voar de avião não é, actualmente, mais seguro que andar de carro.

Enfim, medos antigos voltaram hoje todos à tona da água.

Gosto de saber...

Ainda há carros do Sudoeste aí pela cidade. Não é só o meu!

Princesas

Gata Borralheira, Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida. Isto é demasiado complicado para a minha cabeça. Sempre foi, desde miúda. E o raciocínio repete-se, mesmo à beira dos 30, como pude comprovar numa conversa que acabei de ter. Eu não as distingo, às princesas, entenda-se. Normalmente a coisa começa assim:

- Há duas com nomes diferentes que são a mesma não é? A culpa é da Disney. Mas não sei quais são. É a Cinderela e a Bela Adormecida, certo?

Não, não está certo! A Bela Adormecida e a Cinderela são histórias diferentes. A Bela Adormecida pica-se num fuso e fica a dormir 100 anos. A Cinderela é que é a que perde o sapatinho na festa.

-Ah, ok. Então, a Cinderela é a Gata Borralheira! A culpa é da Disney. Isso eu sei.

Digo eu, contente por ter desfeito o engima pela milionésima vez. Sim, porque este raciocínio - já tinha dito? - é recorrente na minha vida. Quando era miúda, não havia mês em que não gastasse neurónios com isto [explica muito, eu sei!]. É quando estou a arrumar os nomes nas gavetas do meu pequeno cérebro que se faz luz. Ou melhor, a dúvida renasce.

- Mas elas não são três? E aquela dos anões, qual é que é a dos anões? É a Cinderela?

Não! A dos anões é a Branca de Neve!

- Hummm. Tens a certeza? É que a Branca de Neve também fica a dormir.

A Branca de Neve adormece envenenada com a maçã!

- Ah, ok. Então são três princesas. Está bem, está bem. Há mais nomes por causa da Cinderela e da Gata Borralheira. A culpa é da Disney.

Quais é que são as princesas mesmo? Não demora muito até a dúvida voltar, acreditem. E digam lá se, exposta esta lacuna, não se percebe melhor a minha falta de jeito com os contos-de-fada? Se nem com as histórias infantis eu me safo, como é que pode haver esperança que seja diferente em qualquer outra versão? O que vale é que... a culpa é da Disney!

sábado, agosto 16, 2008

Eclipse

Vinha eu a admirar o eclipse da Lua a caminho de casa quando o meu pai me ligou. Afinal, o eclipse foi lá para o lado das Antas. A Super Taça Cândido Oliveira é nossa! Vivó Sporting!!

Já tinha saudades...

... de adormecer com os acordes de uma guitarra.

quarta-feira, agosto 13, 2008

Morri...

Morri...
No dia em que acreditei em ti
e no amor que sentias por mim.
No dia em que mudaste a tua vida
só para estar ao pé de mim.
Que mulher não se rende ao homem que larga tudo
para ficar ao seu lado?
Que homem toma uma atitude dessas
de ânimo leve?
Morri...
Porque acreditei
Porque me entreguei
Porque sonhei, lutei e amei
Porque foi tudo em vão
Morri...
Mas volto a renascer
Por mim!

terça-feira, agosto 12, 2008

Sufoco

Já hoje escrevi dois posts - este é o terceiro! - que não consigo publicar. Apetece-me soltar o nó que me prende a garganta e libertar-me deste sufoco. Não consigo...

segunda-feira, agosto 11, 2008

Cheguei...

Tenho quilos de pó em cima, o meu carro tem mais ainda! Tenho sal e areia por todo o corpo, o cabelo desgrenhado e a pele opaca de tanta terra entranhada. Tenho também o maior sorriso do Mundo. Acabei de chegar do Sudoeste e, sim, fui lá antes dos 30! Objectivo cumprido :)

Daqui a umas horas acabam-se as férias, facto que vou ignorar olimpicamente!